Na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro — travar as rodas dianteiras pode causar acidentes. Mas, ao contrário do que muitas pessoas fazem, ambos os freios são importantes para uma frenagem correta.
Os dois sistemas de frenagem são o da manete direita, que aciona o freio dianteiro, e o do pedal do lado direito, que aciona o traseiro. A exceção a esse caso são as scooters que têm os dois freios acionados por manetes localizados nos guidões.
Os freios CBS são mais eficientes que os freios ABS, usados principalmente em motocicletas. Por meio dele, a força de frenagem é distribuída por todas as rodas por meio de um único comando, como o pedal do freio.
Nesse quesito, o freio ABS para motos é considerado o mais eficiente e seguro. ABS é uma sigla para Anti-lock Braking System, que pode ser traduzido simplesmente como sistema de frenagem antitravamento. O travamento das rodas ocorre por conta da pressão do fluido de freios chegar a um ponto crítico.
Se a roda traseira travar, não solte o freio traseiro. Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente.
Em uma parada normal, você deve manter a moto na posição mais vertical, acionando os freios de maneira suave. Conforme for desacelerando, acione a embreagem e reduza a marcha, sem deixar o motor morrer. Mantenha sempre a cabeça erguida e a visão para a frente.
A resposta é bastante simples: mais de 80% da força de frenagem é feita pelas rodas dianteiras. Por isso, os freios dianteiros são maiores que os traseiros.
Nunca faça isso, apertar a embreagem primeiro e depois o freio. Dois motivos, primeiro, porque às vezes. você só quer frear. e não tem a necessidade de reduzir a marcha, só quer diminuir a velocidade mesmo.
Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo; Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.
Esse sistema impede o travamento das rodas durante a frenagem, proporcionando maior controle ao motorista. Ao modular a pressão do freio automaticamente, o ABS contribui significativamente para a segurança, especialmente em condições de estrada escorregadia.
Para a maioria dos carros de passeio, porém, o modelo considerado mais seguro é o freio ABS. Quanto mais se consegue garantir uma frenagem estável e controlável, mais seguro é o veículo.
Dessa forma, a recomendação mais segura é realizar a inspeção visual das pastilhas semanalmente e trocá-las a cada 5 mil km ou a cada troca de óleo da moto. Verifique as recomendações do fabricante em cada caso.
Embora seja mais comum em motos de alta cilindrada, o freio ABS está se tornando cada vez mais padrão em modelos de todos os segmentos. Isso é ótimo, pois proporciona maior segurança aos motociclistas.
Um sinal muito claro de problema com o sistema de freio é a falta de sensibilidade do manete ao ser pressionado. Isso pode indicar a falta de fluido de freio, que ele está contaminado ou velho demais, o que representa risco para o piloto na hora de uma frenagem.
CBS vem de “Combined Braking System”, expressão em inglês que significa Sistema Combinado de Frenagem. Como o nome indica, o CBS combina a atuação simultânea dos freios dianteiro e traseiro da moto/scooter através de um único comando.
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
Essa é uma duvida que muita gente tem e que muitas pessoas repassam de forma ERRADA falando que não pode frear a moto na curva... na verdade vc DEVE frear a moto na curva.
Assim como no carro é um erro permanecer com o pé em cima do pedal da embreagem, nas motos a situação é semelhante. Não devemos ficar com a mão sobre o manete porque isso gera um desgaste maior, aumenta o consumo de combustível, diminui o desempenho da moto e faz o motor durar menos.
Atualmente existem dois tipos de sistemas de freios nas motocicletas: a tambor ou a disco. Por ter produção e manutenção mais acessível, o sistema a tambor é normalmente encontrado em motos mais antigas ou de baixa cilindrada.
Para frear um carro você precisa de atrito, então se você frear até imobilizar as rodas, o atrito é perdido e ele derrapa ao invés de parar. O freio ABS impede que as rodas travem, diminuindo o espaço de frenagem e ainda permite que você mantenha o controle da direção.
Se por "desligar em primeira marcha" você quer dizer soltar a embreagem rapidamente para que o carro morra, então sim, é ruim a longo prazo, não faça isso.
O que acontece se ficar acelerando a moto desligada?
Danos ambientais: além de danificar o motor, acelerar a moto desligada é prejudicial para o meio ambiente. Isso acontece porque, você está apenas desperdiçando combustível sem obter nenhum benefício real. O consumo desnecessário de gasolina ou etanol aumenta a emissão de poluentes, contribuindo para a poluição do ar.