A fotografia tem o poder de criar empatia e de expandir nossa visão de mundo, nos introduzindo a uma variedade infindável de contextos culturais, sociais e humanos. Isso ocorre porque as imagens são capazes de ultrapassar a barreira das palavras e se comunicar direta e imediatamente com o observador.
Quando encontramos uma fotografia que nos diz alguma coisa, podemos recordar memórias, sentir cheiros e relembrar momentos marcantes. É como se pudéssemos viver aquilo que enxergamos. “É possível despertar um sentido ou um potencial de sentido do paladar quando eu fotografo um morango.
Alegria, tristeza, guerra e até a luta pela sobrevivência podem ser vistas por meio de fotografias. Mais do que registrar momentos, as fotos transmitem mensagens, contam histórias e levam a importantes reflexões.
A fotografia foi responsável por uma grande revolução na pintura, já que possibilitava uma representação “perfeita” do objeto fotografado. Representação desejada pelos pintores desde o início do renascimento, quando se iniciou uma intensa pesquisa de técnicas para melhor (de maneira mais fiel) reproduzir a realidade.
Com ela, expressamos nossos sentimentos de forma criativa, permitindo que nos expressemos sobre nossas emoções, experiências pessoais, o que gostamos e até o que não gostamos, tudo o que nos excita, por tudo isso e muito mais, a fotografia tem um grande valor como meio de expressão.
A fotografia tem uma tarefa muito importante e de grande responsabilidade na nossa vida. Ela retrata momentos, ocasiões especiais, e vai muito além do que guardar algumas recordações. Ela conta nossa história, nossa identidade, evolução e nossas grandes conquistas.
A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.
A fotografia é uma das mais importantes invenções da humanidade, pois é um meio que nos permite recordar acontecimentos. Ela foi a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, outros meios de comunicação de grande relevância para a sociedade.
Por que a fotografia tem um papel importante na sociedade?
Ela nos permite deixar para a história, tudo aquilo que vivemos, através da fotografia. O mundo todo é rodeado de memórias, inclusive na fotografia. É tão importante fixar na mente aquilo que já vivemos, quem nós conhecemos, o que fomos, como crescemos.
A fotografia possui o PODER de atrair olhares e induzir o ser humano ao pensamento, caso essa conexão não ocorra de imediato, ela recorre ao imaginário, trazendo à tona as experiências já vividas, onde sua interpretação dependerá da percepção e sensibilidade de cada um.
Ela nos ensina a ver. Quando aprendemos a fotografar, ou quando nos encantamos com imagens produzidas por outras pessoas, estamos exercitando o olhar: selecionando o que queremos ver/mostrar.
Qual a importância da fotografia? A primeira grande importância da fotografia é a preservação da memória. A fotografia permitiu ao ser humano perpetuar memórias de lugares, pessoas e acontecimentos históricos. Ela nos conecta diretamente a nosso passado, nossos ancestrais, nosso país e nossa humanidade.
Um híbrido entre técnica e arte, a fotografia se tornou um eficaz instrumento para o campo da preservação cultural, devido às suas características de fornecer registros, de servir como fonte histórica e como documento visual, e de ser ela própria um bem cultural, imbuído de memória, identidade, e valores individuais e ...
Ou seja, tudo relacionado ao visual da obra: a iluminação, as cores, os enquadramentos e movimentos de câmera, a composição da cena, etc. Inclusive a própria palavra tem origem no grego, numa junção entre kinema (que significa “movimento”), e graphein (“gravar”).
Uma das funções da fotografia é documentar uma era, um povo, uma história. Ao longo dos anos as fotos passaram a se apropriar de novos conceitos e é hoje uma das manifestações artísticas que mais cresce e ganha atenção. A fotografia revolucionou o mundo e a forma das pessoas guardarem lembranças e registrarem momentos.
A fotografia tem o poder de criar empatia e de expandir nossa visão de mundo, nos introduzindo a uma variedade infindável de contextos culturais, sociais e humanos. Isso ocorre porque as imagens são capazes de ultrapassar a barreira das palavras e se comunicar direta e imediatamente com o observador.
A fotografia foi inventada no contexto da Revolução Industrial, sendo útil para o desenvolvimento das ciências, bem como para expressões artísticas e culturais, o que acabou por promover seu aperfeiçoamento através dos tempos, sobretudo, depois de 1860 na Europa e nos Estados Unidos.
A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.
Em geral, a fotografia é uma forma de registrar um momento, uma cena, uma emoção ou uma ideia de forma visualmente memorável. Além disso, a fotografia também pode ser uma forma de documentar a história, comunicar uma mensagem, expressar a criatividade ou simplesmente apreciar a beleza do mundo ao nosso redor.
Ver fotos antigas pode ajudar a nos sentirmos mais contentes, pois relembramos de boas ocasiões e das pessoas queridas. Afinal, a fotografia é importante também para conhecermos e valorizarmos nossas origens e estabelecer um senso de gratidão sobre o que vivemos e sobre nossas conquistas.