Item 09 - CUNHÃ-PORANGA (Individual) MÉRITOS: Beleza, simpatia, desenvoltura e incorporação as suas representações. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Beleza, movimentos, simpatia e indumentária.
Elemento indígena por excelência, a Cunhã-Poranga é uma personagem feminina que representa a mulher indígena e se coloca como uma exaltação à beleza nativa. No espetáculo, essa personagem aparece em contextos exclusivamente indígenas, podendo ser estes momentos de representações de lendas ou de rituais.
Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso, Marciele Albuquerque representa o item 9 no Bumbódromo, durante o Festival Folclórico de Parintins 2024, que começa nesta sexta (28). Mas antes de ocupar esse posto há 8 anos, ela era dançarina do Corpo de Dança Caprichoso e chegou a ser item substituto de Porta-Estandarte.
No quarto dia, é escolhido o vencedor: aquele que performou o melhor enredo dentro do tema do ano e teve a melhor pontuação entre os 21 itens avaliados. Cunhã-poranga é um deles. O item que Marciele e Isabelle, do BBB 24, representam é o de número 9.
A cunhã-poranga é um dos itens avaliados. O júri compara beleza, movimentos e simpatia. Segundo o festival, cunhã-poranga é uma “moça bonita, guerreira e guardiã, que expressa a força através da beleza”.
Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã. Essa é a definição de Cunhã-Poranga, a moça mais bela da aldeia e item 9 do 57º Festival Folclórico de Parintins.
Carlos Pontes, 49 anos, é natural de Tarauacá, graduado em História, mestre em Educação, professor de História e atual diretor do Colégio de Aplicação da Ufac.
A ex-BBB Isabelle Nogueira vai se apresentar como cunhã-poranga no último Curral do Boi Garantido que acontece a partir das 21h deste sábado (1º), no Sambódromo de Manaus. Com entrada gratuita, o evento é realizado pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG) e antecede o Festival de Parintins na capital do Amazonas.
Um dos itens individuais mais aguardados foi o Item 9 – Cunhã-Poranga (Mulher bonita) – devido ao destaque que Isabelle Nogueira recebeu no BBB24. Enquanto a galera azulada vibrava por Marcielle, a galera vermelha se emociona por Isabelle. O item foi o mais comentado da rede social X (antigo Twitter).
Isabelle Nogueira, que participou do BBB 24, lamentou a derrota do Boi Garantido nesta segunda (1º) no Festival Folclórico de Parintins 2024. Como cunhã-poranga, ela fez chover notas máximas para a sua agremiação.
O item 9 no Festival Folclórico de Parintins é a cunhã-poranga. Ela é a representação da beleza, considerada a moça mais bonita da aldeia, além de sacerdotisa, guerreira e guardiã. O item é avaliado por sua beleza, simpatia, garra, desenvoltura e incorporação.
A definição de cunhã-poranga no regulamento do Festival Folclórico de Parintins é de “moça bonita, guerreira e guardiã que expressa força através da beleza”.
A apuração aconteceu nesta segunda, no Bumbódromo. O Caprichoso saiu na frente com as notas da primeira noite de apresentações, chegou a empatar com o Garantido nas notas da segunda noite, mas se tornou vencedor por um décimo de diferença, com 1.259,3 pontos após a apuração do terceiro dia do espetáculo.
Ex-BBB usou as redes sociais para comentar o resultado, que deu vitória para o oponente. Na tarde desta segunda-feira (1º), após ser anunciado que o Boi Caprichoso foi o campeão do Festival de Parintins de 2024, Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, lamentou a perda do título de sua agremiação.
A vitória do Boi Caprichoso se deu com a diferença de uma margem pequena. A campeã azul e branca superou com 1259,3 pontos o Garantido, que terminou a disputa de três noites logo atrás, com 1259,2.
A expressão 'Málúù Dúdú' pode ser interpretada como uma invocação de força e poder, e o refrão 'girou' sugere a dança e o movimento contínuo do boi na roda de festa. A 'ponta do chifre' é descrita como uma 'lança que avança contra o racismo e a intolerância', simbolizando a luta contra a opressão.
O amo do boi Caprichoso, conhecido artisticamente como o Prince do Boi ou Prince do Caprichoso, já tem uma longa história no festival. Desde 2007, ele defende o item 6, com uma pausa em 2009 e retorno em 2017. Para o artista ser o representante desse item é a realização de um sonho.