São de Oxalá pessoas altruístas e dedicadas a uma causa social, de ajuda aos injustiçados e aos oprimidos. Aspectos positivos: devoção, fé, abstração meditativa, ligação com o espiritual, calma e serenidade “aparente”.
Apresenta-se de várias maneiras (qualidades) sendo as duas principais qualidades: a forma jovem, em que Oxalá é chamado de Oxaguiã e seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo. Na sua forma idosa, Oxalá é chamado Oxalufã e seu símbolo é um cajado de metal chamado opaxorô.
Oxalá é o dono do branco, o senhor que guerreia contra tudo que vai contra sua fé, é ele o que faz viver nossa esperança, consequentemente ele traz a energia para enfrentarmos com equilíbrio todas as nossas lutas diárias.
É um Orixá apaziguador, de grande poder de realização a partir do centramento, do equilíbrio e da serenidade. Sendo estas características marcantes em seus filhos de fé, pessoas geralmente calmas e dóceis.
São eles: Òṣàlá - Orixá da vida, Ọbalúwáiyé - o senhor que domina as doenças e Ọ̀sányìn - o dono dos remédios. Por ser o nosso criador, Oxalá é também o responsável pela nossa saúde física e mental, por isso devemos pedir a ele que olhe por nós nos momentos de enfermidade.
Òṣàlá (Oxalá) é o Orixá da criação, da pureza e da paz. Ele é também considerado como o Òrìṣà (Orixá) da sabedoria e do equilíbrio, e senhor da roupa branca, cor que simboliza a sua serenidade e luz espiritual.
Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
Oxalá é o pai de todos os Orixás e, como pai de todos, ele libera seus filhos para atuar com toda liberdade, escolher seus caminhos e assumir eles próprios as responsabilidades por suas escolhas.
Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo. Suas cores são branco leitoso e branco transparente, podendo haver a combinação de preto e branco para representar uma qualidade específica (visão). O símbolo de Oxalá é a pomba branca, e seus elementos são o céu e o ar.
São doces, calmos, andam e falam devagar, parecendo idosos. São boas pessoas e sabem que alimentar ressentimentos só faz mal. Com seu jeito calmo, tentam e às vezes conquistam romances.
Aira coloca oxala em seu Cavalo, Oxala muito debilitado no meio do Caminho Cai do Cavalo. Das terras de Xango (invadidas) até as terras de oxala, levaram-se muitos dias e pela falta de cuidados que Aira, Oxala condena Aira de Oyó a Osogbo Carrega-lo nas costas!!!
É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá. Oxalá têm vários títulos ou denominações, como por exemplo: Òṣàgiyán-Oxaguian.
Por tradição, as fêmeas de determinados animais são consagradas a Oxalá, por isso a pomba branca também representa a honra, a prosperidade e longa vida, pois para estes povos, viver muito é um privilégio dado por Olódùmarè (Deus).
Quando associado à Criação do mundo e da espécie humana, Oxalá representa o Princípio Masculino da Criação, “o Pai” ou “o aspecto Pai” do Divino Criador; enquanto Yemanjá representa o Princípio Feminino da Criação, “a Mãe” ou “o aspecto Mãe” do Criador.
Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o nosso mundo. E Jesus Cristo é o chefe supremo da Umbanda, sincretizado a Oxalá, para Ele convergem todas as outras linhas da Umbanda e de seus trabalhadores.
Também chamado de Obatalá ou Orixalá, Oxalá foi o primeiro orixá a ser criado, ele é o responsável pela criação da humanidade. Também conhecido como O Grande Orixá ou Rei do Pano Branco, possui uma posição inconteste como um dos mais importantes deuses de origem africana.
Oxalá Do elemento ar (atmosfera e céu), Oxalá está associado à criação e à paz. Os filhos destas entidades são de constituição frágil, geralmente marcados por deficiências de nascença.
Coloque sobre sua mesa um jarro com uma rosa branca, uma rosa amarela com um feixe pequeno de folhas de louro. Na hora da virada, segurem o jarro e digam: Peço para 2021, a sabedoria de Oxalá e a felicidade de Oxum! Para agradar Yemanjá em casa: Coloque num jarro, sete palmas ou sete rosas brancas.
Regem a alegria e a descontração. Para ter sua proteção, use aos domingos roupas ou peças azuis, verdes ou coloridas e ofereça-lhes doces ou caruru. Seus números para sorte: 2 e 14. Oxaguiã é o jovem Oxalá guerreiro.