Prestes a celebrar 100 anos de história, o Itaú Unibanco reforçou a cor laranja na nova marca. Prestes a celebrar 100 anos de história, o Itaú Unibanco lançou nesta quinta-feira (7) a sua nova marca.
Entre o preto e o laranja A explicação estava logo ali, no tupi-guarani: Itaú, na língua nativa, quer dizer pedra preta. Fazia sentido, mas faltava cor. Nos anos de 1980, o laranja deu vida às fachadas e possibilitou que a marca, enfim, sobressaísse na paisagem urbana, criando percepção de rede.
A efeméride será celebrada em 2024. A nova logomarca substitui a que era usada desde 1973. Ela troca o fundo azul pelo laranja, cor pela qual o banco já era identificado. O azul será mantido nos segmentos Uniclass e Personnalitté.
Aos 100 anos, o Itaú Unibanco decidiu colorir seu logotipo principal com o laranja que ostenta nas agências e campanhas publicitárias desde a década de 1980.
Porque o Itaú mudou de cor? Segundo o banco, a mudança busca refletir sobre o tempo e ocorre no momento em que a empresa está prestes a comemorar 100 anos de existência. A efeméride será celebrada em 2024.
O novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. Com isso, a nova identidade da marca renova não só a marca institucional, mas a expressão de todos os segmentos e perfis do banco. Estamos lançando a nossa nova marca. Sólida como uma pedra.
A conta laranja é aberta com informações falsas ou dados de terceiros já com a intenção de efetuar operações fraudulentas nas quais seja muito difícil detectar o criminoso. Sobretudo no segmento bancário, esse tipo de conta atua na concentração de dinheiro de outras contas.
Integrantes dos clãs Setubal, Villela e Moreira Salles – controladores do Itaú Unibanco Holding – receberam R$ 9,1 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) nos últimos cinco anos, período que incluiu dois anos seguidos de contração da economia.
No dia de seguinte da apresentação da nova identidade visual do Itaú – que passou a utilizar uma forma mais arredondada no logo e adotou o laranja como tom único – o Banco Inter usou as redes sociais para fazer uma provocação ao concorrente.
O Itaú (que em tupi-guarani significa pedra preta) surgiu no dia 2 de janeiro de 1945, quando Alfredo Egydio Souza Aranha inaugurou, no centro de São Paulo, o Banco Central de Crédito, com o capital social mínimo que o governo exigia na época, US$ 513 mil.
Pessoas laranjas são aquelas que emprestam (mediando pagamento ou não) seus dados pessoais, como nome, CPF e conta bancária, para que outras pessoas registrem bens ou movimentem dinheiro sem serem identificadas.
O “laranja” que voluntariamente empresta seu nome para que terceiros possam constituir empresas e abrir contas bancárias para a movimentação de valores duvidosos pode ser responsabilizado criminalmente pelos desvios praticados por aqueles que utilizaram seu nome.
Na maioria das vezes as contas laranjas são usadas para fazer lavagem de dinheiro. Mas também podem ser usadas para inúmeros objetivos ilícitos, como emissão de cartões de crédito, compras ou solicitação de empréstimos para fraudadores.
O Itaú comprou o Unibanco e cresceu ainda mais, se tornando um entre os 20 maiores do mundo. A fusão das operações financeiras aconteceu em 8 de novembro, formando o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, a maior holding financeira do hemisfério sul.
Atuamos nos segmentos financeiro, bens de consumo, materiais de construção civil, saneamento, energia e infraestrutura, e contamos com um portfólio consistente, composto por marcas líderes em seus segmentos: Itaú Unibanco, Dexco, Alpargatas, CCR, Aegea Saneamento, Copa Energia e Nova Transportadora do Sudeste (NTS).