Recentemente, pescadores da Nova Zelândia encontraram em águas antárticas uma lula-colossal com mais de 14 metros de comprimento. O molusco que pesava 495 quilos tinha olhos do diâmetro de pratos de comida.
Em julho de 1972 o arrastão “Elisabeth” andava à pesca do bacalhau na Terra Nova, no Banco Flemish Cap. A tripulação lançou as redes a 130 metros de profundidade e quando as levantou foi surpreendida pelo aparecimento de uma lula gigante, com 8,20 metros de comprimento e 207 kg de peso.
As oito espécies do género habitam as profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros para os machos e 13 metros para as fêmeas, medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos.
As lulas gigantes habitam todos os oceanos do planeta, mas geralmente são encontradas no Atlântico Norte, na costa africana, da Nova Zelândia e Japão. No entanto, mesmo sendo enorme e bem distribuída geograficamente, por ser difícil encontrá-las ainda não se sabe muito sobre elas.
Estima-se que a lula gigante, encontrada em todos os oceanos, atinja cerca de 12 a 14 metros de comprimento da ponta do corpo à ponta dos tentáculos e pese cerca de 270 quilos.
Raridade: mergulhadores japoneses registram imagens de lula gigante | AFP
Qual foi a maior lula do mundo?
Recentemente, pescadores da Nova Zelândia encontraram em águas antárticas uma lula-colossal com mais de 14 metros de comprimento. O molusco que pesava 495 quilos tinha olhos do diâmetro de pratos de comida.
Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos, exceto Bivalvia e Aplacophora. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.
Nesse conto a 'baleia' descrita por Melville nada mais é do que um cachalote. Conhecidos por mergulharem mais de 3.000 metros de profundidade e por se alimentarem de lulas colossais da espécie Mesonychoteuthis hamiltoni, os cachalotes são um dos animais mais fascinantes do planeta!
Lulas podem se tornar muito abundantes em alguns mares. A maioria vive um ano e morre após a desova, embora algumas espécies gigantes possam viver dois ou mais anos.
Elas medem cerca de 12 milímetros, ou seja, são menores em comprimento do que alfinetes de costura. Imagine então não apenas a dificuldade para encontrá-las, mas sobretudo, estudá-las e descobrir que essas lulas pigmeus são na verdade novas espécies, jamais descritas antes pela ciência.
Carnívoras, essas lulas comem peixes, camarões, outras lulas e suspeita-se, até que ataquem pequenas baleias. Possuem oito braços e dois tentáculos de alimentação mais longos que as auxiliam a levar comida à boca em forma de bico.
Esse animal pertence ao gênero Architeuthis e foi alvo de muitos estudos científicos. Apesar de seu enorme tamanho (pode chegar a 18m), a lula-gigante é incrivelmente elusiva e muito de sua biologia permanece desconhecida.
O Kraken era uma espécie de lula, que ameaçava os navios na mitologia nórdica. Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem tentáculos, acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte.
Séculos atrás, marinheiros se amedrontavam com histórias do Kraken, um terrível monstro marinho capaz de afundar embarcações e devorar suas tripulações. Hoje, sabemos que a lenda desse monstro foi baseada em encontros com lulas-gigantes – animal pertencente ao gênero Architeuthis, alvo de muitos estudos científicos.
Estes são os principais. A lula é um dos alimentos favoritos dos nutricionistas: tem um baixo teor de gorduras, poucas calorias, é rica em proteínas de alto valor biológico e possui ainda um aglomerado poderoso de vitaminas e minerais essenciais.
De acordo com informações do Smithsonian Ocean a maior Lula gigante já encontrada possuía cerca de 13 metros de comprimento e pesava quase uma tonelada.
A Lula tem sabor suave e delicado, de fácil preparo, é possível utilizar esse produto em diversas receitas do tipo saladas, empanado, à dorê, recheada com outros frutos do mar até mesmo em ceviche. É uma ótima fonte de proteína e contém cálcio, vitamina B12, zinco e vitamina C.
A lula colossal possui gigantismo abissal. Além disso, possui o maior globo ocular conhecido no reino animal, uma espécime coletada possuía o globo ocular com 27 cm de diâmetro e 9 cm de pupila. Acredita-se que quando viva, o globo ocular possuía entre 30 e 40 centímetros de diâmetro.
Koji Yokomizo, o chef do By Koji, transforma o ingrediente gigantesco em delicados sashimis e niguiris. A vantagem das lulas gigantes: a carne delas têm espessura mais grossa e concentram mais gordura, o que se traduz em sabor mais intenso e mais suculência.