A maior delas é a concha nasal inferior, um osso independente do crânio. Localizada logo acima da concha inferior está a concha nasal média, que faz parte do osso etmóide. Uma terceira placa óssea, também parte do osso etmóide, é a concha nasal superior.
Todos os ossos são encontrados aos pares, com exceção do vômer e da mandíbula. Vale salientar que a mandíbula é o osso mais forte da face e também o mais longo. Além disso, é o único que apresenta articulação móvel.
O quadril e o fêmur são partes do corpo particularmente suscetíveis a fraturas. Isso porque, eles possuem função crucial no suporte do peso e na mobilidade. Nesse sentido, uma queda ou um impacto direto na região do quadril pode resultar em fraturas.
As fraturas do osso da bochecha (arco zigomático) podem causar incapacidade de abrir totalmente o maxilar, uma alteração do modo como os dentes se encaixam entre si e uma irregularidade no osso da bochecha que pode ser sentida ao passar um dedo sobre ela.
Considerada uma das articulações mais complexas do corpo, a ATM é a articulação temporomandibular que liga o maxilar à mandíbula, o único osso móvel da cabeça, sendo responsável por todos os movimentos dela.
A coluna vertebral é fundamental para a nossa sobrevivência, pois protege uma estrutura muito importante do sistema nervoso central: a medula espinhal. A coluna vertebral é formada por sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix.
Os principais ossos que formam o tórax são: Esterno: osso longo e plano que se estende da base do pescoço até a porção superior do abdômen. Está localizado na parte frontal do tórax, no centro do peito. Fornece proteção ao coração e aos pulmões.
O menor órgão do corpo humano é a glândula pineal. Tem entre 5 e 8 mm, o tamanho de uma ervilha. Fica no centro do cérebro e é responsável por produzir a melatonina, hormônio que controla o sono. Seu funcionamento é estimulado pela escuridão e deixa de funcionar na claridade, ou seja, é produzida durante a noite.
O ptério é considerada a região mais frágil do crânio. É anterior à divisão anterior da artéria meningeal média, de modo que traumas na região podem acarretar em hematoma epidural.
O osso vômer é um osso ímpar, na linha sagital mediana, e consiste em um osso que forma a porção posteroinferior do septo nasal, que separa as duas fossas nasais.
O que é o fêmur e qual é a sua função no corpo humano? O fêmur é o osso mais longo e resistente do corpo humano, localizado na coxa. Sua função principal é suportar o peso corporal e facilitar a locomoção.
A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.
Mandíbula. A mandíbula se caracteriza por ser um osso mediano e assimétrico, sendo o único osso móvel do rosto humano. Ainda, a mandíbula possuí o formato semelhante à de uma ferradura, sendo composta pelo queixo e uma borda superior.
Quanto tempo o osso da face demora para cicatrizar?
Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.
Um soco ou um chute por exemplo, pode causar a fratura de ossos da face que prejudicarão sua forma de se alimentar por um bom tempo, além de que, o pó cirúrgico de traumas na face é com frequência bem doloroso.
A perda óssea dentária é um problema que afeta as estruturas ósseas bucais e pode ter graves consequências para a saúde da boca e para a estética do sorriso. Geralmente, está associada a doenças periodontais ou fatores ainda mais simples, como a higienização bucal, alinhamento dos dentes e avanços da idade.