Com 40% da produção nacional, São Paulo é o maior produtor de urucum no Brasil, país que lidera a produção mundial com cerca de 13,6 mil toneladas produzidas em 2020 (IBGE).
O lançamento de flores ocorre depois de 6 a 10 meses do plantio no local definitivo. A segunda floração se dará aproximadamente entre 12 e 15 meses depois do estabelecimento do cultivo.
O urucuzeiro (Bixa orellana) é uma planta perene originária da América Tropical, utilizada para produzir corantes naturais. Trata-se de uma cultura de médio porte que produz por mais de 20 anos.
Tudo deve ser programado para que o plantio aconteça no início da estação das águas. A correção do solo pode ser feita com 250 gramas de calcário dolomítico aplicadas com o adubo.
No que diz respeito à adubação, é recomendado o uso de adubos orgânicos ricos em nutrientes, como composto orgânico ou esterco bem curtido. Esses tipos de adubo fornecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da planta, garantindo uma boa produção de sementes.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas.
Existem 2 variedades do urucum, que se distingue pelas cápsulas de cor verde ou vermelha. O arilo ou polpa da semente fornece dois corantes naturais: a bixina que é vermelha, e a oerina que é amarela e solúvel na água.
Urucum, também grafado urucu, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros.
Obtiveram-se os seguintes valores na composição centesimal: 11,50% de proteína; 6,74% de umidade; 5,22% de cinzas; 2,22% de lipídeos; 42,19% de carboidratos totais e; 28,45% de fibras.
PARA VENDER SUAS SEMENTES CONTACTE AS INDÚSTRIAS EM: https://www.ourucum.com.br/industrias. O Pesquisador Paulo R. N. Carvalho deu uma entrevista sobre urucum para influenciador digital Alexandre Correia Lima do Portal Revolução Prateada. Acesse a entrevista clicando aqui.
De origem tupi-guarani, a palavra urucum significa “vermelho” e seu grão era utilizado pelos índios para tingir artefatos de guerra, caça e pesca, e como tinta para pintar seus corpos. O urucum (Bixa Orellana L, da família das bixáceas) é o fruto do urucuzeiro, planta originária das Américas Central e do Sul.
Seu nome, que vem do tupi, significa vermelho e é tradicionalmente utilizado por indígenas brasileiros como matéria-prima para tintura, protetor solar e repelente. Além disso, o urucum também está presente no preparo de deliciosos pratos.
Depois, as cachopas de urucum devem ser acondicionadas sobre uma lona de plástico para facilitar o recolhimento. As cachopas devem ser colocadas para secar, diretamente ao sol, espalhadas sobre uma lona de plástico. Antes de serem debulhadas, elas deverão estar totalmente secas.
As pesquisas conduzidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas identificaram que o extrato de urucum diminui a inflamação do fígado podendo auxiliar no tratamento para redução de gordura e no controle de colesterol no corpo.
Elas necessitam também de solos profundos, com um bom sistema de drenagem natural e, de preferência, onde a fertilidade seja de média a alta”, afirma o professor Abel Rebouças de São José, do Curso CPT Cultivo de Urucum e Produção de Corantes Naturais.