O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.
Hepatologista: o que é? O hepatologista é o especialista que diagnostica e trata doenças que atingem o fígado, a vesícula biliar e as vias biliares. O fígado desempenha um papel fundamental no funcionamento do organismo, principalmente ao metabolizar gorduras e proteínas.
Todas as pessoas com infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) podem receber o tratamento pelo SUS. O médico, tanto da rede pública quanto suplementar, poderá prescrever o tratamento seguindo as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções.
Logo, o Hepatologista é o médico que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.
O Ministério da Saúde começa a distribuir dois novos medicamentos para hepatite C, o sofosbuvir e daclatasvir. A nova terapia, que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta as chances de cura e diminui o tempo de tratamento aos pacientes com hepatite C.
Hepatite C: Tratamento Natural e Restauração do Fígado
Como eliminar o vírus da hepatite C?
Secretaria de Saúde TRATAMENTO – De acordo com Beatriz Luz, o tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são realizados, geralmente, por oito ou 12 semanas.
A pessoa portadora de hepatite C deve sempre cobrir seus pequenos cortes e ferimentos. Se for usuária de drogas, deve usar sempre material descartável e nunca compartilhar seringas. Usar preservativo em TODAS relações sexuais(2).
O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema digestório, além de orientar dietas para pacientes com estas patologias.
Quando devo procurar por um hepatologista? É indicado consultar um hepatologista caso você apresente sintomas como dor abdominal persistente, icterícia (aspecto amarelado da pele e dos olhos), inchaço na barriga, fezes claras, urina escura ou perda de apetite sem causa aparente.
SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.
O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.
A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de caráter silencioso, que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tronam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo.
O hematologista trata também de doenças malignas oncológicas, como leucemias e linfomas, que são um grupo de cânceres das células do sistema imunológico. Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina.
O hematologista é capaz de tratar diversas doenças hematológicas, sendo que as mais comuns são: os vários tipos de anemia, distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou trombose, linfomas, leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.
Exames de sangue são úteis para identificar o tipo de vírus causador da hepatite. A sorologia pode detectar e diferenciar as hepatites A, B, C, D ou E. Além da sorologia, exames que determinam o funcionamento do fígado, tais como as transaminases AST e ALT, são muito indicados.
Já o gastroenterologista é especialista em todo o trato digestivo e pode também tratar as doenças do fígado. Apesar de fazer parte do sistema digestivo, as funções do fígado são de muita importância para o funcionamento de todo o corpo.
TGO e TGP são enzimas que refletem o status de funcionamento do fígado, que pode ser afetado pela presença de gordura. O médico especializado em tratar as hepatopatias, incluindo a gordura no fígado, é chamado de hepatologista.
Em um quadro de inflamação, o tecido sadio do fígado é substituído por um tecido fibroso, que dificulta a irrigação sanguínea e compromete o funcionamento do órgão. Ao longo do tempo, o fígado se torna progressivamente menor, mais rígido e perde a capacidade de regeneração.
O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.
Alimentos ricos em açúcar, como bolo, torta, biscoitos, chocolate, sorvete, geleia, sucos e refrigerantes; Temperos e molhos industrializados, como molho pronto de salada, ketchup, maionese e caldos em cubos prontos para temperar; Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante.
Quem tem hepatite C tem direito a algum benefício?
Comissão aprova projeto que beneficia pessoas com hepatite B ou C. A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6041/13, que estende às pessoas infectadas pelos vírus das hepatites B e C os benefícios previdenciários já garantidos às pessoas diagnosticadas com aids.
Enquanto o vírus da hepatite C pode sobreviver por até 72 horas fora do corpo humano. Obs.: As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral, predominantemente, mas pode haver transmissão por relação sexual desprotegida (contato boca-ânus). Quais são os principais sinais e sintomas das hepatites virais?