O médico que trata nódulo na tireoide é o cirurgião de cabeça e pescoço ou endocrinologista. Os cirurgiões de cabeça e pescoço são médicos responsáveis pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes (adultos e pediátricos) com tumores benignos e malignos de cabeça e pescoço.
Na presença de caroços na pele, é recomendado consultar um dermatologista ou clínico geral para identificar as possíveis causas e recomendar o tratamento mais adequado, que pode incluir a aplicação de pomadas no local, o uso de comprimidos ou cirurgias.
Ao ser detectado, o nódulo de tireoide deve ser acompanhado por um médico endocrinologista para que sejam feitas as melhores indicações e se evitem procedimentos como punções ou cirurgias de maneira desnecessária.
Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.
O corpo é vivo e por isso as células estão sempre se regenerando. Dentro da célula tem um gene responsável pela divisão celular, necessário pelo processo de cicatrização. Quando ocorre um erro nesse processo, as células ficam se dividindo sem parar e aí se formam as lesões que podem ser nódulos, cistos ou pólipos.
CAROÇOS DE GORDURA NA PELE E LIPOMA: O QUE SÃO? O QUE REPARAR?
Qual doença deixa o corpo cheio de caroços?
Os carocinhos na pele, que podem surgir em adultos, crianças e bebês, podem ser provocados por situações como dermatite atópica, alergias, acne, queratose pilar, brotoeja ou até mesmo devido à picada de insetos.
Os nódulos ocorrem quando algum tecido inflama e podem surgir em qualquer camada da pele. O nódulo também é comum em alguns órgãos e glândulas do corpo. A maior parte dos nódulos é benigna, mas alguns podem ser cancerígenos. “Diversas são as possíveis causas.
Se encontrar qualquer nódulo preocupante, procure um especialista. Quando a formação apresenta contorno irregular, crescimento acelerado, ou sintomas, pode se tratar de um tumor maligno.
O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.
Qualquer tumor, benigno ou maligno, pode doer dependendo principalmente da localização, se houver por exemplo compressão de alguma estrutura nervosa ou se causar reação inflamatória local. Por isso a dor não é parâmetro nem para desconfiar e nem para deixar de investigar.
Radiografias, tomografias computadorizadas (TC), ressonância magnética (RM), ultrassonografia e cintilografia são alguns exemplos de exames de imagem que ajudam a visualizar a presença de tumores e determinar seu tamanho e localização.
Quando um nódulo é benigno e quando é maligno? O nódulo benigno cresce mais lentamente e as células são semelhantes às “originais". Apesar de não ser câncer, é necessário atenção para que não cresça exageradamente a ponto de comprimir estruturas vizinhas.
Geralmente a dor é decorrente da inflamação do linfonodo, que pode causar inchaço e torná-lo bastante sensível. Mais uma vez, a grande maioria dos casos é decorrente de um processo inflamatório ou infeccioso.
Cremes com ácido salicílico: Um exemplo é o tratamento para queratose pilar Touch, que contém 15% de ácido glicólico e 2% de ácido salicílico. Cremes à base de ureia: Estes cremes, como o QP Solution, são frequentemente recomendados para o tratamento da Queratose Pilar.
Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.
Apesar de muitas vezes o lipoma não causar riscos à saúde, podendo até desaparecer espontaneamente sem nenhum tratamento, ele pode causar desconfortos estéticos ou até dores na região afetada. Hoje há diversas formas de remover um lipoma, mas é preciso conversar com um médico para ter o devido diagnóstico antes.
A ablação por radiofrequência ou a ablação por etanol são outros procedimentos que podem ser usados para tratar nódulos não cancerosos, reduzindo seu tamanho através da destruição do tecido nodular.
Nódulos sólidos maiores que 1 cm, hipoecóicos (mais escuros), com margens irregulares, mais altos que largos e com microcalcificações internas foram considerados suspeitos. O exame Doppler, se mostrar que o fluxo sanguíneo no centro do nódulo é maior do que na periferia, aumenta a suspeita de malignidade.
Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame).
Tumores malignos costumam se apresentar como uma massa endurecida, pouco móvel, dolorosa à palpação e com bordas irregulares. O ritmo de crescimento do lipoma costuma ser bem lento, ao longo de anos, ao contrário dos tumores malignos, que, geralmente, crescem de forma mais rápida.
Caroços endurecidos, indolores à palpação, com formato irregular e aderidos a estruturas adjacentes podem ser características de nódulos malignos. Caso apresente esses sintomas, é essencial consultar um médico o mais rápido possível para uma avaliação completa e precisa.
Quais são os tipos de nódulos benignos? A imensa maioria dos nódulos benignos de mama são os fibroadenomas (tumor de mama não cancerígeno), que são nódulos arredondados e que atingem normalmente cerca de 2 a 3 cm.
Nódulos. Da mesma forma que descrevemos os episódios de dor nas mamas, os nódulos devem ser avaliados por um profissional. Eles podem ser císticos ou sólidos, benignos ou malignos. Portanto, ao perceber qualquer caroço nos seios, é imprescindível marcar uma consulta com um mastologista.
Os gânglios linfáticos fazem parte do sistema linfático, que auxilia no sistema de defesa do organismo. Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção.
“Bolinhas no corpo é um termo muito amplo que pode representar alergia, foliculite, miliárias ou outros tipos de lesões inflamatórias, como a urticária. Além disso, elas também podem aparecer em resposta a algum tipo de reação irritativa ou inflamatória na pele, como a acne”, afirma a Drª Tatiane.