A Prata 950 costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. E a prata 925 é mais utilizada em produção de larga escala de grandes joalherias, por fazerem o uso de máquinas. Para joalheria, a prata 925 e a prata 950 costumam ser as mais utilizadas.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A Prata de Lei ou Prata 925 é a mais valorizada na alta joalharia e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que determina o mais elevado grau de pureza para garantir a qualidade das jóias fabricadas com ela.
Ela dura de 4 a 6 meses, variando da frequência de uso. Utilize o pano mágico até perceber que ele não está mais removendo a camada escura da prata, quando isso ocorrer, está na hora de comprar outra flanela. Não lave o pano mágico pois ao lavá-lo você removerá o material que faz a limpeza da prata.
Esse tipo de prata possui brilho intenso e muita dureza; Prata 925: Também conhecida como prata esterlina, também é muito usada para a confecção de joias. Possui 92,5% de prata e 7,5% de outros metais, que costuma ser o cobre; Prata 900: Essa liga e é de menor valor.
Contudo, ao contrário do ouro, a prata pode oxidar e com isso vir a escurecer, mas nada que não possa ser facilmente resolvido. Nós, da Prata Lovely, procuramos informações para esclarecer nossas clientes e amigas que adquirem peças em prata e estas venham a escurecer.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
Exatamente por possuir uma pureza maior, a prata 950 pode escurecer com mais facilidade. Em contato com produtos químicos, umidade e calor, o metal pode apresentar manchas ou escurecer. Quando bem cuidadas, as joias de prata 950 podem ter brilho intenso e durar bastante.
Para mantê-las limpas, basta deixar a joia de molho por até 15 minutos com água morna e detergente neutro. Após ficar de molho, enxaguar em água corrente e secar bem a sua joia. Limpe com uma escova de dentes macia, água morna e sabão neutro.
As joias de prata que são feitas sob o padrão internacional devem possuir o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “950”, “925”, “900” ou “800”. No Brasil o tipo de prata comercializada é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.
A Vivara utiliza em suas joias prata 925, considerada ideal para utilização na joalheria proporcionando um acabamento de brilho intenso e maior durabilidade. Nessa composição são utilizados 92,5% de prata pura e 7,5% de ligas especiais.
4. Qual a diferença entre Ródio Branco e Prata 925/950? A diferença entre esses dois é que a Prata você pode tomar banho, pode molhar à vontade (porém deve evitar o contato com produtos químicos), já o ródio branco você não pode molhar, uma vez que o acessório vai perdendo o banho e escurecendo.
Em termos de qualidade, a superioridade das italianas é nítida. Já que elas possuem um acabamento melhor e utilizam 92,5% de prata pura em sua composição. Enquanto as pratas nacionais, utilizam, no máximo, 80% de prata pura. Além de possuírem acabamento grosseiro e descascar com o tempo, em muitos casos.
Retirar a joia de prata 925 antes de dormir irá garantir maior durabilidade da peça. Quando dormimos, fazemos movimentos bruscos e imprevistos dos quais não temos controle consciente, alguns deles podem arranhar ou danificar mais seriamente os acessórios.
Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
Armazenar as joias em local adequado: É importante guardar as joias de prata em local fresco, seco e escuro. Saquinhos plásticos, caixinhas anti-oxidantes ou caixinhas bem fechadas. Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação.
Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem. Essa técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
Por que a prata 925 é barata? O mais interessante é que a prata tem um custo baixo, pois ela é encontrada em mais abundância do que o ouro. Ela é um metal nobre, pois não enferruja ou está sujeita a outras reações como essa. Além disso, ela é super durável.
Para limpá-las use um pano limpo bem macio e seco. Os banhos em metais diminuem seu brilho, naturalmente, com o passar do tempo — isso é um desgaste normal e não um defeito — mas a velocidade com que isso acontece depende de como você cuida das suas joias.
Teste com imã: Um teste simples de se fazer é utilizando o imã. Devido a prata não ser um metal magnético, ela não conseguirá reagir na presença do imã. Para facilitar, utilize um ímã forte que permita identificar algum possível movimento do metal suspeito.
A Prata 950 possui 95% de prata e 5% de outros metais, costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. Por ser uma joia mais pura, ela tende a manchar e oxidar mais rápido do que a 925, os dois tipos de prata irão escurecer, mas a prata 950 possui uma maior tendência a oxidação.
Uma das maneiras mais confiáveis de verificar se uma joia de prata é real é procurar uma marca de autenticidade. Geralmente, as joias de prata genuínas são carimbadas com selos que indicam a pureza da prata. Os selos mais comuns incluem "925" ou "STERLING," que denotam que a peça é composta por 92,5% de prata pura.