A concentração de açúcar deve ser próxima de 20% (1 parte de açúcar para 4 partes de água, medidas pelo volume), que é parecida com a concentração do néctar. Não coloque nada mais além de água e açúcar. O açucar pode ser o cristal, que é menos industrializado.
Dilua em um copo três colheres rasas de açúcar para 450 ml de água filtrada. Ou então , se preferirem, pode ser diluído na água um néctar próprio para o beija-flor que é encontrado em casas de rações. Misture bem a solução e depois despeje no bebedouro.
O açúcar em si é benéfico ao beija-flor por suprir a demanda por energia que ele não consegue na cidade. É preciso muita energia para bater as asinhas com aquela velocidade. Os beija-flores tem uma grande necessidade de alimentos energéticos de rápida utilização.
O açucar pode ser o cristal, que é menos industrializado. Mas evite o mascavo, ou mel, pois já foi observado que com seu uso destes produtos a solução fermenta mais rapidamente.
Mas nunca utilize açúcar mascavo, mel, sucos, adoçantes, compostos químicos ou néctar artificial! Além de fermentar rapidamente, todos estes produtos são nocivos aos beija-flores. Use apenas açúcar branco nas proporções recomendadas.
Na dúvida, pode plantar mamão, guabiroba, jenipapo, pitanga, jambolão, jabuticaba, acaí, figo, ingá, amora, acerola, araçá e até mesmo uma simples scheflera (a de frutinhos vermelhos, Schefflera arboricola) que os bicudos vão adorar!
Uma forma comum de atrair sua visita é fornecendo o néctar de água com açúcar. Preparar o néctar é muito fácil, é preciso se atentar apenas na proporção: misture 1/2 xícara de açúcar para 2 xícaras de água filtrada ou destilada. Mexa até que os cristais de açúcar se dissolvam.
Uma maneira de evitar que as formigas alcancem a água do bebedouro do beija-flor é usar um dispositivo antiformigas específico para isso. Esses dispositivos têm uma barreira física que impede que as formigas cheguem à água, enquanto ainda permitem que os beija-flores a acessem normalmente.
A cor vermelha chama a atenção do beija-flor desde longe. Se você está a fim de atrai-los até os bebedouros que colocou no jardim, o melhor é colocar fitas vermelhas no bebedouro e nas árvores do seu jardim para que eles venham até seu lar. É um fato que os beija-flores adoram tomar banho com o sistema de rega.
Essa prática deve ser evitada a todo custo, pois compromete a saúde e o bem-estar do beija-flor. Vamos te explicar o por quê. As opções caseiras recomendam o uso do açúcar, do mel, de xarope de groselha e de outras substâncias de fácil fermentação, que trazem prejuízos à saúde das aves.
“Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade. Nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia. Como a energia precisa ser reposta, a água com açúcar pode cumprir esse papel e, dessa forma, gerar a sensação de calma”, finaliza a nutricionista.
Para descobrir a resposta, conversei com o agrônomo Daniel Vidal Pérez, da Embrapa. Ele explicou que, se formos regar uma planta inteira, com raiz enterrada na terra, não podemos usar água com açúcar. Mas, se quisermos colocar uma flor num vaso com água, um pouquinho de açúcar ajuda a preservá-la.
Podem empoleirar mas não conseguem andar. A dieta principal é do néctar das flores. A ave possui bico e língua longos adaptados para coletar o néctar e complementam a dieta com moscas, aranhas e formigas.
Quando um beija-flor visita uma casa, muitos acreditam que isso carrega um significado especial. Em termos de superstição, a presença de um beija-flor pode ser interpretada como um sinal de boas vibrações e energia positiva entrando no lar.
Não use mel, adoçante, melaço ou açúcar mascavo, pois os beija-flores não conseguem digeri-los adequadamente. O melaço e o açúcar demerara ou mascavo tem ferro, o que em elevada concentração (mais de 20mg/kg) são tóxicos para os beija-flores. . .
O beija-flor então busca um lugar seguro para se empoleirar e entra em profundo torpor. A temperatura cai à metade, e os batimentos cardíacos para menos de 40 por minuto. Ele passa assim as horas de escuridão, até que a luz o ponha de novo em movimento.
Os beija-flores machos têm a coloração brilhante, em oposição às fêmeas, que apresentam cores mais discretas e opacas. Em alguns passeriformes, como Azulões, Bicudos, Coleiros e Curiós, os machos são mais vistosos e coloridos que as fêmeas, que geralmente possuem coloração amarronzada.
Russélia, flor-de-coral (Russelia equisetiformis) = A russélia pende igual cascata e dá flores quase o ano inteiro. É um verdadeiro banquete para os beija-flores. Aprecia sol pleno e é perene. Também pode ser usada como maciço.
O açúcar não é prejudicial, embora se saiba que, devido à fermentação da água açucarada, os restos que ficam no fundo das garrafinhas podem levar à proliferação de fungos e bactérias causadores de doenças.
- Coloque duas colheres de sopa rasas de açúcar (e só açúcar) para a quantidade de água que cabe na garrafinha. - A solução (água e açúcar) deve ser trocada diariamente. - As garrafinhas precisam ser higienizadas todos os dias. - O bebedouro pode ser higienizado com água limpa e um pouco de água sanitária.