adubação. O solo ideal para o plantio da bananeira é aquele rico em matéria orgânica que não encharca; com boa capacidade de retenção de água. Os solos muito arenosos devem ser evitados. Um dos principais problemas da bananicultura é o ataque de doenças.
Recomenda-se a aplicação de 500 gramas de um fertilizante NPK 20-5-20 por bananeira, divididos em várias aplicações ao longo do ano. Isso ajudará a suprir as necessidades nutricionais da planta e promoverá o desenvolvimento adequado dos cachos.
Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.
Como é uma planta tropical, a bananeira adora sol, calor e umidade. Isso é essencial para ela crescer bem. Por essa razão, quando é cultivada em ambientes com temperaturas mais amenas, deve ser colocada em um local onde possa receber luz solar para crescer e dar frutos.
Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...
BANANA MAIS RÁPIDO - MANEJO E ADUBAÇÃO DA BANANEIRA
Para qual planta serve o adubo 4 14 8?
Utilizado em todos os tipos de plantas o 04-14-08 é um fertilizante de alta solubilidade e ideal para novos plantios ou mudança de vasos, aplicando a quantidade adequada sobre o substrato ou terra. Rabanete, alho, alface, chicória, almeirão, cenoura, beterraba, cebola e outras.
O nitrogênio (N) mineral, de maneira geral, deve ser suprido a partir dos 30 dias até 360 dias após o plantio, na dose de 150 kg/ha. A uréia (44% de N) e o sulfato de amônio (20% de N e 23% de S) são as fontes mais utilizadas.
A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o peso do cacho de banana, o comprimento e número de pencas. As bananas da terra são muito responsivas a aplicações de nitrogênio.
A bananeira pode ser cultivada em qualquer época do ano, se o bananicultor usar um bom sistema de irrigação. O início da estação das chuvas é perfeito para o cultivo em regiões secas. Em locais com bom índice pluviométrico anual, as bananeiras apresentam alta produtividade.
As plantas apresentaram, em média, ciclo do plantio à colheita de 411 dias, ciclo do florescimento à colheita de 141 dias, e cachos com 17,7 kg, 9,1 pencas e 134 frutos.
Isso pode ser feito com a própria folha de bananeira ou forragem. Você escolhe de acordo com o que está à disposição e mais fácil. O objetivo é evitar a umidade e mesmo que a pilha esteja em local coberto, deve receber essa última camada de cobertura.
Recomenda-se o uso do calcário dolomítico, que contém cálcio (Ca) e magnésio (Mg), evitando assim o desequilíbrio entre potássio (K) e Mg e, consequentemente, o surgimento do distúrbio fisiológico denominado “azul da bananeira” (deficiência de Mg induzida pelo excesso de K).
Normalmente a variedade é cultivada com espaçamento de três metros entre as fileiras por três metros entre as plantas, resultando em 1,1 mil plantas por hectare.
Cova : largura – 40 cm, comprimento – 40 cm e profundidade – 40 cm. Adubação : misturar com parte da terra retirada da cova, 10 litros de esterco de curral curtido ou 2 litros de esterco de aves curtido ou 1 litro de torta de mamona mais 250 g de superfosfato simples e 250 g de calcário.
Portanto, conclui-se que as cinzas provenientes da folha da bananeira podem ser utilizadas como aditivo na argamassa, sendo essa, uma finalidade sustentável para a construção civil e como finalidade para o resíduo vegetal.
O NPK 20x05x20 é um tipo de fertilizante químico que exerce papel fundamental no fortalecimento da estrutura das plantas e também ajuda a prevenir contra doenças.
A melhor época para o plantio é o início das águas, mas, com boa irrigação, você pode plantar em qualquer período do ano. Quanto à temperatura, é melhor que esteja entre 15°C e 35°C durante o cultivo.
Na lua nova, as melhores plantas são as com maior presença de folhagens como couve, cebolinha, espinafre, salsinhas, agrião, banana, coentro e mostarda. Evite o cultivo de alface, repolho, chicória e couve-chinesa.
ÉPOCA DE PLANTIO O período das chuvas é o mais indicado para se plantar a bananeira. Para o bom desenvolvimento das plantas, recomenda-se a abertura de covas de 40 cm de largura por 40 cm de comprimento por 40 cm de profundidade.
Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...
O que fazer para a bananeira produzir mais rápido?
Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.
Geralmente, os fertilizantes para bananeiras devem conter uma proporção equilibrada dos principais macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), além de micronutrientes essenciais como ferro (Fe), zinco (Zn) e manganês (Mn).
A necessidade ou não da correção da acidez do solo (calagem) para instalação do bananal é indicada pela análise de fertilidade. Com os resultados, a aplicação do calcário, preferencialmente o dolomítico (maior concentração de Mg), pode ser feita em área total ou na cova de plantio.
Em regiões produtoras de banana e 'plátano' (que inclui o tipo Terra) seu cultivo pode ser explorado em consórcio com culturas perenes como café e cacau, culturas alimentares transitórias como milho, caupi (feijão-de-corda), feijão Phaseolus, feijão fava, arroz, mandioca, inhame.