A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade. Por isso, diferente do arroz branco, são alimentos adequados para uma alimentação saudável.
O arroz parboilizado é polido e passa por pré-cozimento, preservando mais nutrientes do que o branco, sendo o segundo tipo mais nutritivo após o integral. Devido aos processos de limpeza industrial, não é necessário lavar o arroz em casa, pois isso pode remover os farelos ricos em nutrientes.
Isso faz com que ele seja mais saboroso e macio. Contudo, ele também perde nutrientes. Além disso, ele é muito popular no Brasil, sendo tão usado em receitas salgadas como também em sobremesas, como o arroz-doce, além de ser conhecido como arroz agulhinha.
APRENDA A ESCOLHER O MELHOR ARROZ INDEPENDENTE DA MARCA
Qual marca de arroz fica mais soltinho?
O tipo 1, mais conhecido, fica mais soltinho e bem branquinho depois do cozimento, enquanto o 5 é mais empapado e menos uniforme, justamente por conter mais grãos quebrados.
Qual arroz fica mais soltinho, branco ou parboilizado?
A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos - o que acontece com o arroz branco. Dessa forma, o arroz parboilizado, além de cozinhar mais rápido do que o branco e não grudar caso ultrapasse o tempo de cozimento, retém mais fibras e proteínas do que o arroz branco.
– Entre os tipos de arroz, o integral é o mais saudável por ser um produto mais natural e conseguir manter em maior quantidade as propriedades nutricionais do grão. Logo em seguida, vem o parboilizado integral, que mantém as vitaminas do complexo B, minerais, fibras e gorduras – afirma Marianne Rocha.
O arroz parboilizado passa por um beneficiamento diferenciado do branco polido, o que acarreta em alterações de suas características apresentando aumentos em valor nutritivo, renda, rendimento, tempo de preparo e conservabilidade de grãos e dos subprodutos (FARIA, 2007).
Nutrientes Preservados: a parboilização ajuda a preservar os nutrientes do arroz, como vitaminas do complexo B e minerais, que muitas vezes são perdidos durante o processo de refinamento do arroz comum.
O arroz integral é uma opção mais saudável, pois é menos processado e preserva mais nutrientes e fibras. Ele tem uma textura mais firme e um sabor mais pronunciado. É ideal para quem busca uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.
A marca Prato Fino foi eleita a melhor e se destacou em todas as análises, apresentando o melhor rendimento, sabor agradável e preços acessíveis para os consumidores.
Se o seu objetivo é emagrecer, com certeza você deve incluir o arroz integral em suas refeições. Muitas pessoas acreditam que não há muita diferença em relação aos dois tipos de arroz, branco e integral. O fato é que o arroz integral é nutricionalmente melhor do que a versão branca.
O arroz integral tem um índice glicêmico mais baixo que o arroz branco, o que significa que é digerido mais lentamente e tem menos impacto no açúcar no sangue.
E isso fará toda a diferença na escolha que você fará para a sua mesa. Entre o arroz parboilizado e o integral, a segunda opção é a mais saudável porque o grão está intacto, ou seja, os nutrientes e fibras são mantidos. No caso do arroz parboilizado, ele é descascado e polido.
Respondendo a pergunta-título pode-se afirmar que, sob o ponto de vista das perdas nutricionais, no arroz polido é desaconselhável a lavagem; e no parboilizado é completamente desnecessária.
O arroz vermelho, selvagem e negro são os que têm sabor mais acentuado e maior teor de fibras, proteínas e minerais. Já o arroz branco é o que tem menor quantidade de nutrientes e sabor mais suave.
O arroz selvagem apresenta teores de compostos bioativos quatro vezes maiores que o arroz integral branco. Mas, comparado aos outros tipos coloridos de arroz, ele tem os menores teores de fitoquímicos: 50% menos que o preto e 30% menos que o vermelho.
Qual é o arroz mais saudável, o branco ou parboilizado?
O parboilizado passa por um processo de polimento, assim como o branco, ele porém, antes de retirar sua casca, o grão passa por um cozimento que leva os nutrientes da casca para dentro do grão. Portanto, retém mais vitaminas e minerais se comparado ao branco.
É importante salientar que ocorrências desse tipo não são oriundas da Indústria mas provavelmente adquiridas nos locais de armazenamento, como grandes depósitos de distribuidoras. A embalagem tem microfuros nas laterais por onde pode penetrar facilmente umidade, líquidos ou odor de algum produto estocado próximo.
No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.
Deixe cozinhar em fogo alto sem tampar. Quando começar a sumir as bolhinhas de água entre os grãos de arroz cozido, retire a panela do fogo. Escorra o arroz até parar de sair aquele caldo branco que é o que deixa o gosto forte no arroz parbolizado.