Santos et al. (2001) verificaram que o esterco bovino apresentou maior teor de N e relação C/N quando comparado ao esterco caprino que apresentou maiores teores de P, K e matéria orgânica.
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.
O esterco de cabra conceitua-se como um dos adubos mais ativos e concentrados, demonstrando em suas experiências, que 250 kg de esterco de cabra, deixados em terrenos frios, produzem o mesmo efeito que 500 kg de esterco de vaca.
O esterco de galinha é considerado uma importante fonte de nutrientes que age como uma espécie de corretivo do solo. Quando comparado a outros estercos, como de vaca, ele mostra-se rico em nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.
Realidade do confinamento de Puro Grão ! Compensa usar o MEGABOV ?
Quais nutrientes tem no esterco de bode?
Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura. O esterco é considerado uma boa fonte de P (fósforo), e de N (nitrogênio) e K (potássio).
Como utilizar? O esterco tem que ser usado na montagem do substrato ou na superfície do solo como uma camada de cobertura. Quais plantas se beneficiam com o produto? Todas as plantas, em especial as que precisam de mais nitrogênio.
Milho: para o milho, recomenda-se reaplicar o esterco de galinha a cada ciclo de plantio, assim como nas hortaliças e na soja. Isso ajuda a manter a fertilidade do solo e fornece aos pés de milho os nutrientes necessários para um bom crescimento e uma boa produtividade.
O feijão-caupi (feijão-de-corda ou feijão- de-macáçar) e todas as leguminosas também funcionam como adubo verde se enterrarmos a palhada que resta depois da colheita. O biofertilizante é um adubo obtido pela fermentação do esterco verde.
É rica em vitamina A, vitamina C, niacina (vitamina do complexo B), minerais (cálcio, fosforo e ferro), também é rica em zinco, cobre, enxofre, silício, ácido fólico e clorofila, porem tem um baixo teor calórico pois a cada 100g dela contém 15 calorias. (CAETANO, 2019).
O esterco de qualquer animal pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica para o solo, desde que esteja decomposto para utilização. Os estercos são usados principalmente no cultivo de hortaliças, para melhorar as condições físicas e biológicas do solo.
Qual a diferença entre o esterco de gado e de cavalo?
Segundo ponto é a questão da composição, o esterco de vaca é muito mais rico em nitrogênio, fósforo e potássio. e são nutrientes essenciais para as plantas. Os estercos de cavalo são mais ricos em carbono. e pode ser útil para melhorar a estrutura do solo, mas não é muito bom para o crescimento das plantas.
- Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”. Na forma bruta, ele nunca deve ser adicionado diretamente no jardim ou plantação, o que pode comprometer a saúde das plantas.
Os solos calcários, regiões áridas, são os que possuem o cálcio em maior quantidade. Há de se ressaltar que os solos argilosos possuem mais cálcio que os arenosos e que solos orgânicos recentemente drenados normalmente contem muito pouco cálcio.
O esterco bovino apresentou as seguintes características: N = 7,20 g dm-3; P = 5,2 g dm-3; K = 4,9 g dm-3; Carbono = 105,85 g dm-3; matéria orgânica = 182,07 g dm-3 e relação C/N = 14,10.
As análises evidenciaram que o teor de nitrogênio no composto orgânico foi superior estatisticamente aos encontrados na cama de frango de corte e no esterco de bovinos. Os teores de fósforo e cálcio no composto orgânico foram iguais aos da cama de frango de corte e superiores aos observados no esterco de bovinos.
Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
A boa notícia é que você mesmo pode fazer um adubo com o esterco bovino, por ser um resíduo orgânico. Dessa forma você reduz a agressão ambiental e ainda dá aquela força para que as plantas e o pasto fiquem mais fortes.
Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.
Turfa Gold é a melhor alternativa para substituir o uso do esterco animal, cama de frango (esterco de galinha, cama de aviário), torta de mamona, sendo utilizado como fonte de matéria orgânica em todo e qualquer tipo de cultivo.
Para pequenos plantios onde o solo é pobre em nutrientes, pode ser adicionada na cova 20 litros de cama de frango ou 30 litros de esterco curtido de gado, aplicar 10 dias antes do plantio.
Um adubo excelente para usar nas plantas mas que seja bem curtido antes de usar. O processo bem simples , quando fresco tem odor, mas depois da cura sem odor.
“Recomendamos estercos de galinha, codorna, porco, cavalo e boi, por exemplo. Não se pode utilizar fezes dos animais domésticos, como as de cachorros”, esclarece Adriana. A pesquisadora explica, passo-a-passo, como fazer todo o processo de compostagem utilizando lixo orgânico doméstico para transformá-lo em adubo.