As raças puras utilizadas para a formação das linhagens caipiras, que apresentam dupla aptidão, servindo tanto para a produção de carne quanto de ovos são: Plymouth Rock Barrada (plumagem branco-acinzentada – carijó), New Hampshire (plumagem vermelho-brilhante) e Rhode Island Red (plumagem vermelho-escura).
Há várias raças de galinhas que podem ser criadas de forma caipira, seja para corte ou para postura. Uma das raças mais utilizadas é a índia, que tem como característica as penas escuras e o porte grande.
Aqui no Brasil, a raça de galinha caipira poedeira foi desenvolvida com a finalidade de ser rústica. O que facilita na adaptação de sistemas de criação caseira, como é o caso de uma galinha caipira. A raça carijó, além de ser comum, é adequada para o manejo caipira.
Qual a raça de galinha que tem a carne mais saborosa?
O destaque do animal está em seu porte e no diferencial do corte. Apesar de reprodutor, a carne se sobressai por ser mais saborosa e com menor teor de colesterol, calorias e gorduras saturadas. A raça de ave Galiema chega a medir cerca de 1 metro quando adulto e pesar 8kg.
A raça de galinha Plymouth Rock Barrada é conhecida popularmente como galinha Carijó. A razão no nome é por apresentar plumagem branca acinzentada. A espécie apresenta potencial para produzir carne (ganha peso em pouco tempo) e ovos.
A raça, desenvolvida pela EMBRAPA possui boa adaptabilidade ao território brasileiro e produz ovos em grande quantidade, sendo recomendada, inclusive, para as criações do tipo caipira. Também apresenta como vantagens a boa resistência à criação em piquetes e a doenças.
As principais linhagens de galinhas poedeiras são a Lohman, Isa, Hy-Line e Hissex. O criador, independente do tipo da linhagem, deve optar pelo tipo de ave a ser criada, para comercializar ovos brancos e vermelhos. As poedeiras leves geram ovos brancos, enquanto as pesadas geram ovos vermelhos.
Enquanto o frango caipira leva seis meses para atingir o peso ideal, aos três meses a ave criada no modelo semi-intensivo está pronta para ser consumida. A principal diferença está na ração usada na alimentação dos animais durante o primeiro mês de vida, o que impulsiona o seu desenvolvimento e permite o abate precoce.
Para a produção de produtos industrializados à base de frango, as aves podem ser abatidas com 49 dias de idade. Com relação aos frangos caipiras, dependendo da linhagem, é possível realizar o abate a partir de 90 dias de idade. Já o frango Chester, seu período de criação é de 60 dias de idade, em média.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
As galinhas caipiras têm sabor bastante diferenciado e que cada vez mais têm caído no gosto de consumidores. O que faz que ela seja mais saborosa do que o frango encontrado nos mercados das grandes cidades?
O Frango caipira é o frango criado “solto”, logo requer menos cuidados, livre de hormônios, ele e é resultado do cruzamento de várias outras raças. Geralmente, ele é procurado por pessoas que querem ter um estilo de vida mais saudável.
As raças puras utilizadas para a formação das linhagens caipiras, que apresentam dupla aptidão, servindo tanto para a produção de carne quanto de ovos são: Plymouth Rock Barrada (plumagem branco-acinzentada – carijó), New Hampshire (plumagem vermelho-brilhante) e Rhode Island Red (plumagem vermelho-escura).
Resumo: A raça Sussex é originária da Inglaterra, possui dupla aptidão (servindo tanto para postura como para corte), com excelente desempenho produtivo.
As poedeiras Embrapa 031 são galinhas híbridas, produzidas pelo cruzamento de linhas puras das raças Rhode Island Red e Plymouth Rock Branca, focadas na produção comercial de ovos de casca marrom (castanhos).
Galinhas caipira negra. As galinhas vermelhas de ovos castanhos ou Brown: Hissex, Isa ou Lohrmann são muito produtivas e utilizadas com sucesso no sistema em semiconfinamento (Figura 6).