As misturas de gases constituídas por Nitrogênio e CO2 fornecem a condição ideal para uma extração otimizada do chopp/cerveja artesanal e evitam o excesso de carbonatação da bebida.
Para a produção de chopp, a mistura de dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio (N2) é fundamental para a pressurização da bebida, pois mantém a qualidade e a temperatura do produto. Além desses benefícios, quais são outras vantagens de utilizar a mistura de gás carbônico e nitrogênio da FAMEX?
O Dióxido de Carbono, ou gás carbônico, que se encontra na cerveja é a principal responsável pelo processo de carbonatação da bebida, formando o famoso colarinho. Além disso, esse gás também é responsável por fazer a pressão correta no barril, empurrando a cerveja para a torneira da chopeira.
Pressão muito alta (nunca exceda 3 bar/ 43 psi) agiliza a extração (mais vazão) mas por outro lado pode provocar supercarbonatação, alteração do sabor e desperdício. Pressão muito baixa, leva mais tempo para servir, pode levar o líquido a perder CO2, alterar o sabor e também gerar desperdício.
Desligar o equipamento no período da noite, poderá causar um aumento no consumo de energia em até 30%, isto ocorre porque ao desligá-lo, interrompe-se o ciclo de refrigeração e ao ligá-lo novamente pela manhã, haverá um esforço considerável para atingir a temperatura ideal, causando um maior consumo de energia.
Como a pressão de abastecimento dos cilindros de CO2 é de 1800 psi, e a pressão para extração do chopp não pode passar de 60 psi, a regulagem na saída do cilindro é indispensável.
Se a espuma está subindo diretamente do barril, verifique se o chope está aberto há dias, dado que isso causa a carbonatação da bebida. Verifique a Válvula Redutora, ela pode estar com excesso de pressão de CO2. Confira se a boca do barril está gasta.
O cilindro de 2,3kg extrai em média 230 litros de chopp por hora, o cilindro de 4,5kg extrai em média 450 litros de chopp por hora. O Cilindro de gás para chopeira é fabricado com precisão e materiais de alta qualidade, buscando garantir a segurança e conservação dos gases.
O CO2, é o gás responsável pela pressão que faz com o que o chopp saia do barril, passe na serpentina e saia pela torneira da chopeira. Assim, se o seu cilindro descarregar totalmente e você não tiver outro para substituí-lo, consequentemente o seu chopp acabará também.
Dependendo do estilo do chopp que está sendo servido, alguns bares e restaurantes optam por extrair com CO2 (Dióxido de Carbono), mistura de gases comercial (Conservare, Aligal, …) ou utilizam misturadores de gases para combinar CO2 e N2 (Nitrogênio) visando a preservação do estilo e qualidade do chopp e redução de ...
Devido ao alto poder calorífico, o GLP apresenta melhor desempenho e permite fazer mais gastando menos. Só para se ter uma ideia, o poder calorífico do GLP é 27,6% maior do que o do gás natural.
Ao fazer isso, você irá notar que o ponteiro se moverá, então regule na pressão indicada pelo fornecedor de chopp (a Eltz recomenda 2,5 kgf/cm²). Feito isso, libere a válvula extratora e confira se está saindo gás suficiente.
Cilindros de gás comprimido somente podem ser transportados em carros abertos, devendo sempre estar na posição vertical e fixados em suportes firmes e adequados.
Ele ocorre quando o gás sofre a queda de pressão na válvula reguladora da pressão de entrada para uma pressão de entrega abaixo de 60 psig, surgindo como uma mistura de CO2 gasoso e sólido a uma temperatura na faixa de -70°F a 60 psig a -100°F nas pressões mais baixas.
Usar um kegerator ou sistema de chopp usando CO2 não deve afetar o frescor da cerveja, desde que o barril seja armazenado na temperatura e pressão adequadas. O chopp permanecerá fresco se dispensado com CO2, enquanto mantém a temperatura e pressão adequadas: Chope não pasteurizado cerca de 45-60 dias.
Qual é a temperatura ideal para se beber um chopp?
Qual a temperatura ideal? A temperatura ideal do chopp vai variar conforme seu estilo. Afinal, o teor alcoólico, o amargor, o sabor e o aroma vão pedir temperaturas diferentes ao servir o chopp. Em geral, recomenda-se servir o chopp na mesa a uma média que vai de 0 grau a 8 graus.
A válvula de saída do cilindro de CO2 fica situada na sua parte superior. Quando não em uso, devemos manter a válvula de saída do cilindro protegida por uma tampa protetora da válvula (“capacete”), para evitar que quedas ou pancadas a danifiquem ou em casos mais graves, que ela seja decepada.
O peso de um barril KEG de 50 litros é de aproximadamente 13 kg. A pressão de trabalho desse tipo de barril oscila em torno dos 2 kgf/cm2 (pressão média da válvula redutora dos cilindros de CO2), aos 5 kgf/cm2 já começam a deformar-se e rompem-se (explodem) com cerca de 45 kgf/cm2.