As esferas de gelo são geralmente preferidas para resfriar o whisky por causa de sua área de superfície menor em comparação com os cubos de gelo. Desse modo, derretem mais lentamente e diluem menos a bebida ao longo do tempo, favorecendo a preservação de seu sabor e intensidade.
Saiba que o gelo altera o paladar (mas o paladar é seu)
Mas, se você gosta de tomar seu whisky com gelo, fique à vontade. Nesse caso, o especialista recomenda utilizar, de preferência, uma pedra grande de gelo cristalino.
Muitos usuários preferem beber whisky com uma ou duas pedras de gelo, sobretudo os de envelhecimento padrão (12 anos), muito comuns em supermercados e conveniências. Alguns desses whiskies parece que “nasceram” para ser tomados bem gelados.
Obs.: O uso do Gelo em cubo é mais indicado para doses, drinks, batidas de frutas e todo tipo de bebida, ou transporte de produtos alimentícios que necessitam de baixa temperatura. A qualidade da água do gelo em cubo é maior e o seu formato permite um visual melhor para servir as bebidas.
Sirva seu whisky acompanhado de pratos com frutos do mar, salmão, carnes vermelhas, carnes de caça ou foie gras. Se preferir uma alternativa doce, procure por harmonizá-lo com chocolates ou doces a base de castanha e amendoim.
Aqui estão algumas sugestões do Sam's para misturar com whisky: Refrigerante: Soda limonada ou refrigerante de cola são populares para criar drinks refrescantes e de sabor mais leve. Suco de Limão ou Laranja: A acidez dos cítricos pode equilibrar a riqueza do whisky, especialmente em coquetéis como o Whisky Sour.
A forma mais simples de apreciar seu whisky é puro, limpando o paladar com água fria entre os goles. Algumas pessoas também adicionam um pouco de água ao whisky, o que pode abrir os sabores à medida que os líquidos se combinam. Experimente para ver o que funciona melhor para você, mas vá devagar.
Paulo Bezerra chama atenção para a diferença do gelo. “O isopor deve estar bem lacrado e refrigerado com gelo em escama, que serve apenas para conservar a temperatura. Já o gelo para consumo humano é o comercializado em cubo, feito de água potável”, explica.
O gelo com formato em escama é o mais indicado para o resfriamento e a conservação de bebidas e alimentos, pois tem uma superfície de contato maior com esses itens. Justamente por isso, é amplamente utilizado em peixarias e buffets.
- Não esqueça de gelo limpo para as bebidas que levam gelo no copo – calcule 1 kg de gelo para cada litro de bebida destilada ou servida “on the rocks”.
Apesar de muitos considerarem isso uma atrocidade e até uma forma de desrespeito, uma alternativa que pode ser interessante é manter a bebida na geladeira, desde que essa esteja programada a gelar a uma temperatura acima de 5 °C ou da temperatura descrita como a mínima ideal pela fabricante.
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
"A maneira como experimentamos sabor e aroma é muito individual", diz Karlsson. "Algumas pessoas preferem colocar gelo para resfriá-lo e dar um sabor mais suave. É por isso que não há uma resposta genérica sobre o quanto adicionar para torná-lo melhor", diz o pesquisador.
O gelo em cubo é a opção preferida do consumidor final. Ele pode ser vendido em sacos de 1, 3 e 5kg para ser fornecido a postos de gasolina, padarias e supermercados, por exemplo. Já o gelo em barras e escamas atende a indústria alimentícia, como peixarias e padarias, e até a construção civil, na produção de concreto.
A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).
Apesar de ser produzido com água potável, o Gelo em Escamas ou Triturado é impróprio para o consumo humano devido ao seu manuseio. Ele é indicado para gelar produtos diversos como garrafas e latas, serpentinas de chopp e na conservação de alimentos (carnes, peixes, frios etc).
Adicionar um pouco de água ou algumas pedras de gelo à sua dose reduz o alto teor de álcool e pode oferecer a você uma experiência mais suave e menos ardente. Isso também pode ajudar a realçar sabores individuais.
Além de relaxar, também é considerado uma boa bebida e seu consumo moderado não dá dor de cabeça ou ressaca. Essa bebida possui antioxidantes e vitaminas que podem estimular o sistema imunológico, atuando na prevenção a gripes e resfriados.
Tradicionalmente presente em grandes celebrações, o uísque é uma bebida destilada de teor alcóolico elevado, sendo produzida a partir de diversos grãos e podendo, ou não, conter malte. Geralmente é bebido puro (chamada de Cowboy) ou com gelo, mas varia de acordo com o gosto do apreciador.