Qual o melhor horário para tomar o chá do capim-santo?
Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.
– Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.
O capim santo (Cymbopogon citratus) tem se mostrado eficaz no auxílio do tratamento da hipertensão arterial, possui efeito calmante, anti espasmolitica, analgésico e bom sinergismo com antibióticos. Essas ações terapêuticas são produzidas, principalmente, pelo citral, composto do óleo essencial desta erva.
Quantas vezes devo tomar o chá de capim santo por dia?
A nutricionista Vanderlí Marchiori, uma das fundadoras da Associação Paulista de Fitoterapia diz, para o portal Viva Bem, do UOL, afirma que para baixar a ansiedade é necessário consumi-lo diariamente e indica 1 colher de sobremesa da planta picada para até 300 mililitros de água fervente.
O chá feito a partir das folhas do capim santo pode auxiliar na digestão, reduzindo sintomas como flatulência, cólicas e indigestão. Além disso, sua ação antimicrobiana pode ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas.
Ele é rico em substâncias bioativas, como citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico. Os estudos, inclusive, constatam os efeitos antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios, diuréticos, bactericidas, antifúngicos, anti-helmínticos e antimutagênicos da erva.
Quanto tempo leva para o chá fazer efeito no organismo?
Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo. Mas o colesterolsó caiu depois de 20 dias.
Ferva a água e adicione as folhas de capim-santo e o gengibre. Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adicione o suco de limão e sirva.
Segundo estudos científicos, o chá só tem validade de 12 horas, após esse esse período a quantidade de princípio ativo na bebida vai diminuindo, então ele vai perdendo o poder fitoterápico”, revela. O analista ambiental também alerta sobre o perigo de misturar as ervas. “Associar muitas plantas pode ser perigoso.
Problemas capilares, na maioria das vezes, estão relacionados não apenas a fatores externos, mas a hábitos alimentares inadequados (ou prejudiciais, assim dizendo). O capim santo contém propriedades que melhoram a circulação, limpa os poros e ajuda os fios capilares a crescerem mais saudáveis.
Quem tem problema de pressão alta pode tomar o chá de capim santo?
Segundo o professor, seus óleos essenciais têm mostrado que são capazes de diminuir a pressão arterial, efeito bastante interessante para quem é hipertenso, tem problemas para pregar os olhos à noite ou vive estressado.
Se você está em busca de um chá para dar sono e combater a insônia, então o chá de valeriana é uma opção mais adequada. Isso porque a valeriana é um poderoso relaxante indutor do sono profundo, uma vez que é um poderoso sedativo natural.
Qual é o melhor horário para tomar o chá de capim santo?
Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.
O recomendado, segundo finalizam as nutricionistas, é que o chá de capim santo seja administrado na alimentação cerca de três vezes ao dia. Porém, em caso de refluxo ele pode causar desconforto, o que significa que não é bom exagerar.
O chá de capim-santo, por sua vez, é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais.
"O chá de capim-santo é extremamente eficaz para ansiedade. Ele também age nos receptores gabaérgicos, como a melissa, melhorando quadros de nervosismo e favorecendo o sono", garantiu Marchiori.
Qual a diferença entre capim santo e capim-cidreira?
A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura. Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita.
Essa combinação de compostos bioativos faz com que o capim-cidreira tenha ação antioxidante e propriedades analgésicas, diuréticas e antissépticas. Ou seja, a planta é uma ótima opção para prevenir situações como pressão alta, dores musculares e cólicas.
Coloque a água no fogo e deixe ferver. Coloque o capim santo e deixe por mais 10 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, acrescente o limão e adoce a gosto.
✅ Alivia dores. Por conter mirceno e citral, compostos bioativos com propriedades analgésicas, ajuda no tratamento de dores, como dor de cabeça, dor muscular, dor de barriga e reumatismo. O capim-santo pode ser usado para o preparo de chás e sucos, ou na forma de compressas.
Para preparar a bebida, Vanderlí Marchiori indica no mínimo 1 colher (sobremesa) da planta picada para 300 mililitros de água fervente, e deixar no fogo por no máximo 3 minutos para extrair todos os seus componentes.