O medicamento deve ser ingerido na forma indicada pelo médico, sem interrupção do esquema de doses antes do final do tratamento. Na maioria das vezes, os médicos preferem que seus pacientes usem a prednisolona pela manhã para evitar um de seus possíveis efeitos colaterais, a insônia.
O medicamento começa a fazer efeito entre 3 a 4 horas após a ingestão do remédio. O quadro geral do paciente começa a melhorar após alguns dias de uso contínuo. O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.
A prednisona deve ser tomada por via oral, com um copo de água, e de preferência após uma refeição para evitar irritação no estômago. Os comprimidos da prednisona devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, e nos horários estabelecidos pelo médico.
Prednisona e prednisolona: qual o melhor horário para usar?
Qual a forma correta de tomar Predsim?
O Predsim xarope 3 mg/mL deve ser tomado por via oral e a dose deve ser medida com a seringa dosadora fornecida na embalagem. As doses normalmente recomendadas para adultos variam de 5 e 60 mg por dia.
Predsim é um agente anti-inflamatório e imunossupressor usado no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, além de condições endócrinas e terapêuticas.
Por isso, os médi- cos aconselham seus pacientem a tomarem os corticoides no período da manhã para tentar “imitar” a liberação natural do CORTISOL no organismo e assim, tentar diminuir a ocorrência de efeitos colaterais.
Ambos têm o mesmo efeito, porém a prednisona é uma pró-droga de prednisolona. Isso quer dizer que é uma versão da prednisolona manipulada para ser inerte e ativada apenas após ser metabolizada no fígado.
No caso de pessoas menores de 18 anos, a dose inicial pode variar de 0,14 a 2 mg por kg de peso ao dia, administrados de 1 a 4 vezes por dia. A administração para recém-nascidos e crianças deve seguir as mesmas considerações feitas para adultos, ou seja, a dosagem pode variar conforme a gravidade do problema.
PREDSIM possui potente ação contra processos inflamatórios, incluindo processos inflamatórios das articulações e processos alérgicos, sendo utilizado no tratamento de distúrbios que respondem aos hormônios corticosteróides. O tempo estimado para o início de ação deste medicamento é de 1 hora.
Este horário preserva o ciclo fisiológico de estímulo da glândula supra-renal: 100% dos enfermeiros não conhecem o ciclo circadiano e 81% não o utilizam como critério para aprazamento.
Vamos entender uma coisa de uma vez por todas: PREDNISOLONA NÃO É XAROPE PARA TOSSE! Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!
O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.
Como o pico de secreção do cortisol natural ocorre de manhã, a toma da prednisona costuma ser indicada nesse período do dia. Essa prática aumenta a eficácia da droga e interfere menos com ciclo natural do cortisol. O medicamento deve ser tomado em dose única diária na maioria dos casos.
Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.
Para que serve o Predsim e para que é indicado? Predsim® é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteoarticulares e osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas, e outras, que respondam à terapia com corticosteroides.
Porque não se pode tomar corticoide por mais de 5 dias?
Além desses sintomas da síndrome, o uso prolongado de corticoides pode causar também afinamento da pele, gastrite, úlcera, problemas nos dentes, miopia, glaucoma, catarata, osteoporose, insônia, depressão, acne, hipertensão e até mesmo diabetes.
Fármacos com efeito mucolítico fazem o catarro ter mais fluidez, facilitando sua expulsão pela boca e reforçando a ação dos expectorantes, que estimulam mecanismos de eliminação. Ambroxol, bromexina, acetilcisteína e carbocisteína são exemplos de princípios ativos de xaropes para tosse carregada.
Embora as evidências atuais sejam limitadas, o tratamento com corticosteroides de pacientes com influenza deve ser evitado, a menos que clinicamente indicado por outros motivos (por exemplo, exacerbação da asma, DPOC, hidrocortisona em dose baixa para insuficiência adrenal ou choque séptico refratário).
Fernanda Cristina Ostrovski Sales, coordenadora do curso de farmácia da PUC-PR, diz que a prednisona se liga a receptores de glicocorticoides nas membranas das células, inibindo a inflamação e também provocando alterações no sistema de defesa do corpo (efeito imunossupressor).