O heptacampeão brasileiro Rafael Leitão (São Luís, 1979), detentor dos títulos de Grande Mestre Internacional pela FIDE e ICCF, começou a jogar xadrez logo aos seis anos de idade e, aos nove, conquistou o título de campeão brasileiro mirim sub-10, o primeiro de uma carreira de sucesso.
Vice-campeão mundial aos nove anos, campeão mundial juvenil por equipes aos 20, Grande Mestre desde 1998, detentor do maior rating já alcançado por um brasileiro. O currículo de Giovanni Vescovi no xadrez é extenso — e vitorioso.
Mais de 170 enxadristas de 16 estados participaram do Campeonato Brasileiro Absoluto de 2023. O Grande Mestre Luís Paulo Supi sagrou-se bicampeão brasileiro absoluto de xadrez de 2023.
Finalizada a Final da 62ª Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez! A MF Juliana Terao conquistou seu 8º título nacional tornando-se a maior vencedora da história do xadrez feminino brasileiro. A vice-campeã foi a MN Isabelle Tamarozi, garantindo vaga na Equipe Olímpica de 2024.
Quem é o atual melhor jogador de xadrez do Brasil?
Em 2012, com o terceiro lugar no Mundial de Xadrez por Correspondência, Rafael tornou-se Grande Mestre nesta categoria, título homologado pela Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF). Atualmente, Rafael Leitão é o jogador nº 1 do Brasil, de acordo com a lista da FIDE do mês de junho de 2018.
O argentino Faustino Oro, conhecido como "Messi do Xadrez", em referência ao jogador de futebol, conquistou o feito ao vencer o norueguês e campeão no esporte Magnus Carlsen, de 33 anos. O Fantástico conversou com o jovem prodígio, considerado a maior sensação do xadrez atual.
As finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino de Xadrez serão realizadas de 15 a 23 de dezembro, no hotel Jangadeiro, na praia de Boa Viagem. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e vai distribuir premiação em dinheiro no valor de R$36 mil (Absoluto) e R$16 mil (Feminino).
Existem 2056 GMs no mundo – 15 no Brasil. O país com o maior número de GMs é a Rússia - 240. A Armênia tem uma das maiores densidades GMgráficas do mundo – 1 GM para cada 78 mil habitantes. No Brasil, temos 1 GM para cada 14 milhões de habitantes.
Em uma das principais plataformas de xadrez online, a participação brasileira quase dobrou na quarentena. Segundo dados disponibilizados ao Estadão pelo chess.com, brasileiros jogaram 9.026.448 partidas nos meses de março, abril, maio e junho, contra 5.314.628 no mesmo período de 2019.
Rafael Leitão: Com apenas 14 anos, Leitão tornou-se o jogador mais jovem a conquistar o título de grande mestre na América Latina. Além disso, ele é o maior campeão brasileiro de xadrez da história, com 9 títulos conquistados.
As peças no Xadrez são chamadas de "material" e cada uma delas possui um valor baseado em sua força. A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque. Apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ter uma vantagem de 1 ponto em uma partida pode ser o caminho para a vitória.
Magnus Carlsen é eliminado em último torneio como campeão mundial de xadrez. Magnus Carlsen foi eliminado da Champions Chess Tour Chessable Masters 2023, seu último torneio como campeão mundial de xadrez. Ele foi derrotado na final da repescagem para o americano Hikaru Nakamura, em uma jogada infeliz.
O xadrez pertence à uma família dos jogos e atualmente segundo historiadores do enxadrismo, todos eles se originaram do jogo Chaturanga, que se praticava na Índia no século VI.
Qual foi a partida de xadrez mais longa já registrada?
Considerada pelo Livro dos Recordes (Guinness Book) a partida mais longa da história, o jogo entre os mestres iugoslavos Goran Arsovic e Ivan Nikolic durou 20 horas e 15 minutos, com 269 lances (538 movimentos de peças), em 1989, sem interrupção.
O FM Faustino Oro, apelidado de 'Messi do Xadrez,' gerou uma grande agitação na mídia em sua terra natal, Argentina, ao estabelecer um novo recorde mundial de prestígio. Esta semana, ele derrotou ninguém menos que o GM Hikaru Nakamura duas vezes.
Apelidado de 'Messi do xadrez', Faustino Oro bateu o norueguês Magnus Carlsen com apenas 48 movimentos. O argentino Faustino Oro tem apenas 10 anos e já surpreendeu o mundo ao vencer uma partida de xadrez contra o norueguês Magnus Carlsen, número 1 do mundo na modalidade e que já conquistou 17 títulos mundiais.