O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.
Além dos benefícios nutritivos e da versatilidade da fruta, o maracujá se destaca por ser de fácil cultivo. Seja qual for a espécie escolhida, você consegue obter um bom rendimento, pois a cultura basicamente necessita de sol pleno, cuidados simples e nutrientes que são fáceis de fornecer.
Plantio. O maracujazeiro pode ser plantado no período de agosto a março. Entretanto, nessas regiões, a maior eficiência econômica do pomar é obtida com o plantio realizado nos meses de janeiro a março (plantio de verão) ou em agosto/setembro (plantio de inverno).
Para que o pé produza frutos saudáveis e vigorosos, é importante fornecer nutrientes para a planta regularmente. Sendo assim, adube com um fertilizante rico em potássio a cada três meses ou siga as instruções do fabricante.
O fungo que causa a fusariose afeta o sistema radicular do maracujazeiro, sendo mais prevalente em condições de solo úmido e temperaturas moderadas. A doença provoca o amarelamento das folhas mais e a murcha gradual da planta.
Para suprir eventuais deficiências de micronutrientes, reco- menda-se fazer de 3 a 4 aplicações anuais, em pulverização, com 300 g de sulfato de zinco, 100 g de ácido bórico e 500 g de ureia para cada 100 litros de água.
É importante manter o solo úmido, mas não encharcado, principalmente durante o período de crescimento ativo da planta. O ideal é regar regularmente, de forma a manter o solo sempre levemente úmido. Evite regar em excesso, pois o acúmulo de água pode levar ao apodrecimento das raízes.
Das cultivares avaliadas, a que se revelou mais adequada foi a BRS Sol do Cerrado, da espécie Passiflora edulis. Segundo a pesquisadora, a planta apresentou floração ao longo de todo o ano. O resultado da pesquisa pode auxiliar agricultores da região a escolher a melhor cultivar ou espécie para o plantio.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
Outro modo de plantar maracujá é colher um galho de qualquer maracujazeiro que tenha gomos, ao invés de usar sementes. Assim, basta plantar em um vaso e esperar.
Quantos litros de água é necessário para um pé de maracujá por dia?
Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).
O cultivo do maracujá, como polinização, plantio, adubação, é todo feito de forma manual, o que requer muita mão-de-obra. O custo para plantar um hectare, em média, ultrapassa os R$ 17 mil.
É necessário podar o maracujazeiro? Apesar de não ser obrigatória, a poda desta planta é importante para estimular o novo ciclo. Você deve retirar a camada de baixo e deixar apenas a de cima, auxiliando o maracujazeiro a se renovar.
Dois meses antes do plantio, o solo no qual será cultivado o maracujá deve ser enriquecido com calcário. A calagem é necessária não só para corrigir a acidez da terra, mas também porque a planta exige esse nutriente. A adubação deve acontecer de quatro em quatro meses, com 300 gramas a 400 gramas do insumo por planta.
Após 120 dias do plantio, as adubações continuam e a cada 45 dias devem-se colocar 100 g de sulfato de amônio e 50 g de cloreto de potássio por planta. Após o primeiro ano do plantio, é recomendável colocar, a cada ano, 3 a 5 litros de cama de frango curtida por cova.
O plantio do maracujá pode ser realizado ao longo do ano. Entretanto, para melhores resultados, a primavera é a melhor época quando a temperatura aumenta e as chuvas têm início. Regiões com clima tropical são as mais recomendadas para o cultivo de maracujá, pois apresentam temperatura em torno de 26°C.
(1986) sobre distribuição de raízes do maracujazeiro, mencionando que a maior concentração das suas raízes se encontra entre 0,30 e 0,45 m de profundidade; contudo, verificaram-se diferenças expressivas entre a máxima (0,900 kg planta-1 de K2O) e as demais doses de potássio.
Qual o melhor lugar para plantar um pé de maracujá?
O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.
O controle preventivo das pragas do maracujá é imprescindível para se obter boa produtividade da cultura, bem como evitar prejuízos ao produtor. Existem alguns defensivos bastante eficientes como o Cartap, o Thuricide, o Thiobe, o Lebaycid e o Fention.
Quanto tempo demora para o pé de maracujá dar frutos?
- O maracujá doce deve sempre ser colhido na planta, pois não ocorre a abscisão natural. Tanto para o maracujá amarelo ou roxo, quanto para o maracujá doce, o ponto de colheita é evidenciado quando os frutos começam a mudar a cor da casca (para amarelo ou roxo).
Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P₂O,, 4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
Uma das principais causas. é a falta da polinização correta. A polinização é feita através de insetos polinizadores, como o mangangava. Quando isso não ocorre, você pode fazer a polinização manual, é muito eficaz, isso vai te dar certeza. de uma boa produção e excelentes frutos.
A adição de cinza e esterco bovino influenciou positivamente para o desenvolvimento das mudas de maracujazeiro-azedo. Os melhores tratamentos foram o T6 (50% solo + 50% esterco) e o T7 (50% solo + 25% cinza + 25% esterco).