Qual o melhor solo para plantar café? O melhor solo para plantar café é o que possui, pelo menos, um metro de profundidade para não impedir o desenvolvimento das raízes. Em paralelo, ele precisa ser úmido, aerado, bem drenado e rico em nutrientes.
O pé de café se desenvolve melhor em locais bem iluminados pela luz do sol e com temperaturas amenas. Já o solo deve ser úmido, bem drenado e fertilizado, para que a planta se desenvolva de forma adequada. O ideal é que o solo tenha profundidade mínima de 1 metro.
“Normalmente, a produção dos frutos acontece cerca de dois anos e meio após o plantio. Porém, lavouras bem implantadas, com mudas de qualidade e bem conduzidas, podem ter uma primeira catação de frutos antes do segundo ano e uma produção ainda maior a partir dos dois anos e meio.”
Qual a melhor época para plantio do café? A época de plantio do café se enquadra no período de primavera/verão, com plantios de outubro até março. Quanto mais tarde for o plantio, mais a planta de café pode sentir no seu desenvolvimento.
Solo. Solos profundos, bem drenados e aerados são os ideais para a plantação do café. Entretanto, se o solo não apresentar estas características ainda pode ocorrer o plantio. Porém, há maior necessidade de manejo, como por exemplo realizar a descompactação a 120 cm.
COMO PLANTAR CAFÉ DO JEITO CERTO ACOMPANHE O (PASSO A PASSO)
Onde posso plantar café?
O terreno ideal precisa ter pelo menos 1 metro de profundidade e não pode ser pedregoso ou excessivamente arenoso. Áreas de baixada são inaptas ao plantio mesmo com sistema de drenagem artificial. Espaços com ventos fortes e frios devem ser evitados.
No Brasil, as variedades de café foram geneticamente selecionadas para produzir a pleno sol, entretanto o sombreamento pode ser utilizado como uma alternativa para cafés especiais.
A prática mais comum de como plantar café é com covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura. Por sua vez, a distância de uma muda para outra é indicada entre 3 e 4 metros para o plantio manual e 2,5 a 3,5 metros para o plantio mecanizado.
As plantas produzem uma safra por ano, que ocorre entre os meses de maio e agosto. Existem três tipos de colheita de café: manual, semimecanizada e mecânica.
A textura do solo deve ser de média a argilosa (15% a 35% de argila), evitando-se solos arenosos ou muito argilosos (BOTELHO et al., 2010). O solo também deve ser livre de camadas compactadas, pedregulhos, plantas daninhas de difícil controle, pragas e doenças.
(2022). Fontes de adubo para cafés recém-plantado normalmente incluem o: sulfato ou nitrato de amônio, superfosfato simples ou triplo e cloreto de potássio. Já para o café em formação normalmente incluem estas fontes e mais algumas formulações como: 20-05-20, 30-00-10 e 20-10-10.
Você sabia que um pé de café começa a produzir plenamente aproximadamente 5 anos depois de ter sido plantado e que ele também é um fruto? Ele produz em média 2,5 Kg de frutos por ano. Esses 2,5 Kg renderão 0,5 Kg de café verde (grãos), o que corresponde a cerca de 0,4 Kg de café torrado.
Embora não pareça, cultivá-lo em casa é uma tarefa relativamente simples. Assim, você pode ter o fruto bem pertinho, a qualquer momento. Além disso, a espécie é fácil de cuidar e tem um aspecto bonito, que vai combinar muito bem com o seu ambiente.
Calcário e adubos fosfatados usados no plantio de café devem ser colocados em mistura na terra. O calcário e o adubo fosfatado devem ser colocados em mistura com a terra, nas covas ou sulco de plantio, não de forma localizada ou separados, como alguns técnicos teimam em indicar.
Na maior parte das regiões produtoras, o período mais apropriado para se realizar o plantio dos cafeeiro é no último trimestre do ano, período em que se inicia a estação das chuvas.
Mas, tem um que é o preferido: o café arábica. 55% de todo o café produzido no mundo é arábica e o Brasil é o maior produtor desse fruto, responsável por 45% da produção mundial. Somos experts no cultivo e na qualidade dessa bebida.
Muitas pessoas não sabem, mas cultivar um pé de café em casa não é apenas possível como, também, mais fácil do que você imagina. Além disso, a planta possui um aspecto bonito que vai deixar seu ambiente ainda mais charmoso.
O cafeeiro, conhecido cientificamente como Coffea, é a planta responsável pela origem do fruto do café, se apresentando como um arbusto que pode atingir de 2 a 4 metros de altura, dando seus primeiros frutos após um período que varia entre 2 a 5 anos. Este é o ponto inicial do ciclo do café.
Geralmente a distância das plantas na linha varia entre 50 cm e 1 metro; e de 1,5 m a 4 metros na entrelinha, de acordo com o sistema. Isso dá uma variação entre 2.500 e 13.000 plantas por hectare! O espaçamento para plantio de café define, portanto, a população de plantas da área e o adensamento do cafezal.
Segundo especialistas, os cultivos ideais para o plantio consorciado com café são aqueles de ciclo curto, como milho, feijão, mandioca e banana. Essas culturas são benéficas para o solo, auxiliando na fixação de nutrientes como nitrogênio e potássio naturalmente.
A Brachiaria decumbens (Urochloa decumbens) ou braquiarinha, é uma cultivar rústica, apresentando boa tolerância ao sombreamento. Essa braquiária forma touceiras menores, proporcionando maior cobertura da entrelinha do cafeeiro quando comparada a U. brizantha.
Art. 1º Fica proibido, pelo prazo de tres (3) anos, a contar desta data, sob pena de multa, o plantio de lavouras de café em todo o territorio nacional, mesmo em substituição das que forem abandonadas.