Laser para remoção de tatuagem Algumas cores são mais simples de serem quebradas. Os tons mais escuros, como preto e azul respondem melhor ao laser, enquanto o verde claro, amarelo e tintas fluorescentes são mais difíceis de quebrar (mas não é impossível). A laserterapia é o método mais eficaz para remoção de tatuagem.
Os métodos para remover tatuagem recomendados pelos dermatologistas são abrasão mecânica, química, cirurgia e, preferencialmente, laser. A seguir, entenda como é realizado cada um deles e porquê o laser costuma ser o mais indicado.
O desejo de remover uma tatuagem antiga é cada vez mais comum, mas continua despertando dúvidas e medos entre os pacientes. Nas últimas décadas, o procedimento a laser evoluiu consideravelmente e hoje já é possível remover 100% da tatuagem sem deixar manchas ou cicatrizes.
Qual o laser mais eficaz para remoção de tatuagem?
O laser de picossegundos é o laser mais moderno e rápido da dermatologia estética atual. Além da remoção de tatuagens, ele atua no rejuvenescimento da pele, remove manchas, trata melasma e melanoses solares.
O laser é o método mais moderno para remoção de tatuagem e maquiagem definitiva. O tratamento é feito com algumas sessões e para aliviar o desconforto é recomendado utilizar um creme anestésico. Em alguns casos, não é possível remover 100% da tatuagem, ficando um sombreado no local.
O custo de uma sessão gira em torno de R$ 1 mil, dependendo da clínica e do tipo de laser escolhido. A quantidade de aplicações necessárias também pode variar de acordo com o desenho. — Os fatores que mais influenciam são a área e a cor da tatuagem.
O equipamento Inkie Laser é considerado o mais eficaz e seguro para realizar tratamentos de remoção de tatuagens no mercado atual. Como ele é não ablativo, não causa danos nos tecidos ao redor da área tratada, o que deixa o tratamento mais confortável para o paciente.
De acordo com pesquisas, é mais fácil remover uma tatuagem recente, pois os pigmentos da tinta aplicada no local estão com uma profundidade menor do que as antigas, o que facilita e melhora o desempenho da remoção da tatuagem.
O uso de lasers inadequados ou a aplicação incorreta da energia do laser podem interferir em como fica a pele após a remoção da tatuagem, causando danos à pele, como queimaduras, cicatrizes ou hiperpigmentação.
Outro método muito utilizado para remover tatuagem em casa é a salabrasão ou, simplesmente, abrasão da pele utilizando sal. Utilizando apenas três ingredientes – água, instrumento abrasivo e sal – o pigmento da tatuagem é removido da pele pelo processo de lixamento e esfoliação da área tatuada.
Bem, vou ser direta e trazer a resposta desde já: a remoção à laser pode sim afetar a pele, mas não há nenhum estudo que comprove maior risco de desenvolvimento de um câncer. Para “apagar” uma tatuagem, o dermatologista lança mão de um laser de luz intensa que quebra as partículas de tinta depositadas abaixo da pele.
De posse dessas informações, o profissional irá definir o número inicial de sessões necessárias de laser para remover a tatuagem que, em média, são entre 6 e 8, com intervalo aproximado de 45 a 60 dias entre elas para cicatrização total da pele.
A maioria dos pacientes diz que o procedimento é semelhante a fazer uma tatuagem, embora alguns digam que dói menos… e alguns dizem que dói mais. A sensação comum é descrita como suportável, porém desconfortável e “semelhante a um elástico de escritório estalando contra a pele“.
O ácido tricloroacético (ATA) é uma substância extremamente ágil, que proporciona a descamação de diferentes camadas da pele. Assim, as camadas que são removidas pelo ácido encontram o local da tatuagem e destroem seus pigmentos, resultando no desaparecimento gradativo do desenho.
O método mais rápido e eficaz para remover tatuagem é o laser, mas o tempo para isso vai depender de uma série de fatores, como tamanho do desenho, pigmento que foi depositado na pele, se é nova ou mais antiga, profissional ou não e principalmente a cor da tinta.
Mito! O tratamento de remoção de tatuagem recém feita pode até trazer resultados melhores, visto que a tinta ainda não penetrou totalmente na pele. Porém, é necessário esperar a cicatrização completa da tatuagem – o que leva geralmente cerca de 45 dias – para iniciar um processo de remoção.
As cores mais fáceis são as mais escuras, como preta, verde e azul, pois respondem melhor ao laser e aos demais tratamentos, enquanto os pigmentos laranja, branco, amarelo, vermelho e as tintas fluorescentes são mais difíceis. O laser é o método mais seguro e eficaz para remoção de tatuagem.
Afinal, quanto custa a remoção de tatuagem a laser? O valor médio de uma sessão cuja duração é de 30min é de R$300,00. Mas esse não é um preço fixo. Cada clínica irá precificar o procedimento de acordo com vários fatores.
As tatuagens feitas com tinta preta são removidas com mais facilidade. Para elas, normalmente eram realizadas diversas sessões para a remoção completa, podendo chegar a 12 ou 15.
Após o tratamento com laser, sua pele poderá apresentar uma descoloração branca e a área ao redor da tatuagem poderá ficar avermelhada e um pouco inchada. Isto é normal e desaparecerá lentamente com o passar de algumas horas.
“É impossível remover a #tatuagem por completo.” Mito! É possível, mas o resultado depende de diversos fatores como idade da tatuagem, técnica e tipo de tinta utilizada. “É mais difícil remover tatuagens coloridas.” Verdade! O laser possui mais afinidade pelos pigmentos escuros.
O SUS ou plano de saúde cobre a remoção de tatuagens? Não, a Sistema Único de Saúde não cobre o tratamento de remoção de tatuagem por ser considerada uma operação meramente estética. Da mesma forma, os planos de saúde também não cobrem a remoção de tatuagens.