O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
O 10w40 é principalmente semi-sintético e é adequado para uso em motores a gasolina e diesel. Não é recomendado para uso em veículos equipados com filtros de partículas devido ao seu teor de enxofre e fósforo. Pode ser usado em motores catalíticos. É recomendável não percorrer mais de 10.000 km com este óleo.
INDICAÇÃO. Indicado para veículos que solicitem o grau de viscosidade SAE 5W-40, como os fabricados pela Volkswagen, Audi, BMW, Mercedes Benz, Citroen, Kia, Renault, Subaru, Suzuki e Ssangyoung.
Indicado para veículos Volkswagen Total Flex e veículos Volkswagen importados que utilizam as especificações VW 508 88 e VW 509 99 (Conforme manual do proprietário). O óleo lubrificante Maxi Performance 5W40 Sintético foi formulado para proporcionar o máximo desempenho e proteção ao seu motor Volkswagen.
Tempo de lubrificação do motor frio óleo 5W30 x 10W40 x 15w40
Quantos km pode rodar com o óleo 5W40?
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
O que realmente significa 5w40? O "W" significa "Winter" (inverno em inglês), o número anterior indica a viscosidade (ou espessura) do óleo a baixas temperaturas (daí o W), e o número seguinte indica viscosidade a temperaturas mais altas (150oC em média), quando o motor está realmente em execução.
Estabilidade em Altas Temperaturas: O óleo 5W-40 é um pouco mais viscoso em altas temperaturas do que o 5W30, proporcionando uma camada de proteção mais espessa em condições de calor extremo.
Quanto menor o número, melhor ele fluirá. Assim, um 5W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-30 nas temperaturas de partida. Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor.
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
Sua aplicação indicada para carros Chevrolet (gm), Peugeot, Citron, Renault, Fiat, Toyota, Nissan e Volkswagen. A Comp Autopeças recomenda atenção com esse item fundamental para o bom funcionamento do carro.
Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento. A viscosidade do óleo ideal para seu veículo está no manual do veículo.
Do ponto de vista do comportamento em frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor no arranque a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 5W-30 irá comportar-se melhor em frio que um lubrificante com SAE 10W-40.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Qual o óleo ideal para motor com alta quilometragem?
Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.
A viscosidade varia em função da temperatura, ou seja, quanto mais frio o óleo fica mais grosso e quanto mais quente o óleo fica mais fino, fluido. Em 10W40, 10 é a viscosidade do óleo frio e 40 é a viscosidade do óleo quente (100 °C). Nesse caso, 5W40 é um óleo mais grosso do que o 10W40, mais pesado.
Ai vem a dúvida, posso utilizar o óleo Elf 5w40 no lugar do Elf 10w40 recomendado pelo manual? a resposta é sim! você pode! Seu veículo terá uma melhora na lubrificação do motor nas partidas a frio, quando o motor está frio..
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
Carros mais antigos, com motores menos exigentes, podem não precisar da proteção adicional oferecida pelo 5W40. Nesse caso, o 5W30 pode ser uma opção viável.
No caso do óleo mineral, a troca deve ser feita a cada 5 mil quilômetros, já o óleo sintético tem uma vida útil mais longa, podendo ser trocado a cada 10 mil.