Qual o melhor produto para limpar discos de vinil?
Detergente neutro é indicado inclusive para lavar lentes de óculos, algo também delicado como o LP, e funciona perfeitamente. O detergente é desengordurante e solúvel em água. Se deixar o disco sob a água da torneira, o produto sai completamente, sem deixar resquícios.
Tem como limpar disco de vinil riscado? Misture álcool isopropílico, água destilada e uma gota de detergente, coloque em um spray e pulverize no disco. Espere 30 segundos para o spray aderir aos sulcos e limpe com um pano de microfibra.
Molhe bem os discos (sim, você pode molhá-los assim como o selo) Com o disco molhado, coloque uma pequena quantidade de detergente no meio e espalhe com movimentos leves para conseguir tirar a sujeira aos poucos. Continue esse processo por cerca de dois minutos. Enxágue para sair todo o detergente e a sujeira.
Podes utilizar água e detergente neutro, com um pano de microfibras, de forma a eliminar toda a sujidade que pode ser prejudicial para o vinil. Se não queres arriscar, podes sempre utilizar um kit de limpeza que inclua um spray e escova indicados, que vão deixar o gira-discos e o vinil sujidade free!
Embora não haja uma maneira infalível de consertar arranhões em discos de vinil, você pode tentar usar cola de madeira para remover a poeira e suavizar a superfície do disco.
Planeta do Vinil #1 - Maneira simples de limpar discos de vinil
Pode limpar disco de vinil com álcool?
Para limpá-la, use um pincel macio. Embora o álcool elimine boa parte das impurezas nos objetos, quando usado em um vinil, ele remove a camada protetora dos sulcos e a base do disco, então, mantenha esse produto longe do seu LP. Se o álcool está proibido, imagina os produtos de limpeza?
Sempre segure o disco com um dedo no centro e outros na borda. Comece com um pano seco, macio e que não solte fiapos. Alguns exemplos são panos de microfibra e aqueles para a limpeza de óculos. Sem fazer pressão, passe o pano do centro para a borda do disco.
Para fazer uma limpeza mais profunda, basta utilizar sabão neutro. Em um balde, misture água com um pouco de detergente neutro, molhe bem o pano e torça-o para ficar apenas úmido. Em seguida, com a ajuda de um rodo, limpe todo o piso. Por fim, enxágue utilizando um pano umedecido apenas em água.
A capa do disco de vinil deve secar em ambiente com ventilação natural; Após a secagem, se restar algum resíduo na capa, é possível retirá-lo com um pano ou pincel; Para lavar o disco e tirar a lama, basta colocá-lo em água corrente, com jato fraco, preferencialmente na torneira.
Uma das maneiras mais fáceis de limpar arquivos desnecessários é usar a Limpeza de Disco. Para abrir a Limpeza de Disco, clique no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa, digite Limpeza de Disco e, na lista de resultados, escolha Limpeza de Disco. Se solicitado, escolha a unidade que você quer limpar e selecione OK.
Para tirar isso nada melhor que água e um detergente suave, no meu caso o sabonete, mas pode ser usado detergente, sabão de coco, shampoo, et. Evite usar sabão muito forte (barra, sabão em pó) devido ao alto teor de cáusticos, que podem prejudicar o "verniz".
A oleosidade da pele pode deteriorar o vinil ao longo do tempo. É recomendável que você os segure apenas com as mãos limpas, e que evite tocar nas bordas ou no selo no meio. Um toque ocasional na superfície não prejudicará a qualidade, mas o disco deve ser limpo para preservá-lo o máximo possível.
Sim, um disco de vinil, quando bem conservado, pode durar até 500 anos. Os motivos para fazerem tanto sucesso vão desde a nostalgia, a qualidade sonora – que é mais alta que a digital – até a arte das capas – que são muito mais legais e ampliadas que no CD (e que na mídia digital nem chegam a ter graça).
É um revestimento vinil que renova, hidrata e perfuma toda superfície aplicada. Desenvolvido com ativos recondicionadores, devolve ao VINIL o aspecto original. Sua formulação é equilibrada o que evita o ressecamento causado pelo sol e outras intempéries do tempo.
Água e detergente removem sujeiras mais difíceis sem arranhar o vinil. O uso de água e detergente de cozinha neutro é o mais indicado em casos de sujeiras mais densas ou de desenvolvimento de mofo em vinis – neste caso, é crucial o uso de luvas e máscara para evitar quadros alérgicos.
Outro método que você pode utilizar, este para maiores ondulações, é colocar o seu disco entre dois vidros e leva-lo ao forno por alguns minutos, apenas o tempo necessário para receber o calor para amolecer o vinil (não deixe muito que ele derrete!). Logo em seguida retirá-lo e deixar esfriar ente os vidros.
Lava-se com detergente neutro de louças e água fria. Em uma bacia plástica se mistura água e detergente, misturando bem para que o produto dissolva, e se coloca o LP por alguns minutos. Depois, usando as mãos bem lavadas, esfregue levemente o disco no sentido horário, do exterior para o meio.
Você pode eliminar riscos passando pasta de dente no CD. E é a internet, sempre ela, que ensina. Pegue a pasta e jogue-a na superfície de leitura do CD ou DVD, em quantidade um pouco maior que você usaria para escovar os dentes.
Agora, a técnica mais simples e prática de todas: detergente neutro de lavar louça e água fria. Em uma bacia plástica, coloque os dois componentes e mexa bem. Na sequência, molhe o LP com a mistura (com cuidado para que o rótulo não molhe) por alguns minutos.
Apenas água e detergente neutro são suficientes para limpar o piso vinílico. Caso não abra mão de um cheirinho pela casa, use um odorizador de ambiente depois da faxina. Para ter um brilho extra, a cera acrílica é uma boa opção.
DVDs e CDs – A pasta é boa para tirar arranhões superficiais e manchas dos DVDs e CDs. Aplique uma fina camada de creme dental e esfregue suavemente. Depois lave bem e passe um pano macio de algodão. Aqui deve-se ter bastante cuidado, pois deve ser uma camada bem fina de pasta.