Alguns suplementos naturais podem ajudar a aliviar os zumbidos, principalmente aqueles que contêm substâncias como GABA, gingko biloba, L-teanina, zinco, selênio, melatonina e vitaminas B3, B6 e B12, favorecendo o bem-estar auditivo, melhora do sono e promoção do relaxamento.
A suplementação de zinco a esses pacientes resultaria em melhora do zumbido em até 25% dos casos, podendo ocorrer também uma melhora de 20% nos níveis auditivos para tons puros nesses pacientes. O zinco é um elemento essencial na manutenção da ligação Na-K-ATPase e sua deficiência pode alterar a fisiologia da bomba.
Os fármacos mais usados nesse tratamento são vitamina b12, melatonina e zinco; esse elemento exerce papel fundamental na cóclea e na via auditiva e sua reposição pode beneficiar os pacientes com zumbido, em especial os com deficiência do zinco [7].
Qual o melhor remédio para tirar o zumbido do ouvido?
Vasodilatadores, que atuam dilatando os vasos do ouvido, como Betaistina ou Cinarizina, por exemplo, podem ser úteis em algumas situações, como vertigem ou espasmo dos vasos sanguíneos cerebrais. Anti-histamínicos, que possuem efeito sobre os zumbidos devido à sua ação vasodilatadora e anticolinérgica.
Algumas vitaminas como, por exemplo, B12 e B1, assim como outros oligoelementos, como Zinco e Magnésio, são fundamentais para uma atividade adequada do cérebro. Mas no que isso impacta em nossas vidas? A deficiência dessas substâncias pode estar diretamente associada ao Zumbido!
Alimentos como o abacaxi, o alho e o mirtilo podem reduzir e aliviar a sensação de zumbido, enquanto que o álcool, o café e o sal comprovadamente aumentam a sensação e desconforto causado pelo tinnitus.
O que devo tomar para acabar com zumbido no ouvido?
Tratamento: A forte ligação entre zumbido e perda auditiva facilita bastante o tratamento. Nesses casos, para a maioria dos pacientes, o uso de aparelho amplificador é suficiente para acabar com os dois problemas. Quando o problema não decorre de perda auditiva, tenta-se identificar a causa.
Relaxamento muscular progressivo - enquanto está sentado, concentre-se nos músculos de uma área do corpo - como o pé direito. Inspire e aperte apenas os músculos em que você está se concentrando por 8 segundos. Solte-os repentinamente relaxando.
Aparelhos auditivos, terapia sonora, mudanças na dieta, sono de qualidade, atividade física regular e apoio psicológico e psiquiátrico são exemplos de tratamento para o zumbido no ouvido.
“Vários estudos recentes mostram que a ingestão adequada de vitaminas e minerais, como zinco, magnésio de ferro, selênio e vitaminas do complexo B12 ajudam a proteger a audição”, cita a professora Titular do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Denise Utsch.
Assim, de acordo com esses dados, pode ser demonstrado que o tratamento com extrato de Ginkgo biloba EGb 761 foi eficaz independentemente da duração do zumbido dos pacientes.
O otociriax é uma associação entre corticoide e antibiótico tópicos e é utilizado no tratamento da otite externa, uma infecção na parte mais externa do "ouvido" que vai da orelha até a membrana timpânica.
Melatonina: a melatonina também não se mostrou eficaz para zumbidos em estudos controlados. Vitaminas: nenhum tipo de vitamina, incluindo a niacina (vitamina B3), se mostrou eficaz para zumbidos em estudos controlados.
O que fazer: deve-se descansar o máximo possível e realizar o tratamento indicado pelo otorrinolaringologista que deve incluir remédios como betaistina, por exemplo, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido e diminuir o zumbido.
respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.
O que significa o zumbido no ouvido no mundo espiritual?
Na maior parte das vezes, é uma forma da espiritualidade fazer contato e enviar algum tipo de mensagem, funciona como um aviso. Se esse for o seu caso, saiba que há uma grande chance de estar passando por um momento de evolução espiritual e desenvolvimento de mediunidade.
Qual o melhor remédio caseiro para zumbido no ouvido?
É recomendado alterar hábitos da dieta, já que alguns alimentos atuam como gatilhos para o zumbido. Sendo assim, deve-se evitar o consumo de café, chá preto, álcool, refrigerante tipo cola, doces, chocolate, edulcorantes artificiais (como o aspartato), sal, gorduras saturadas e trans, leite e derivados e frituras.
O exercício faz maravilhas para a circulação do sangue no ouvido interno. A cóclea, se beneficia significativamente do aumento do fluxo sanguíneo. A cóclea é um componente vital do seu sistema auditivo, pois converte as vibrações sonoras em impulsos nervosos.
Além dos fatores citados, desvios na coluna, doenças metabólicas (como o diabetes), alterações cardiovasculares, disfunções musculoesqueléticas da cabeça e pescoço (como Disfunção Temporomandibular) costumam estar relacionadas com o surgimento ou a piora do zumbido no ouvido.
Evite ansiedade e/ou estresse, pois pode agravar o zumbido. Procure aplicativos e equipamentos que podem ajudar na hora de dormir para tornar mais fácil pegar no sono. Saiba que o zumbido pode ser controlado mesmo que não tenha cura.
Estudos revelam que o zumbido crônico geralmente se apresenta em conjunto com sintomas de ansiedade e costuma ficar ainda pior após uma situação estressante. Os barulhos do zumbido podem variar, sendo mais comuns o chiado, o alarme tocando, o assobio, o som de ar escapando e até mesmo notas musicais.