Tecidos densos, como jeans, lona, lã ou fibras sintéticas, são mais protetores do que tecidos transparentes, finos ou de trama frouxa. Verifique a proteção solar de um tecido segurando-o contra a luz; se você conseguir ver através dele, a radiação UV pode facilmente penetrar no tecido e atingir sua pele.
O tecido Sun Cover, com protetor solar impregnado diretamente no fio, utilizado para confeccionar as roupas e acessórios, protegem 98% ou mais a pele da radiação solar.
Independentemente das cores e estilos escolhidos, as melhores opções de tecidos resistentes ao sol são o poliéster, algodão e linho, que conseguem filtrar mais os raios UV e bloquear em parte ou total a luz solar.
Outras opções alternativas de tecidos com proteção solar interessantes são os tecidos em acrílico (que não desbotam), couro náutico ou polipropileno com algodão. Nesses, é importante procurar pelas outras características de proteção, que você já conhece.
TECIDOS QUE PROTEGEM DO SOL: CONFIRA A MELHOR DICA E SE CUIDE! ☀️ | Lelinha Gentil
Qual o tecido mais fresco para o calor?
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.
Sempre que possível, opte por camisas de manga comprida e calças ou saias compridas. Atividade: independentemente do UPF, se sua roupa for esticada ou molhada, ela perderá parte de sua capacidade de proteção e ficará mais transparente, expondo sua pele a mais luz ultravioleta.
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
👕 Para saber qual camiseta UV comprar, é preciso prestar atenção em uma sigla: o FPU, fator de proteção ultravioleta. A indicação do FPU deve aparecer na etiqueta do produto e nas descrições dos sites das lojas que vendem o item.
Roupas de tecido ajustado oferecem a melhor proteção. Além disso, a agência dos EUA ressalta que uma camiseta molhada oferece muito menos proteção contra os raios UV do que uma seca. Vale ressaltar também que as cores mais escuras podem oferecer uma maior barreira ao sol do que as mais claras.
O tecido Acqua Linea é uma excelente escolha! Resistente ao sol e a chuva, ele dá mais resistência e durabilidade ao material, além de ter uma estética versátil.
Camisa normal de algodão protege menos de 30% da passagem dos Raios Ultravioletas, enquanto uma Camisa UV protege mais de 98% dos raios UVA e UVB. Além disso, o algodão se comparado com uma Camisa UV, em relação ao seu desempenho no Sol, é muito pior.
Os Tecidos térmicos são indicados para a prática esportiva no frio, escolhido por atletas, ajuda muito na performance e no resultado final pois realiza com facilidade a transpiração / evaporação do suor para fora, mantendo sua roupa seca, com a finalidade de manter você aquecido sem “gelar” o corpo.
Fibras naturais, como algodão, linho e seda, evitam a sensação de abafamento e o acúmulo de suor. Isso porque são leves e permitem que o fluxo de ar seque a umidade do corpo. Já peças sintéticas, como poliéster, acrílico e nylon, retêm a transpiração e podem deixar a roupa molhada.
As cortinas honeycomb, também conhecidas como cortinas de célula, possuem um design único que cria bolsas de ar, funcionando como um isolante térmico. Este tipo de cortina é eficaz no bloqueio de calor e também pode ajudar a reter o calor interior durante os meses mais frios.
Se deseja diminuir o calor que entra no ambiente, a tela solar é a solução ideal. Por fim, não se esqueça de escolher tecidos duráveis. A exposição constante ao sol pode desgastar tecidos mais delicados, então certifique-se de que o tecido da sua cortina será mais robusto e resistente.
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
Verdade. A cor preta absorve mais os raios solares, ou seja, reflete menos, por isto esquenta mais o veículo por transferência de calor para dentro da cabine.
Porém, o estudo revelou que a camisa verde-escura foi quem ganhou o trono de “maior absorvente de calor”. A razão disso é a presença de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, mas representa uma parte notável da energia radiante do Sol.
Tecidos densos, como jeans, lona, lã ou fibras sintéticas, são mais protetores do que tecidos transparentes, finos ou de trama frouxa. Verifique a proteção solar de um tecido segurando-o contra a luz; se você conseguir ver através dele, a radiação UV pode facilmente penetrar no tecido e atingir sua pele.