Assim, considera-se a terapia cognitivo-comportamental e análise do comportamento a melhor abordagem da psicologia para lidar com as pessoas que possuem a ansiedade como distúrbio.
Atualmente, a terapia cognitivo comportamental é a mais indicada para esses casos, pois conjuga experimentos práticos e o trabalho de mudança na forma de pensar do indivíduo”.
Segundo a médica, o tipo específico de terapia mais indicado nestes casos mais brandos de ansiedade é a terapia cognitivo-comportamental, método cujo objetivo é modificar padrões de pensamentos e comportamentos associados.
Mindfulness e meditação são fundamentais na abordagem holística para o manejo da ansiedade. Essas práticas milenares, que enfatizam a importância de estar plenamente presente no momento atual, oferecem uma poderosa ferramenta para aqueles que buscam alívio dos sintomas da ansiedade.
Terapia Cognitivo Comportamental: O MELHOR tratamento para a ANSIEDADE!
Qual abordagem é melhor para ansiedade?
Assim, considera-se a terapia cognitivo-comportamental e análise do comportamento a melhor abordagem da psicologia para lidar com as pessoas que possuem a ansiedade como distúrbio.
Em geral, quando a ansiedade é leve ou moderada, a psicoterapia é a primeira opção de tratamento, já que ela é capaz de promover mudanças de comportamento e pensamentos, reduzindo os sintomas da ansiedade e prevenindo o seu reaparecimento.
Pratique meditação, busque dormir bem e identifique os momentos em que você precisa uma pausa para cuidar de si. Há exercícios (como os de respiração, por exemplo) que auxiliam no controle de crises de ansiedade e no desenvolvimento de um foco no presente, no “aqui e agora”.
O acompanhamento psicológico mais indicado para estes casos é a Terapia Cognitiva Comportamental, que possibilita ao paciente uma melhorara significativa na qualidade de vida, trazendo inúmero benefícios, dentre eles: Diminuição dos Sintomas. Diminuição das Crises de Ansiedade.
Em casos menos graves, é possível aliviar o estresse com práticas de meditação e relaxamento
Meditação. Usada em diversas culturas, a meditação ajuda a lidar com as preocupações e as emoções, através do controle da respiração e da atenção plena ao momento presente. ...
O terapeuta tem formação em qualquer outra área e oferece tratamento ou presta cuidados a uma pessoa com sofrimento psíquico. Já psicologo tem formação especifica, pois curso graduação em curso de psicologia e portanto tem tal titulação (diploma).
O tratamento para ansiedade é feito com terapia cognitivo comportamental e/ou uso de remédios antidepressivos e/ou ansiolíticos indicados pelo psiquiatra, pois ajudam a aliviar os sintomas de ansiedade e a evitar crises.
Os pensamentos ansiosos geram a ansiedade porque eles funcionam como amplificadores das nossas preocupações podendo, até mesmo, nos levar ao limite. Enquanto esses pensamentos ansiosos permanecerem rondando a sua mente, irão torná-la mais caótica e confusa.
Quantas sessões de terapia são necessárias para ansiedade?
Para tratar a ansiedade o mais importante não é quanto tempo leva e sim se está realmente sendo efetivo em sua vida ou não... algumas diferenças você vai sentindo desde o início do acompanhamento! Isso varia de paciente para paciente. Depende de muitos fatores mas entre 12 à 24 sessões.
O teste DASS-21 foi desenvolvido para mensurar, definir e compreender os estados emocionais negativos da depressão, da ansiedade e do estresse. Eles são avaliados considerando a permanência e a severidade de suas ocorrências.
Os especialistas mais comuns envolvidos são os psicólogos, psiquiatras e, em alguns casos, os neurologistas, sendo que, muitas vezes, isso se torna um trabalho colaborativo entre essas áreas.
A Associação Americana de Psicologia (APA) ela preconiza também os tratamentos da TCC para alguns transtornos mentais, a TCC é considerada a primeira escolha para todos os transtornos de ansiedade, para depressão, para esquizofrenia, para uso abusivo de drogas, entre outros.
Qual é o gatilho que gera o transtorno de ansiedade?
Problemas Familiares: Conflitos familiares, problemas de saúde de um ente querido ou preocupações com a dinâmica familiar podem desencadear ansiedade. Questões Financeiras: Preocupações com dívidas, despesas inesperadas ou insegurança financeira são gatilhos comuns.
No momento da crise, o maior aliado é a respiração. Aos poucos, ela vai oxigenar a mente e fazê-la ficar menos agitada. Portanto, relaxe os músculos e inspire pelo nariz por 4 segundos. Em seguida, vá soltando o ar lentamente.
Para tratar a ansiedade, o profissional ideal a se procurar é o psiquiatra. Este é o médico especialista em transtornos mentais e pode diagnosticar a ansiedade, prescrever medicamentos como ansiolíticos ou antidepressivos. Mas, na maioria dos casos, o tratamento ideal é feito em conjunto com o psicólogo.
Um dos tratamentos mais comuns e eficientes é a TCC – terapia cognitivo-comportamental – técnica de abordagem psicológica que alia elementos de resposta emocional e comportamental, com foco na solução dos problemas que o paciente enfrenta no momento presente.
O problema é quando a preocupação é tão excessiva que causa prejuízo direto e por um período prolongado. Nesses casos, o mais indicado é buscar a ajuda de um médico psiquiatra, responsável por diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Hábitos saudáveis: as atividades físicas são de extrema importância para quem sofre de ansiedade, pois ajudam o corpo a liberar substâncias que promovem bem-estar, além de distrair a mente e melhorar o sono. Atividades ou jogos que exigem concentração também podem ter um um efeito de "treino mental" contra a ansiedade.