São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.
Vale dizer que o fato de possuir quase a totalidade da reserva de nióbio disponível não traz grandes rentabilidades para o governo brasileiro, pois ele é vendido com baixo custo quando comparado a outros metais, como o ouro, que é vendido por quase o dobro do valor de mercado do nióbio.
Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.
Na Brasil temos ricas reservas de nióbio, o correspondente a 98,2% de toda a quantidade no mundo. Muitas dessas reservas não foram exploradas, pois a demanda comercial do mineral ainda não é tão alta.
O Brasil se destaca como o principal produtor e detentor das reservas de nióbio (Nb), contribuindo com aproximadamente 90% da produção global e detendo 95% das reservas conhecidas.
Ocorrência. A extração industrial do ródio é complexa porque nos minérios é encontrado misturado com outros metais, tais como paládio, prata, platina e ouro. É encontrado em minérios de platina, e é obtido livre como metal inerte e branco de difícil fusão.
A redução da produção sul-africana se deve à queda no preço da platina, que levou a mineradora Impala Platinum Holdings a anunciar que vai reduzir sua extração do metal - e, por consequência, do ródio - no país em um terço até 2021. A comunicação contribuiu para a nova alta no preço do ródio.
Na natureza, o ródio pode ocorrer em várias formas minerais, como sulfetos, arsenetos e ligas. Comum minerais que podem conter ródio incluem sulfeto de ródio (Rh2S3), arsenieto de ródio (RhAs) e liga de ródio-platina (Rh-Pt).
Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros. Entre os mais famosos estão o ouro, a prata e a platina. Contudo, engana-se que um deles é o mais valioso.
No entanto, o preço também pode variar de acordo com o mercado e a procura. O ouro 24k é mais valioso por grama devido à sua pureza, enquanto o ouro 18k é menos valioso devido à sua menor concentração de ouro.
O ródio é utilizado nos catalisadores automotivos, auxiliando na transformação dos gases nocivos provenientes do motor em substância inofensivas. Entretanto, além do ródio os catalisadores automotivos possui outros metais preciosos, como: paládio, platina, ouro, entre outros.
No Brasil, a maior reserva dessas substâncias está na região de Seis Lagos, no noroeste do Amazonas. Minas Gerais e Goiás também concentram abundância desses materiais. Segundo o relatório do serviço geológico norte-americano, o país detém 2% das reservas mundiais de terras-raras.
Fique por dentro de quanto vale um Niobio no mercado de criptomoedas, além de ler notícias sobre a cotação e análises feitas por especialistas em criptoativos. Valor do Niobio hoje: 0,027609.
O nióbio possui, entretanto, concorrentes equivalentes como o vanádio, o tântalo e o titânio. FATO: O quase monopólio brasileiro da produção desperta a cobiça e a preocupação de outros países, pois ninguém gosta de depender de um único fornecedor.
Na última década outro metal, também considerado como “Metal precioso”, veio ganhando destaque na economia global. Esse metal é o Paládio, o seu nome deriva de Pallas, planetoide descoberto em 1802, um ano antes de se descobrir o elemento. O paládio foi descoberto pela primeira vez em Morro do Pilar, Minas Gerais.
O paládio, como lembrou o especialista, costuma ser extraído como um subproduto da platina na África do Sul e do níquel na Rússia, onde são encontrados os principais depósitos desse metal precioso. "O preço da platina tem se mantido estável, por isso não compensa aumentar sua extração para obter mais paládio.
“Ao imobilizar no papel, quando tem uma certa quantidade de paládio, ele muda de cor na região do visível, que a gente vê a olho nu, ou na abordagem da luz negra — medir a fluorescência resultante dessa ligação entre o paládio e esse composto orgânico sintetizado”.