Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
Socializar o saber sistematizado; Fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; Aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular);
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
A função social da escola, portanto, não se resume apenas à transmissão de conhecimentos, mas também à formação integral dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios e oportunidades que surgem ao longo de suas vidas.
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
Assim, o papel da escola é preparar o aluno nas mais diferentes áreas formativas. É no ambiente escolar que o aluno começa a socializar com outras pessoas e desenvolver habilidades fundamentais para toda a vida.
Isso porque é o papel social que indica quais os direitos e deveres que deve-se cumprir pelo fato de ocupar determinado status dentro da estrutura social. Essa posição assumida pode ser elevada, mediana ou baixa, já que a sociedade é organizada mediante a separação com base no viés aquisitivo das pessoas.
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
Nessa visão, o indivíduo aprende quais são as expectativas que determinadas posições sociais possuem dentro de seu contexto cultural e passa a agir de acordo, cumprindo o papel que lhe foi designado.
Dessa forma, vemos que o papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa certo status. Exemplificando de forma simples, podemos dizer que o médico deve salvar vidas, a mãe cuidar de seus filhos e o professor repassar conhecimento para os alunos.
A educação também desempenha um papel importante na diminuição da desigualdade social e na promoção da inclusão social, proporcionando oportunidades iguais de acesso ao conhecimento para todas as pessoas.
Na educação social, seriam sistematizadas as práticas pedagógicas que acontecem em diferentes espaços e ambientes e que não seguem a didática escolar, no sentido de apenas transmitir conteúdo.
O estudante deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construí-los, com a ajuda dos professores e dos colegas. Abre-se espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e a criação. Desse modo, o aluno é um aliado na busca pelo conhecimento, visto que a escola o motiva a criar o seu caminho de aprendizagem.
Qual o papel da escola para a transformação social?
É por meio da educação que aprendemos habilidades essenciais para as relações sociais, com a aquisição de conhecimentos para promover e desenvolver recursos para a saúde, a alimentação, a construção, a mobilidade, a urbanização, a confecção de materiais e produtos utilizados no dia a dia, ou seja, para a própria ...
Nas ciências sociais, papel social define o conjunto de normas, direitos, deveres e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo ou dentro de uma instituição.
Assim, o papel social vem caracterizar modelos de comportamento que, ultrapassando as diferenças e as adaptações individuais, orientam a ação dos sujeitos que ocupam uma determinada posição. Em cada grupo em que o indivíduo participa, ele desempenha um papel de acordo com o estatuto que lhe é atribuído.
Entendemos por prática social toda prática de interação (= relação) entre sujeitos sociais, em que uns acabam produzindo efeitos em outros, planejada e conscientemente, ou não.
É preciso rever o papel social da escola na nossa?
é preciso rever o papel social da escola na nossa sociedade e valorizá-la ou revalorizá-la enquanto espaço privilegiado da infância dos nossos tempos, espaço- tempo de ensino-aprendizagens e de manifestações lúdicas, tendo em vista a formação plena de uma infância que necessita ter garantido o direito de brincante como ...
Portanto, a socialização é a construção do ser social, feita em boa parte pela educação; é a percepção do ser humano de uma sucessão de normas e princípios, sejam morais, religiosos ou de comportamento, que indica a conduta do individuo num grupo.
O papel da escola na sociedade é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão.
Em nossa vida, seu papel é inquestionável, já que sua contribuição vai muito além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, formando cidadãos e contribuindo com a transformação do meio social para o bem comum. A escola impacta a vida dos alunos, dos familiares e da sociedade.
Uma das principais mudanças da reforma do Ensino Médio, o Projeto de Vida nas escolas ajuda estudantes a refletirem sobre sua condição atual e seu futuro. Mais flexibilidade e conexão com a realidade dos estudantes. Esta é a proposta do Novo Ensino Médio, que passou a vigorar oficialmente em 2022.