A NBR 15.575 estabelece diretrizes específicas para a altura mínima do pé-direito, considerando as necessidades humanas. Portanto, conforme as normativas, a altura mínima não pode ser inferior a 2,50 metros.
O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
O pé-direito baixo, como o próprio nome já diz, é o que apresenta uma altura mais diminuta. Logicamente, essa medida pode variar, mas ela é considerada pequena quando gira em torno de 2 metros e 30 centímetros.
Ou seja, é a altura entre o piso que você caminha e o teto/forro que você pode visualizar logo acima de você. Existe, desse modo, o pé direito apenas do cômodo em si, como de um prédio inteiro: contando o piso até o topo do mesmo.
Isso significa que, se um pé-direito tradicional tem como medida padrão 2,70m, o duplo tem em torno de 5,40m. É importante destacar que ele se diferencia do pé-direito alto. O duplo tem essa nomenclatura justamente por ser o dobro da medida padrão; já um pé-direito é considerado alto a partir de 3 metros.
A NBR 15.575 estabelece diretrizes específicas para a altura mínima do pé-direito, considerando as necessidades humanas. Portanto, conforme as normativas, a altura mínima não pode ser inferior a 2,50 metros.
Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m. Um pé direito com menos de 2,50 m não é indicado porque pode deixar o ambiente abafado e passar uma sensação de sufocamento.
Pé-direito é a altura entre o piso e o teto de um ambiente. Essa medida é fundamental na construção civil e arquitetura, pois influencia diretamente na sensação de espaço e conforto de um cômodo.
Com a ajuda de uma trena, comece a medir cada parede. Depois, anote no papel as medidas de cada uma delas. Nesse processo, também é preciso analisar as janelas e portas. Tudo isso, sem se esquecer de medir o pé direito, que, nada mais é, do que a metragem localizada entre o teto e o piso.
A proposta moderna do pé-direito alto proporciona elegância a cada ambiente, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Quando projetado com uma iluminação adequada, é possível aproveitar a beleza da luz natural, permitindo mais contato com a parte externa da casa.
Pé-direito é uma expressão da língua portuguesa muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a distância do pavimento ao teto.
Qual a altura padrão de pé-direito de apartamento?
O pé-direito padrão é o mais encontrado na maioria dos imóveis novos, especialmente nos apartamentos pequenos, nas kitnets e nas casas conjugadas. Ele possui entre 2,5 a 2,8 m de altura.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.
Paredes com pé-direito baixo possuem menos que 2,5 metros e não são recomendadas para quartos de uso contínuo, pois causam sensação de espaço fechado e confinamento, logo, são contraindicados para cômodos comuns em construções, como sala, cozinha, entre outros.
“Pé-Direito” é a altura entre o piso acabado e o teto de um ambiente – o padrão é que ele tenha 2,70m. O “duplo” acontece quando isso se estende para o pavimento superior, multiplicando por dois a medida.
Chamamos de pé direito, na arquitetura, a distância entre o piso e o teto do ambiente. A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m.
De maneira simplória, o pé-direito pode ser entendido como o espaço entre o teto e o chão medido por um ângulo reto. Lembre-se: essa medida deve ser calculada no interior e não no exterior da obra.
Qual a altura de pé direito duplo? A altura padrão do pé-direito varia de acordo com o Código de Obras e Edificações de cada cidade. Em São Paulo e Campinas, por exemplo, a medida padrão é de 2,50m para áreas sociais e 2,30m para banheiros.
Pé-direito é o nome usado na construção civil para medir a distância do pavimento até o teto. Em ambientes comuns, a altura do teto costuma ter medidas padrões, mas, em um ambiente diferenciado, é possível encontrar modalidades como pé-direito duplo, triplo, alto, entre outros.
Pé-direito consiste na distância piso à piso ou teto à teto em um local construído. Há também o pé-direito útil, que tem a ver com a altura livre entre o piso e o teto (em estruturas com vigamentos na circulação ou até mesmo instalações elétricas e hidráulicas, o mesmo é medido do piso até a interferência).
Com o passar do tempo, passou-se a chamar de 'pé-direito' o espaço do teto ao chão, que por sua vez dependia do tamanho do apoio de madeira que sustentava a construção”, afirma o arquiteto Carlos Lemos, da Universidade de São Paulo (USP) e autor do Dicionário da Arquitetura Brasileira.
O termo "pé-direito" é utilizado para se referir à altura do piso ao teto de um ambiente. Em engenharia civil, arquitetura e construção, o pé-direito é uma medida importante para determinar a qualidade e conforto de um espaço, pois influencia na circulação de ar, na iluminação e na sensação de amplitude do ambiente.