Como saber o momento de trocar os pneus do carro?
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.Quando sei que tenho que trocar os pneus?
Os sinais mais claros de que você precisa trocar os pneus do carro são facilmente observáveis. Se existe discrepância de desgaste, se os sulcos já não estão como deveriam ou, até mesmo, se existem bolhas, furos e cortes. Todos estes são fatores que influenciam fortemente na hora de tomar a decisão de trocar os pneus.Quando deve ser feita a troca de pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.Quanto tempo devo trocar os pneus?
Em média, segundo os fabricantes, o tempo máximo de utilização de um pneu é em torno de 4 a 5 anos, um período o qual pode render entre 40 a 70 mil quilômetros de rodagem.Como saber a hora de trocar os pneus do seu carro
Qual a vida útil de um pneu?
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.Como identificar se o pneu está gasto?
Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.Quando devo substituir os pneus?
Para facilitar a medição, os pneus têm o chamado Tread Wear Indicator (TWI), pequenos ressaltos nos sulcos que apresentam exatamente essa medida. Quando a borracha chegar a este nível, está na hora certa de trocar os pneus do carro.Qual a validade de um pneu para rodar?
Em primeiro lugar, é preciso saber que a validade do pneu, mesmo novo e sem utilização, é de cinco anos. Após esse prazo, aproximadamente, ele deve ser substituído. O limite da vida útil do pneu se dá devido ao desgaste natural da borracha.Pode trocar os 4 pneus?
Idealmente, substituir os quatro pneus simultaneamente é a melhor escolha para garantir a estabilidade, a segurança e o desempenho do veículo. É importante sempre optar por trocar os pneus em pares ou então, fazendo a substituição total dos quatro pneus, mas nunca de apenas uma peça.Qual o limite de desgaste do pneu?
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.Como saber a durabilidade do pneu?
Olhe na lateral do pneu e você encontrará a palavra Treadwear. Ao lado dela, vai ter um número — ele varia de acordo com o modelo e a marca e indica a velocidade com que um pneu se desgasta. O marcador Treadwear é obtido por meio de teste realizado em condições controladas.Quando saber se o pneu está careca?
Ou seja, é hora de você investir em pneus novos. Uma dica valiosa para confirmar se um pneu pode ser considerado careca custa R$ 1,00. Ou melhor, uma moeda de R$ 1,00. Se você posicionar a moeda entre os sulcos e a parte dourada não ficar visível, isso significa que o pneu ainda está em bom estado para uso.Como ver o desgaste do pneu?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Precisa fazer alinhamento quando troca pneu?
1) Balanceamento e alinhamento são essenciaisQuando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades. Também é importante verificar o alinhamento antes e depois da troca do pneu. Se você sair da loja e o carro estiver puxando para algum dos lados em reta, em pista plana, volte e peça a verificação.
Onde ver a validade do pneu?
Resumo da Ópera: O famoso DOT do pneu. Os quatro últimos números do código sempre apontam a data em que o pneu foi fabricado: os dois primeiros dígitos são a semana e os dois últimos dígitos, o ano.Como saber se o pneu está vencido?
As fabricantes recomendam realizar inspeções anuais após o pneu completar cinco anos de vida, seja em uso ou armazenado. Para saber a data de fabricação do pneu, é necessário procurar os quatro últimos dígitos do DOT (Departament of Transportation), localizado na lateral do pneu.Qual o tempo de vida útil de um pneu?
Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.É perigoso rodar com pneu vencido?
O que as regras de trânsito estabelecem é a penalização por rodar com pneus em mau estado de conservação, como exemplares 'carecas' , com banda de rodagem muito desgastada, que apresenta risco à segurança. A multa para pneus em mau estado é de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).Como saber se o pneu está na hora de trocar?
Bolhas, ressecamento e rachaduras são indicativos de que o pneu pode estar vencido, aponta Cleyton Kamogawa. “Por isso, no momento da compra do veículo ou dos pneus, é importante observar estes sinais e conferir a data de fabricação (DOT), localizada na lateral do pneu, que traz a semana e o ano em que foi produzido.Quando coloca 2 pneus novos na frente ou atrás?
Independentemente do tipo de tração do seu carro, os pneus novos devem sempre ir atrás.Porque colocar pneus novos na dianteira?
Par de pneus novosIsso porque as rodas dianteiras são direcionais, em caso de uma perda de aderência o motorista consegue corrigir a rota com a direção. Já as traseiras, em caso de perda de aderência, não há nada que o motorista possa fazer.