Qual o motivo da carta de Paulo para tessalonicenses?
Impressionado com a fidelidade dos tessalonicenses em face da perseguição, Paulo escreveu para encorajar os cristãos daquela comunidade, para que eles continuassem a crescer em santidade.
Qual era o objetivo da carta de Paulo aos Tessalonicenses?
Paulo expressa grande apreciação aos santos de Tessalônica. Ele relembra os leitores de seu afetuoso ministério entre eles e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a crescerem em amor uns para com os outros e para com todas as pessoas.
Qual o motivo da alegria de Paulo ao escrever aos Tessalonicenses?
Paulo fala da grande alegria ao saber que os cristãos de Tessalônica mantinham a fé e prosperavam nas obras de Deus. Resumo: Paulo envia Timóteo e recebe boas notícias. Aproximando-se do final da carta, Paulo fala sobre a importância de viver para Deus para se viver bem.
1 Tessalonicenses 1–3 Paulo expressa profunda gratidão aos santos de Tessalônica. Ele os lembra da bondade com que lhes ministrou e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a ter mais amor uns aos outros e a todas as pessoas.
Viver uma vida em santidade, na certeza de que Cristo virá nos buscar. Essa provavelmente é a mensagem central trazida pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses. Há pelo menos uma referência, em cada capítulo da primeira carta, sobre a volta de Jesus.
1 Tessalonicenses 1:4-10 - O Êxito do Evangelho em Tessalônica - Pr Jorge Max
O que nos ensina tessalonicenses?
Em resumo, o devocional baseado em 1 Tessalonicenses 5:16-18 nos ensina a importância de cultivar a alegria, a oração e a gratidão como um estilo de vida. Ao aplicarmos essas três ações práticas em nossa vida, estaremos vivendo de acordo com a vontade de Deus e experimentando a plenitude da vida em Cristo Jesus.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23). A permanência de Paulo e seus companheiros em Tessalônica foi curta devido a perseguição dos judeus (At 17.1-10).
Quem colaborou com Paulo na escrita da carta aos Tessalonicenses?
Trecho da 1ª Epístola aos Tessalonicenses no Papiro 30. Foi a primeira carta que o apóstolo Paulo (com o apoio de Silas e Timóteo) redigiu aos cristãos da cidade de Tessalônica, na época pertencente a província da Macedônia no Império Romano.
Quem é o apóstolo Paulo enviou para cuidar dos tessalonicenses?
Paulo enviou Timóteo para ministrar aos novos membros da Igreja de Tessalônica. Essa epístola de Paulo incentivou os santos tessalonicenses a viverem uma vida digna e lembrarem-se de que o Salvador voltaria para julgar todos os homens.
Essas cartas tratam fundamentalmente da Parusia, ou segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos. O Apóstolo diz que desconhece o tempo dos acontecimentos porque não foram revelados por Cristo e poe ênfase na vigilância e na importância do trabalho.
As cartas de Paulo precisam legitimar a vida cristã e alcançar dentro de cada um a sede de se viver uma vida de santidade, uma vida de crescimento espiritual e uma vida de fé constante.
Paulo afirma que sua vocação, ou a experiência que fez com Cristo, foi um dom recebido gratuitamente de Deus, foi uma ação benevolente de Deus-Pai, que decidiu livremente revelar a ele que Jesus é o Messias e é seu Filho.
Qual o objetivo da carta de Paulo aos Tessalonicenses?
Ao receber dele a notícia de que a comunidade de Tessalônica continuava fervorosa e ativa, ele escreve esta carta para comunicar a sua alegria e estimular a perseverança da comunidade. Nesta carta, Paulo também procura responder a algumas questões que preocupam a comunidade de Tessalônica.
No arrebatamento, Cristo voltará para o Seu povo. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, enquanto aqueles que estiverem vivos ainda irão seguir de perto. Todos os crentes se reunirão com Jesus no ar para iniciar uma eternidade passada com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:16-18).
1 Ora, suplicamo-vos, irmãos, com respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, 2 que não vos movais facilmente da vossa mente, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por carta, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
Sejam alegres, em qualquer situação; orem o tempo todo; deem graças a Deus, não importa o que aconteça. É como Deus quer que vocês, que pertencem a Cristo Jesus, vivam neste mundo. Não apaguem o Espírito nem reprimam os que afirmam ter recebido uma palavra da parte do Senhor. Mas também não sejam ingênuos.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
O Contexto Histórico: Tessalônica na Época de Paulo No século I, Tessalônica era uma cidade próspera e cosmopolita, um importante centro comercial na rota entre Roma e o Oriente. Com uma população diversificada, a cidade era um caldeirão de culturas e crenças religiosas, tornando-a um campo missionário desafiador.
Reza a lenda que o Apóstolo Paulo visitou a cidade e foi um dos fundadores da primeira igreja cristã de Tessalônica. Paulo escreveu duas cartas (epístolas) dedicadas à cidade.
As informações históricas atestam, entre a população grega da cidade, a presença de vários povos: egípcios, trácios (povo indo-europeu), ítalos (da antiga Itália), sírios, judeus, entre outros. O destaque entre eles eram os comerciantes italianos que viajavam atrás das oportunidades comerciais no Império Romano.
Ser grato a Deus é viver a dificuldade, mas enxergar além da dificuldade. Ser grato a Deus é olhar para além do problema que eu estou enfrentando e saber a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. O nosso Deus vai trabalhar com propósito e não através das circunstâncias.