A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.
Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição.
Casamento. A aliança de casamento é, tradicionalmente, colocada no dedo anelar da mão esquerda. O material mais utilizado para as alianças é o ouro amarelo, pois a cor dourada simboliza nobreza, prosperidade e a luz, ou seja, desejos para o início de uma nova vida juntos.
As alianças de casamento são as que vão acompanhar o casal por toda a vida. Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas na mão esquerda. A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento.
Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.
EM QUAL DEDO E MÃO USAR ALIANÇA, ANEL DE COMPROMISSO ( MÃO DIREITA OU ESQUERDA / DEDO ANELAR )
Porque usamos aliança no dedo anelar esquerdo?
Uma das teorias começou de uma antiga crença romana de que pelo dedo anelar passava uma veia que o ligava diretamente ao coração e que por um ímã teria o poder de atrair o coração humano que é o símbolo do amor.
Qual o significado de usar aliança na mão direita?
Diferente de um anel de noivado ou uma aliança, o anel usado na mão direita pode significar que a mulher comprou para si mesma, e não quer que seja confundido com um anel de compromisso, por exemplo.
Já o noivo, geralmente, nada usa durante o noivado, ainda que alguns optem pela aliança no anelar direito. O uso da aliança pela noiva também é facultativo, e geralmente fica no anelar direito durante o noivado. No dia do casamento, as alianças do noivo e da noiva vão para o anelar esquerdo.
Então, segundo essas regras, a melhor forma de usar a aliança de namoro é no dedo anelar da mão direita. Isso porque ela não é a mesma mão em que se usa a aliança de casamento. Dessa forma, não há confusão na hora de diferenciar o anel de casamento e o de namoro.
Tradicionalmente, usar anel no mindinho direito indica a graduação, assim como o dedo indicador. Porém, no mindinho esquerdo, o anel pode indicar que a pessoa é viúva ou divorciada, mas dizem também que servia para indicar desinteresse em casamento, por causa da Era Vitoriana.
Nas tradições é sugerido que no dedo anelar sejam colocadas as alianças de namoro, noivado e casamento, pois segundo os romanos, existe uma veia ligada diretamente ao coração, chamada por eles de Vena Amoris, ou “veia do amor”.
A tradição de usar três alianças de namoro é uma bela maneira de celebrar as diferentes fases de um relacionamento. Cada anel carrega um significado especial, marcando os momentos importantes e fortalecendo o compromisso entre o casal.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
A erupção no dedo do anel de casamento é normalmente causada por uma alergia ao níquel, um dos componentes da própria peça, ou por uma irritação do acúmulo de sabão e ou resíduos de sujeira sob o anel. Muitas vezes, a reação cutânea pode ocorrer após alguns anos mesmo você que já usou o anel e não apresentou problemas.
O Vaticano deu sequência à tradição do uso da aliança na mão esquerda, prática que já era popular entre os romanos. Para a Igreja Católica, a mão esquerda é considerada a “mão do casamento” e, no século IX, a aliança passou a ser considerada um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
No Brasil, é comum usar a aliança de casamento na mão esquerda ou somente o anel de noivado para as noivas, enquanto a aliança de namoro e noivado no pode ser usada na mão direita, mas isso depende do casal, o importante é não deixar de usar aliança.
O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado.
O anel de noivado, no momento que é dado para a noiva, deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda. O noivo permanece sem usar nada durante o noivado. No dia do casamento, o anel pode ser usado junto com a aliança, que também será colocada na mão esquerda.
Se após o pedido, a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel, a tradição diz que já deve ser colocado na mão esquerda.
Qual a diferença entre aliança de namoro, noivado e casamento?
As alianças de compromisso ou namoro são tradicionalmente de prata, pois trata-se de uma joia considerada transitória, sendo trocada posteriormente pelas alianças de noivado e casamento, que são tradicionalmente em ouro.
Na atualidade, é comum ver casais utilizarem os anéis na mão esquerda, principalmente quando começam a morar juntos. É um meio de simbolizar a relação que possuem. A tendência é que a troca para um par de ouro ocorra em alguns meses.
Anéis masculinos pretos e o luto: representa a morte da verdadeira pessoa amada; a perda do amor verdadeiro. Anéis masculinos pretos e a superação: para algumas pessoas, a vida é feita de desafios e lutas constantes, e o anel masculino preto simboliza a determinação em vencê-los.
Usar as duas alianças permite que você crie um estilo personalizado e único. Você pode combinar diferentes modelos, pedras ou estilos para expressar sua individualidade e gosto pessoal. Usar as duas alianças juntas pode adicionar volume ao seu conjunto de joias.