Qual o motivo do conflito entre Belize e Guatemala?
A disputa territorial entre a Guatemala e Belize é uma disputa entre os dois países devido à reivindicação da Guatemala sobre cerca de 11030 km2 do território de Belize, bem como centenas de ilhas e ilhotas. A disputa começou em 1859, após a assinatura do Acordo anglo-guatemalteco de 1859.
Quais são os motivos do conflito Belize e Guatemala?
A Guatemala disputa o sul de Belize, área que se compreende entre o rio Sibun e o rio Sarstoon, há mais de 160 anos. A origem do conflito, que corresponde a metade da área de Belize, remete para o período em que Espanha deu permissão aos britânicos para extrair madeira da região.
Após o refortalecimento nos anos 1970, liderados pelos trabalhadores da indústria açucareira, então em expansão, eles voltaram a se desestruturar entre 1980 e 1981. Em meio a essa conturbada conjuntura, em 21 de setembro de 1981, Belize conquistou a independência política.
As religiões maioritárias são a católica, com 58%, e a protestante, com 34%. A língua oficial é o inglês, embora se fale também o castelhano. A partir de 1964, o Belize passou a ter um Governo autónomo. Em 1981 a Grã-Bretanha concedeu a independência ao território.
Belize. Uma teoria afirma que o nome do país tem origem no rio Belize, que fica neste território. E Belize seria uma palavra derivada do idioma maia, "balis", que significa "lamacento" ou "úmido".
Com cerca de 400 quilômetros de litoral, o turismo é sua principal atividade econômica. Belize é o único país de colonização inglesa no istmo centro- americano, e ficou conhecido, no período colonial, como "Honduras Britânica".
A disputa territorial entre a Guatemala e Belize é uma disputa entre os dois países devido à reivindicação da Guatemala sobre cerca de 11030 km2 do território de Belize, bem como centenas de ilhas e ilhotas. A disputa começou em 1859, após a assinatura do Acordo anglo-guatemalteco de 1859.
A História da América Central está intimamente ligada à colonização da Espanha, do século XVI até ao início do século XIX, e as intervenções armadas dos Estados Unidos durante o século XX (as chamadas Guerras das Bananas) que somado aos governos oligárquicos desses países, contribuem em grande parte para a pobreza da ...
Como nome pátrio correspondente a Belize, o Dicionário Houaiss e o Aulete Digital registam belizenho, quer como substantivo, quer como adjectivo. O Dicionário Houaiss acolhe também a forma belizense.
Belize é mais caro que a maioria dos países da América Central, mas quem está com o orçamento apertado pode se locomover usando a rede barata e confiável de ônibus públicos do país.
Fica na América Central, entre a Guatemala e o México. Faz fronteira com a Península de Yucatán (aquela onde está Cancún, lembram?) e só por aí já dá para imaginar o mar maravilhoso que banha Belize e as 200 ilhas (!!)
Mas, enquanto a Espanha se ocupava com a guerra da independência na América Central, o assentamento britânico foi se ampliando. Até que, em 1821, quando a região deixou de pertencer à Espanha, a colônia britânica já ocupava o território que hoje forma Belize.
Belize é a nação mais escassamente povoada na América Central, onde um terço da população é constituída por pessoas com menos de catorze anos de idade. Pouco mais da metade vive em áreas rurais e cerca de um quinto vive em Belize City, o principal porto, centro comercial, e antiga capital.
A infraestrutura política da ilha oferece um ambiente estável e seguro para investimentos, tornando-a um destino atraente para investidores estrangeiros. Além disso, Belize também oferece entrada sem visto de 30 dias para cidadãos de muitos países, incluindo Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
Belize é uma democracia parlamentar e membro da Commonwealth. O monarca britânico é o chefe de estado que é representado no país por um governador geral que deve ser belizenho. O principal órgão executivo do governo é o gabinete, que é liderado por um premier que é chefe de governo.
Do idioma à comida, a cultura crioula (ou "Kriol") sempre deixa você querendo mais. Essa cultura se originou no final do século XVII, quando colonos britânicos e escravos africanos deram origem a esta nova população crioula, que continua sendo uma das culturas mais tradicionais de Belize.
“Belize é uma das mais diversas destinações na Terra. Em um pequeno território você pode observar a segunda maior barreira de corais do mundo, o Blue Hole, cerca de 450 ilhas marítimas, praias brancas em todo o lugar.
Há muitas razões pelas quais as pessoas de todo o mundo são atraídas para Belize. Viver neste paraíso tropical é desejável pelo cenário e clima incríveis, pela vibrante cultura local, e pela acessibilidade da vida cotidiana.