Em ordem decrescente, começa pelas 4 manilhas: Zap, Copeta, Espadilha e Pica-fumo. As demais cartas também em ordem decrescente: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4. As manilhas são definidas como sendo uma carta acima de acordo com a "vira".
O valor das cartas é o que se segue (do maior para o menor): três – dois – A – K – J – Q – sete – seis – cinco – quatro (de todos os naipes). Manilha é a carta de maior valor de cada rodada; A dupla que atingir 12 pontos vence.
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
a) O valor das cartas será por ordem decrescente: quatro de paus, sete de copas, ás de espada, sete de ouro, três, dois, ás, rei, valete, dama, sete, seis, cinco, quatro.
Rei. O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.
O objetivo principal do truco é conquistar 12 tentos, e a dupla que conquistar essa pontuação primeiro vence o jogo. O jogo é comumente composto por 4 pessoas, uma dupla contra a outra. Para cada integrante do jogo é distribuído 3 cartas, cada rodada tem três turnos e quem tiver mais vitórias ganha um tento.
NÚMERO DE JOGADORES: Pode-se jogar o Truco de Amostra com 2, 4, 6, 8, 10, e até 12 jogadores, já que dá 3 cartas por pessoa, ainda sobram duas no último caso. Dependendo do número de jogadores, a partida se desenrola da seguinte maneira: - 2 jogadores “partida de Mano” - Em 18 tentos virando em 9.
Para as manilhas do Truco Paulista existe uma ordem de força específica envolvendo os naipes, seguindo esta sequência: Paus > Copas > Espadas > Ouro. Existem alguns apelidos às cartas da manilha que foram aderidos ao longo do tempo e são bem comuns hoje em dia. Assim, Paus pode ser chamado de Zap.
3.1 O sorteio para saber quem iniciará dando as cartas será feito através da escolha por parte de cada jogador de uma carta do baralho, com o valor das cartas seguindo a ordem do truco: paus, copa, espada e ouro, a partir do três.
Manilhas são as cartas com maior valor no Truco. No Truco Mineiro, as manilhas são fixas. O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.
Após as manilhas, a ordem segue o ranking natural das cartas: K, J, Q, 7 (exceto os que são manilhas), 6, 5 e 4 (exceto o 4 de paus, que é a manilha mais alta). Entenda que conhecer as cartas mais fortes do truco é apenas o começo.
É jogada com o baralho francês de 52 cartas, removendo-se as cartas 8, 9 e 10 do baralho, como forma de obter as 40 cartas necessárias para jogar, conjunto conhecido como Baralho Espanhol. Em cada mão são distribuídas três cartas para cada jogador.
Trucar somente verbalmente, não é permitido sinais, (ex. Mostrar 3 dedos, apontar para o adversário, balançar a cabeça, etc.) A ação só será validada se for usada as palavras, conforme ação do momento (TRUCO, 6 ou MEIO PAU, 9 e 12). Não será permitido o uso de artimanhas, como turco, suco, ou Jorge, etc...
Um pedido de truco ou retruco aceito só vale para a mão atual. Ao finalizá-la, a próxima mão começa valendo sempre 1 ponto (exceto na mão de onze) e qualquer uma das duplas pode pedir o primeiro truco da nova mão. Mão de Onze Quando uma dupla chega a onze pontos, ela está com a mão de onze.
Todos os jogadores retiram do baralho uma carta. A maior (do truco) é a vencedora. OBS: No caso de saírem dois reis, por exemplo, como sendo as maiores, prevalece neste caso a diferença dos naipes na seguinte ordem decrescente: PAUS, COPAS, ESPADAS E OUROS.
As cartas de baralho tradicional são numeradas de 2 a 10. O restante é figurado em ás (A, que equivale a um), valete (J, correspondente ao número 11), dama (Q, vale 12), rei (K, vale 13) e o coringa, ou joker, que garante benefícios a quem fica com ela.
No poker, há quatro naipes: copas, espadas, ouros e paus. A maioria das variações do jogo trata todos os naipes igualmente, o que significa que nenhum naipe é mais forte do que o outro.