A prova é composta pelas mesmas matérias do concurso EEAR, com acréscimo de uma redação. Porém o nível de dificuldade da prova da AFA é consideravelmente superior ao da EEAR.
A preparação para ingressar na AFA exige dedicação, disciplina e, acima de tudo, resiliência. O processo, desde a inscrição até a aprovação, é desafiador e requer um alto nível de comprometimento e preparo físico e mental.
Nesta fase, um dos que mais reprova os candidatos é o EXAME DE VISTA. Mas a CIRURGIA REFRATIVA A LASER pode ajudar o portador de ASTIGMATISMO (+ 0,75 grau) e de MIOPIA (qualquer grau) a não ser considerado “NÃO APTO”.
Qual é mais difícil AFA ou EsPCEx? “Provas como EsPCEx se encontram em um nível abaixo da AFA, Efomm e Escola Naval. E, dentre essas três, a AFA é a mais fácil, a Efomm é a de dificuldade mediana e, a Naval, a prova mais difícil”, classificou.
O concurso AFA, de âmbito nacional, ocorre anualmente e oferta vagas de nível médio para cursos de nível superior da fase de Formação do Ensino Aeronáutico como os cursos de formação de Oficiais Intendentes (CFOINT), Oficiais Aviadores (CFOAV) e Oficiais da Infantaria (CFOINF).
A faixa salarial estimada do cargo de Cadete na empresa Força Aérea Brasileira é de R$ 1 mil a R$ 1 mil por mês. Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Cadete na empresa Força Aérea Brasileira é de R$ 1 mil por mês.
O vestibular do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), o mais difícil do país, terminou ontem. Este ano o exame teve um índice geral de abstenção de 15%.
O Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica (CFOAV/CFOINT/CFOINF) é de nível superior e dura quatro anos, em regime de internato. Ao concluir o curso, o estudante sai da instituição preparado para atuar em diversas atividades da Força Aérea.
Ao se formar na AFA, os Cadetes se tornam Aspirante a Oficial e seguem para a cidade de Natal (RN), onde passam um ano recebendo instruções no Programa de Especialização Operacional (PESOP) na aviação de combate escolhida ao final do quarto ano da academia: Caça; Asas Rotativas; Transporte; Patrulha ou Reconhecimento.
Primeiro você precisa entender que a formação de um piloto da FAB é feita na AFA – Academia da Força Aérea, e para ingressar nessa academia é necessário que você preste um concurso público. O concurso abre todos os anos para homens e mulheres com idade entre 17 e 22 anos que tenham concluído o ensino médio.
A prova é composta pelas mesmas matérias do concurso EEAR, com acréscimo de uma redação. Porém o nível de dificuldade da prova da AFA é consideravelmente superior ao da EEAR.
1. Este caderno contém 64 (sessenta e quatro) questões objetivas, das disciplinas LÍNGUA INGLESA, FÍSICA, LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA, além de uma folha de rascunho para a REDAÇÃO.
A Prova de Redação será constituída da elaboração de um texto manuscrito, cujo tema versará sobre assunto da atualidade e terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na Língua Portuguesa e será realizada junto às demais Provas Escritas previstas para o Exame.
Corrida. Geralmente os candidatos têm que correr 2400 metros, enquanto as candidatas, 2000 metros em 12 minutos. Esse tempo também varia de acordo com o edital de cada concurso.
O curso de infantaria é o único curso da AFA restrito ao sexo masculino. A formação confere diploma de bacharel em Ciências Militares com habilitação em Infantaria Aeronáutica (além de Administração) e capacita os infantes para desempenhar funções ligadas à segurança das unidades da Força Aérea em missões.
No entanto, apesar da EsPCEx ter mais questões e mais matérias cobradas, o nível de aprofundamento das questões e o nível da concorrência tornam o vestibular do ITA reconhecidamente mais díficil que o da EsPCEx. Em resumo, tanto o ITA quanto a EsPCEx são vestibulares bastante difíceis.
Na Academia, a rotina do aluno é meticulosamente equilibrado, integrando de forma harmoniosa as atividades no âmbito das quatro componentes de formação. O relógio do aluno não dispõe de momentos desocupados, há sempre algo a realizar! Ainda assim, os dias, aparentemente rotineiros, nunca são vividos de forma igual.
A faixa salarial anual estimada do cargo de Piloto na empresa Força Aérea Brasileira é de R$ 117 mil a R$ 165 mil. Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base anual médio do cargo de Piloto na empresa Força Aérea Brasileira é de R$ 124 mil.