As Correias Poly V e V são responsáveis pelo acionamento e funcionamento de diversos itens do motor, como bomba d'água, alternador, compressor de ar, ar-condicionado e direção hidráulica.
A correia trapezoidal executa seu trabalho por atrito entre as superfícies da correia-polia. A polia tem uma ranhura em forma de V onde a correia está alojada.
O preço da correia do alternador pode variar bastante de acordo com o modelo do veículo. Em sites de autopeças é possível encontrar peças que vão de R$ 14,50 para a Hyundai Tucson até mais de R$ 200,00 para o Ford Mustang.
Ela também é chamada de correia de distribuição e garante a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento dos pistões nos cilindros. Em outras palavras, ela protege a válvula dentro do cilindro. E essa função é importante, pois evita vários problemas com a segurança do automóvel e o funcionamento do motor.
TUDO SOBRE CORREIA de ACESSÓRIOS POLY-V do carro (ar condicionado, alternador e direção hidráulica)
Quais são as 3 correias do carro?
A maioria dos carros usa duas ou três correias. Elas ficam na frente ou na lateral do motor e movimentam o ar condicionado, a bomba d'água e a direção hidráulica.
O que acontece se a correia do alternador arrebentar?
O último é o responsável por converter essa energia mecânica em elétrica, indispensável para carregar a bateria e manter os dispositivos eletrônicos. A falta ou defeito dessa correia impede a geração de eletricidade, resultando no esgotamento da bateria e à parada dos sistemas dependentes dela.
A função dessa correia é colocar o alternador em atividade, pois ele é responsável por gerar a energia para a bateria do carro. Se ela arrebenta, a bateria deixa de ser carregada e, em pouco tempo, o veículo para de funcionar.
Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.
Como saber se a correia do alternador está com defeito?
No entanto, é crucial estar atento a sinais de desgaste na correia do alternador, como um freio fazendo barulho raspando, pois isso pode indicar a necessidade de manutenção imediata para evitar falhas nos componentes eletrônicos.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
A correia do alternador é uma peça crucial para o funcionamento adequado do veículo. A falta de manutenção pode causar problemas graves, como ressecamento da borracha e pequenos rasgos que, se não reparados, podem levar à quebra total da peça.
Uma correia que está muito frouxa em uma polia causará deslizamento, o que leva ao aumento de calor devido ao atrito. Esse calor danificará suas correias de borracha e fará com que elas rachem e quebrem.
O que acontece quando a correia do alternador está folgada?
Muito solto: 1:Resulta em um fenômeno de escorregamento e produz ruídos anormais. 2: Leva ao desgaste prematuro, afetando a vida útil da correia. 3: Faz com que o motor não carregue a bateria suficientemente, o que afeta a vida útil da bateria.
Existem quatro correias principais no carro. A correia dentada, a do alternador, a do ar condicionado e a da direção hidráulica. Cada uma tem uma função especifica e um sistema de funcionamento. Vamos explicar um pouco mais sobre cada um!
Assim, a quilometragem ideal para realizar a substituição da correia do alternador é de 20 mil km. Um ponto muito importante para se observar é em relação ao estado da correia que vai substituir a que está no local.
Como saber se a correia dentada está ruim? Aqui estão alguns sinais aos quais você deve se atentar: Ruídos: se você ouvir ruídos incomuns, como tique-taques ou estalos, provenientes do motor ou do sistema em que a correia dentada está instalada, pode ser um sinal de que a correia está desgastada ou mal tensionada.
Quantos km posso andar com a correia do alternador quebrada?
A distância que um veículo percorre com a correia do alternador quebrada depende da capacidade da bateria e do consumo de energia elétrica do veículo. Geralmente, os veículos modernos têm baterias com capacidade suficiente para funcionar por um curto período, talvez alguns quilômetros, sem a correia do alternador.
Quanto tempo a bateria aguenta sem a correia do alternador?
Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.
Nese caso o sistema dispensa qualquer tipo de manutenção preventiva e tem durabilidade igual à do motor. Poly-V. A correia de acessórios, conhecida como “poly-v” , custa cerca de R$ 50, fica destacada por fora do bloco e aciona periféricos como alternador e bomba da direção hidráulica.
Se houver o rompimento da correia, os pistões do motor se chocam diretamente e se desordenam, resultando em empenamento das peças, fazendo com que o motor pare de funcionar e, consequentemente, o veículo também. Os danos causados podem ser extensos, o que leva a “morte” do motor.
Como saber se a correia do alternador está frouxa?
Um cheiro de queimado vindo do capô do carro pode ser um sinal de que o alternador está superaquecendo ou que a correia do alternador está desgastada ou frouxa. Isso pode causar danos ao alternador e à bateria, além de representar um risco de incêndio.
Os dentes desgastados ou danificados da correia podem causar chiados, ou rangidos, especialmente durante a partida ou aceleração do veículo. Se você ouvir esses ruídos, é válido dar uma atenção especial e levar o carro até uma oficina mecânica especializada para fazer uma inspeção na peça.
Em alguns casos a “cantoria” da correia do alternador pode ser resolvida com parafina, simplesmente passando uma vela no componente. Mas em caso de persistência pode ser outro problema e necessita uma verificação mais minuciosa.