A bulimia nervosa, ou apenas bulimia, é um distúrbio alimentar grave, que pode causar muitos danos a saúde. A bulimia se caracteriza por episódio de consumo excessivo de alimentos seguida por um comportamento compensatório, em virtude da culpa e medo do ganho de peso, de indução de vômitos e/ou diarreia.
A vontade de vomitar depois de comer pode ser causada por problemas gastrointestinais, como pedras na vesícula, úlcera gástrica, gastrite, dispepsia funcional (má digestão), gastroparesia (esvaziamento lento do estômago) ou, embora raro, câncer de estômago.
Muitas vezes, a bulimia surge após dietas muito restritivas, bullying na infância e devido às pressões sociais e da família para manter um corpo magro. Essa doença ainda pode estar associada a condições como depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtornos de ansiedade.
Quem tem bulimia, disfarça o problema. Sabe que seu comportamento é absurdo, mas não tem controle sobre ele, come de forma compulsiva e depois provoca o vômito. É comum entre os bulímicos o hábito de esconder comida no quarto, para futuros episódios.
Qual o nome da doença que a pessoa come e depois vomita?
A bulimia nervosa, ou apenas bulimia, é um distúrbio alimentar grave, que pode causar muitos danos a saúde. A bulimia se caracteriza por episódio de consumo excessivo de alimentos seguida por um comportamento compensatório, em virtude da culpa e medo do ganho de peso, de indução de vômitos e/ou diarreia.
Náuseas, vômito, diarreia e um mal-estar geral são os principais sintomas de uma intoxicação alimentar, que acontece após a ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus, fungos ou toxinas.
A anorexia nervosa e a bulimia apresentam grande incidência entre os jovens. As mulheres são as mais acometidas por esses distúrbios, sendo a anorexia a de maior incidência no público de 12 a 17 anos e a bulimia se mostrando mais presente no início da vida adulta.
A bulimia nervosa pode ser do tipo purgativo, quando o paciente induz regularmente o vómito ou usa laxantes, diuréticos ou enemas, ou do tipo não purgativo, quando o paciente utiliza outros comportamentos compensatórios tal como jejum ou exercício físico excessivo.
Na anorexia, a perda é acentuada e costuma deixar a pessoa desnutrida a ponto de colocar a vida dela em risco. Quem sofre desse transtorno alimentar come pouco ou nada para conseguir emagrecer. Na bulimia o peso se mantém normal ou com sobrepeso, o indivíduo sofre de compulsão, ataca a comida e depois se arrepende.
Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.
Se você tem esses sintomas com frequência, procure um médico. Pode ser refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva, informa a gastroenterologista Arlene Pinto, médica do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
Beba líquidos devagar e faça-o entre refeições em vez de durante. Evite atividade física depois de comer. Não escove os dentes depois de comer. Ingira bebidas gaseificadas frescas e com gelo.
Mastigar bem os alimentos, ingerir líquidos sem gás às refeições e andar ou sentar-se por 2 horas após uma refeição - ao invés de se deitar - pode ajudar o esvaziamento gástrico. O médico também pode recomendar que se evite alimentos gordurosos e fibrosos.
Episódios de crise de ansiedade, estresse elevado e outros distúrbios psicológicos podem desencadear sintomas físicos, como náuseas e vômitos. A conexão entre mente e corpo é evidente nesses casos, onde o estado emocional influencia diretamente a saúde física.
Elas tomam medidas para evitar o ganho de peso. Normalmente, isso significa vômitos (expurgo). No entanto, também pode incluir excesso de exercícios físicos ou jejum. Os motivos para o desenvolvimento de bulimia nervosa diferirão de pessoa para pessoa.
As formas mais comuns de transtornos alimentares incluem Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Transtorno da Compulsão Alimentar e afetam tanto mulheres quanto homens. Transtornos alimentares podem se desenvolver durante qualquer fase da vida, mas geralmente aparecem durante a adolescência ou na idade adulta jovem.
Em relação à bulimia nervosa, a faixa etária de maior incidência está entre 17 e 23 anos em mulheres, observando-se início um pouco mais tardio para os homens (20 a 25 anos).
O termo bulimia tem uma história muito antiga; deriva do grego "bous" (boi) e "limos" (fome), designando assim um apetite tão grande que seria possível a um homem comer um boi, ou quase.
Alguns dramas de sua vida, como sua luta contra a bulimia e a depressão, sensibilizaram o público que a acompanhava. Além disso, ela era considerada uma pessoa carismática e muito dedicada às causas sociais.
Qual a principal diferença entre o comer compulsivo e a bulimia?
O sobrepeso ou a obesidade afetam pouquíssimas pessoas com anorexia nervosa. Ao contrário do transtorno da compulsão alimentar periódica, a pessoa com bulimia nervosa tenta compensar a ingestão excessiva de alimentos ao praticar a purgação ou por outros meios.
Algumas doenças gastrointestinais como gastrite (inflamação no revestimento estomacal), gastroenterite (infecção intestinal), refluxo gastroesofágico (condição em que o ácido do estômago e a bile voltam para o esôfago) e pancreatite (inflamação do ) são responsáveis pela ânsia de vômito, principalmente após as ...
Duas coisas podem estar acontecendo, ou uma combinação das duas. Primeiro, você pode estar com algum tipo de irritação no seu estômago ou no seu esôfago, como por exemplo uma gastrite, e por isso depois que você come você tem tem náusea, ou muita vontade de vomitar.
Algumas formas para parar de vomitar são repousar, evitar cheiros fortes, beber pequenos goles de água fria, respirar profundamente ou tomar chá de gengibre, por exemplo.