Considerado, por muitos, como melancólico e assustador. Insetívora e de hábito noturno, a Urutau é chamada por muitos de mãe da lua, pelo seu canto comprido e que se assemelha ao choro de criança. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”, que possui uma das vocalizações mais impressionantes da fauna brasileira.
Aqui no Parque das Aves você pode conhecer o urutau (Nyctibius griseus), no espaço Encantos da Noite. Essa ave é conhecida por diversos nomes, como mãe-da-lua e ave-fantasma 👻, e pode ser encontrada do norte ao sul do Brasil, inclusive em ambientes mais urbanizados.
ORNITOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes aves noturnas americanas, sobretudo do género Nyctibius, que se caracterizam pelas suas vocalizações melancólicas, sendo também conhecidas como bacurau, chora-lua, manda-lua, urutago, urutau, etc.
O urutau é uma ave de hábitos estritamente noturnos, principalmente nos dias de lua-cheia. Curiosamente, um dos nomes pelo qual a ave é conhecida é “mãe-da-lua”. O animal é carnívoro e se alimenta de insetos, mas com uma particularidade: só come enquanto voa. “Ele só come durante voo.
Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra.
A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.
Em forma de "hu-hu-hu", que se faz ouvir após o anoitecer, procura, a solidão mais espessa dos bosques, de onde faz desprender a sua voz cheia de lamentos. Para muitos, a sua voz é semelhante ao clamoroso lamento de uma mulher que termina com amortecidos "ais".
Além do Brasil, o urutau é encontrado desde a Costa Rica à Bolívia, e também na Argentina e no Uruguai. Engana-se quem pensa que só existe uma variedade da espécie. No Brasil ocorrem cinco, todas pertencentes ao gênero Nyctibiu, grupo restrito às regiões mais quentes do continente americano.
O canto triste do urutau é para muitos povos um agouro, ou presságio, um anúncio da morte de alguém próximo. Apesar de toda superstição, ou do seu canto lamentoso, o pássaro não ataca humanos, sua alimentação são insetos que captura durante o voo.
Urutau, nome desse pássaro que é um mestre da camuflagem. Uma ave que enxerga de olhos fechados, graças às pequenas fendas nas pálpebras. Com olhos mágicos, a Urutau (Nyctibius Griseus) é uma ave da ordem Nyctibiiformes, presente em quase todos as regiões do país. Ela possui um canto bastante característico.
SELENOFILIA: Pessoas sentem algo extremamente forte pela lua, e aos poucos admitem está obcecados, e por fim declaram o seu imenso amor por ela. Isso se chama SELENOFILIA que quer dizer amor e fascinação pela Lua.
O urutau é uma ave da ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Conhecido também como mãe-da-lua, urutau-comum, urutágua, urutágo, Kúa-kúa e Uruvati (nomes indígenas - Mato Grosso). O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”.
Uma das interpretações de seu canto diz que o som é semelhante a uma lamentação chorosa. Após anoitecer, é possível escutar o seu “hu-hu-hu", como se parafraseasse “foi, foi, foi”. Na crença popular, a ave é indício de mau presságio. Para o povo tupi-guarani, a presença de um urutau está associada à benção.
A presença da espécie em áreas urbanas é esperada principalmente nos meses de abril e setembro. É uma ave noturna, não é rara, mas é difícil de ver pois se camufla muito.
*A lenda do urutau (ou mãe-da-lua) tem origem entre os indígenas brasileiros. A ave de canto sombrio, que enxerga de olhos fechados e é capaz de passar horas sem se mover, mexe com a imaginação de muita gente e também com a curiosidade dos cientistas, que seguem estudando os hábitos da mãe-da-lua.
O que significa quando a mãe-da-lua está cantando?
Graças a elas a Mãe da Lua pode ter grandes olhos – necessários para enxergar à noite quando sai para caçar insetos – sem chamar a atenção durante o dia. Se algum dia você ouvir a Mãe da Lua cantar, não se assuste, apenas lembre-se de que é hora de colocar as crianças para dormir.
Presente em todo o Brasil, inclusive em áreas arborizadas dentro das cidades, essa espécie também é comum em bordas de florestas. Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite! Não é á toa que muitos chamam esse animal de “mãe-da-lua”.
Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória. Clique aqui e saiba mais detalhes do estudo: https://glo.bo/3p16hLA.
O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.
Em muitas culturas, a lua é associada à feminilidade e à maternidade, tornando o nome Lua uma escolha poética e encantadora para meninas. Quanto a apelidos comuns, pode-se mencionar "Lu" ou "Luazinha", que são formas carinhosas de se referir a alguém com o nome Lua.
Na antiga religião romana e mitologia, Luna é a encarnação divina da Lua (Latim, luna). Ela é muitas vezes apresentada como um complemento feminino do Sol (Sol), concebido como um deus. Luna também é por vezes representada como um aspecto de deusa romana tripla (diva triformis), juntamente com Proserpina e Hécate.