A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração. Ela pode ter diversas tonalidades e possui uma ótima resistência.
As restaurações podem ser de porcelana ou resina composta, que são materiais que se assemelham à cor dos dentes. Além disso, outros tipos também são utilizados, como amálgama, uma liga de estanho, cobre, prata, mercúrio e algumas vezes zinco.
Como é o nome do procedimento que coloca massinha no dente?
Uma restauração (ou obturação) é um procedimento que faz com que o dente afetado pela cárie ou trauma seja revigorado e volte à sua função normal. O dentista remove a estrutura afetada, aplicando uma massa, geralmente de resina, para preservar a função e melhorar a estética do sorriso.
Alguns dos mais comuns são a resina adesiva, inômero de vidro, ouro, porcelana e amálgama de prata. Cada uma possui vantagens e desvantagens, por isso, é ideal conhecer as suas especificidades.
Isso pode acontecer nos casos de traumas em que um dente quebra ou em lesões de cárie. Para substituir o material perdido do dente, o dentista faz a restauração e, para isso, usa a massinha para recuperar a forma e a função do dente.
O QUE É A MASSINHA QUE O DENTISTA USA NO SEU DENTE?
Quantos dias dura a massinha no dente?
Em geral, os curativos só podem ser usados por um determinado tempo. Por isso, o paciente precisa ter muito cuidado ao mastigar certos tipos de alimentos para evitar sua quebra". No máximo, esse material dura por 15 ou 30 dias.
A cera ortodôntica ou “massinha para aparelho”, como também é conhecida, pode evitar a maioria dos problemas de aftas e machucados nas bochechas e lábios, principalmente na fase inicial de adaptação ao aparelho fixo.
Sabe aquela massinha branca, ou amarelada que fica entre os seus dentes? Isso é o tártaro, uma placa bacteriana que não é nada agradável de se ver quando alguém sorri. 🙈🙊 Depois de formado, somente seu dentista poderá retirar o tártaro dos dentes. É um processo simples e rápido, que deixará seu sorriso lindo novamente.
Restauração de dente quebrado, quanto custa? O preço da restauração de dente pode variar de acordo com a necessidade do paciente, seu tipo e profissional escolhido. Contudo, em média o procedimento pode custar de R$ 100 (cem reais) a R$ 300 (trezentos reais) em cada dente.
Se você tem uma consulta marcada para eliminar uma cárie ou trocar uma restauração antiga, fique tranquilo: você poderá comer logo em seguida. Quando aplicamos a luz azul sobre a resina, ela se torna completamente endurecida e adquire alta resistência.
A resina composta dura apenas de três a 10 anos, com o risco de desgastar ou lascar com o passar dos anos. Além disso, diferente da porcelana, esse material pode manchar com algumas substâncias que contêm corantes, como alguns chás, cafés, tabaco, vinhos e etc.
Dessa maneira, os tratamentos poderão variar entre uma restauração com material específico, como a resina composta, até um tratamento endodôntico com pinos intra-radiculares e prótese. Entretanto, quando possui perda total do elemento dentário, a recomendação mais adequada é o implante dentário.
A correta escovação, uso de fio dental, e profilaxia, limpeza a cada 6 meses são aliados importantes para prevenir o aparecimento de cáries. Apesar de representar um estágio inicial de deterioração do dente, é importante que seja tratado de forma rápida para impedir sua evolução.
A expressão “macarrão al dente” vem do italiano e significa, nada mais nada menos, do que “ao ponto”. No Brasil, algumas pessoas também o chamam de “macarrão ao dente”. Mas que ponto é este afinal? O chamado de cozimento perfeito é quando a massa já não está crua, mas também não está macia demais.
Deve ser removido com brocas, mas muito cuidado, mesmo as brocas multilaminadas. Existem brocas específicas para remoção de resina sem agredir a estrutura dentária. Deve-se remover a maior parte com cuidado com brocas normais e quando estiver próximo ao esmalte utiliza- se a broca especifica.
A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração. Ela pode ter diversas tonalidades e possui uma ótima resistência.
Apesar disso, você não precisa se preocupar: se a sua obturação caiu, procure um dentista o mais rápido possível e repare a obturação. Dessa maneira você previne que grandes complicações se desenvolvam (como falhas e rachaduras, por exemplo).
Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.
Normalmente, o tártaro se forma a partir de uma placa bacteriana não tratada, devido à deposição de minerais da saliva, que levam a sua calcificação, sendo mais comum em pessoas que consomem muitos açúcares e não tem uma boa higiene oral.
A cera ortodôntica é um protetor de gengiva macio e inofensivo para crianças e adultos que usam aparelho, que pode ser usada em uma emergência para cobrir os bráquetes e fios protuberantes com uma superfície lisa.
Pode comer com a Cera Ortodôntica? Embora não existam muitos segredos no uso da cera ortodôntica, é recomendável retirar a massinha do aparelho antes das refeições para não acabar ingerindo a cera e antes de higienizar o aparelho. Depois, basta colocar outro pedaço de cera para manter a boca protegida.