Arquimedes de Siracusa (em grego: Ἀρχιμήδης; Siracusa, 287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego.
Há mais de 22 séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um método extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu as alavancas.
Arquimedes realizou muitos estudos sobre alavancas e criou a teoria das alavancas. Ele percebeu que a força aplicada a uma das extremidades da alavanca, com o intuito de mover um objeto na outra extremidade, é inversamente proporcional à distância do ponto de apoio.
Arquimedes de Siracusa (em grego: Ἀρχιμήδης; Siracusa, 287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego.
O que é Arquimedes descobriu quando gritou Eureka?
pelas ruas da cidade, gritando “Eureka, Eureka!”, que em grego quer dizer “Descobri, descobri!”. O que ele descobriu foi o que hoje chamamos de “Princípio de Arquimedes” (que se baseia no empuxo ou impulsão).
, génio célebre da matemática e da física. Arquimedes nasceu e morreu em Siracusa, na Sicília, filho do astrónomo Fídias, de uma família respeitada pelo rei Hierão.
Na prática, isso significa que uma força aplicada a uma alavanca longa - o braço de esforço - é capaz de mover uma carga múltipla no braço de carga correspondente mais curto.
Foi dele a celebre frase "De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Entre as suas memoráveis invenções conta-se a roldana composta, o parafuso tubular para bombear água, as lentes convexas e um planetário. Desenhou catapultas, com as quais Siracusa defendeu-se dos romanos.
Em mecânica, ele descobriu o princípio da alavanca: “resistência vezes braço de resistência é igual a potência vezes braço da potência”; deu origem ao centro de gravidade e achou o centro de gravidade de muitas figuras sólidas e planas.
O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.
Detentor de um enorme conhecimento, destacou-se por inúmeras invenções, como a descoberta do número π (pi) que surge da relação entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro, e a formulação de um princípio batizado com o seu nome, O Princípio de Arquimedes.
Segundo a lenda, Arquimedes disse aos aos seus conterrâneos gregos "Dê-me uma alavanca que moverei o mundo". Considerado um dos maiores cientistas da Antiguidade, Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego.
Conta a lenda que Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso em um líquido sofre a ação de uma força, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força do líquido sobre o corpo chama-se empuxo.
Eureka é o passado em grego do verbo infinitivo heuriskéin, significando “Descobri!”. Virou interjeição graças à história de Arquimedes de Siracusa, desafiado pelo rei Hierão a comprovar sua suspeita: o seu ourives misturara prata ao ouro de sua coroa, para baratear os custos.
Porque Arquimedes gritou Eureka e explique como ele resolveu o problema do rei?
Foi na casa de banho que ocorreu a cena clássica, onde Arquimedes teve um insight do problema. Ele percebeu que a quantidade de água que transbordava, era igual em volume ao seu próprio corpo. Vendo isso, ele sai correndo em direção ao palácio, gritando pelado pelas ruas EUREKA! EUREKA!
Arquimedes estava no banho quando lhe ocorreu a solução para um problema que estava a resolver. Saiu a correr pelas ruas, nu, gritando "Eureka" (descobri) e ficava para a história o nascimento do princípio de Arquimedes. O AB Ciência recria, num experiência, este princípio com mais de dois mil anos.
Arquimedes estava sozinho em sua casa e refletia sobre uma figura de geometria, absorto. Subitamente, apareceu um soldado, que lhe ordenou que o seguisse. Ele não quis sair sem resolver o seu problema. O soldado, irritado, o matou com uma espada.