Usar uma pulseira de Quartzo Rosa com a intenção de honrar Oxum pode trazer benefícios como o fortalecimento dos relacionamentos afetivos, a atração de amor e harmonia, o estímulo à autoestima e a capacidade de perdoar e curar mágoas emocionais.
Ferramentas de Oxum, divindade do rio Oxum, Orixá do dengue, da formosura e do amor, segunda mulher de Xangô: Abebé (leque), Adê, Obé (espada), Ibá; braceletes e pulseiras de latão.
O Asalato, também chamado de Aslatua, Kass Kass, Kashaka, entre outros nomes, é um instrumento portátil e simples formado por duas pequenas cabaças cheias de sementes, pedrinhas ou contas, unidas com uma corda.
A divindade veste-se com sua cor preferida e consagrada que é o amarelo, mas dependendo da qualidade da Oxum, pode vestir-se de rosa, branco e azul claro.
Nanã: Ametista, que proporciona sabedoria, generosidade e ajuda em decisões. Yemanjá: Água-marinha, que proporciona felicidade, harmonia familiar e protege contra dores. Oxum: Citrino, que traz autoconfiança, ajuda no amor e protege contra doenças abdominais.
Na Nação Ijexá são cultuados Ogum Avagã, Ogum Onira e Ogum Adiolá. Este último é um guerreiro guardião que trabalha na beira da água a mando de Oxum, Iemanjá e Oxalá. Ogum Avagã tem seu assentamento junto a Bára e Oiá.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Colar Feito com miçangas na cor amarela, com detalhe em metal dourado, e detalhes em cascalho de cristais critrino, com fechamento em corrente courada.
Segundo ela, Oxum, por ser associada a água doce, é a senhora das águas da vida, já que a substância é essencial para a perpetuação dos seres vivos no planeta. “Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina].
Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Assim, uma amante driblou o desejo de poder e, como uma semente, entregou-se a Eros para viver uma nova forma de vida em que o amor é alimentado pela paixão. Essa é a história dos amantes Oxum e Xangô, que li no maravilhoso livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi.
Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro. Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais.
E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.