Levantador. O levantador é aquele jogador responsável por armar os ataques. Ou seja, ele “levanta” ou passa a bola para o jogador que irá atacar na sequência.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Além do toque e da manchete a defesa pode ser realizada com qualquer parte do corpo, inclusive os pés. No voleibol existe um jogador especialista em defesa, o líbero.
Central. O central costuma ser um dos atletas mais altos em um time de vôlei. Ele ataca pelo meio da rede e também é um dos principais encarregados do bloqueio. Além disso, o central é o principal responsável pelas chamadas bolas rápidas, que são lançadas pelo levantador com bastante velocidade e baixa altura.
O "manchetão" é uma atividade popular entre os times de vôlei, combinando treino, aquecimento e diversão. A competição consiste em trocar a bola apenas com manchetes, sem deixá-la cair. As seleções brasileiras masculina e feminina utilizam o manchetão, incluindo brincadeiras e provocações nas redes sociais.
O presente estudo demonstrou que o oposto participa de ações ofensivas rápidas ao aplicar preferencialmente o 2o. tempo de ataque (70%). Todavia, pontua mais no ataque rápido integrado no “side- out”, contrariamente à transição, onde desenvolve um ataque mais lento, sendo dominante o efeito de continuidade.
Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio. de segurança.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
Os sistemas táticos do voleibol são baseados nas posições do voleibol, que são as seguintes: A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque. A posição n.º 2 chama-se saída de rede. A posição n.º 3 chama-se meio de rede.
A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) anunciou nesta quinta-feira (5) a permanência de Bernardinho e José Roberto Guimarães como técnicos das seleções masculina e feminina para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028.
Os atacantes neste sistema de jogo são intitulados ponteiros, centrais e opostos. DEFESA – Ação que tem por objetivo impedir que o ataque da equipe adversária resulte em ponto.
A tentativa de uma equipe de obter um ponto fazendo com que a bola caia no chão da quadra adversária. Block (bloqueio): a combinação de vários jogadores que pulam frente ao spike (atacante) oponente e que tem contato direto com suas mãos na bola. Dig (defensa): consiste em passar a bola com um toque rápido.
Quando o saque é desferido pelo adversário ("side-out"); da eficácia da recepção do saque e do levantamento, - quando o saque é da própria equipe, o ataque (contra-ataque); do controle da bola pela defesa e/ou após um toque do bloqueio.
O ala ou extremo, tem uma função parecida com a do armador, que precisa "ler" todo o campo de jogo. A responsabilidade de fechar um contra-ataque é totalmente dele e do ala-armador. O ala também participa das disputas pelos rebotes, juntamente com o ala-pivô e o pivô.
Ataque: É o último contato do time com a bola antes de mandá-la para o campo adversário. Para fazê-lo, é recomendável que o jogar esteja o mais próximo possível da rede, dê um salto e projete seu corpo para frente, para que seu peso possa ser “transferido” para a bola.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
Quais os nomes das funções dos jogadores no voleibol?
Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.