O Anjo do Senhor é identificado explicitamente como Deus. É dito claramente que Ele é o Senhor (Gênesis 16:13; 22:12,15-18; 31:11-13; 48:15-16; Êxodo 14:19; 23:21; Juízes 6:11-23; 13:19-22; cf. Isaías 42:8).
Acontece que Lúcifer se rebelou contra Deus, desejando ser semelhante ao Criador (Is 14:13-14), sendo a primeira criatura na qual se originou o pensamento competitivo.
De acordo com a Bíblia, no segundo dia da criação, depois de já ter feito o dia e a noite, Deus criou o céu. Nesse mesmo dia, surgiram os anjos. Um deles, que impressionava por sua beleza, era Lúcifer. Não há consenso, mas a ideia mais aceita é a de que ele era um querubim.
Entre os anjos de Deus, recebe uma especial devoção o Arcanjo Miguel, príncipe da milícia celeste. Seu nome, em hebraico, Mi-ka-el, significa “quem como Deus?” É o grito de batalha desse arcanjo na sua luta e vitória contra Lúcifer e os anjos rebeldes.
Nos ensinamentos católicos, São Miguel tem quatro papéis principais. O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais.
Satanás, também chamado de adversário ou diabo, é o inimigo da retidão e daqueles que procuram seguir a Deus. Ele é filho espiritual de Deus e foi uma vez um anjo “que possuía autoridade na presença de Deus” ( D&C 76:25 ; ver também Isaías 14:12 ; D&C 76:26–27 ).
Metatron (do hebraico מטטרון) é um anjo serafim, na tradição judaica e cristianismo místico. Em algumas tradições cristãs é tido como "O Anjo Supremo", Porta-voz Divino, mediador de Deus com a humanidade.
Nome do arcanjo: Saquiel (segurança de Deus). Saquiel guarda o poder da invocação de Deus. É ele quem preenche o coração do ser humano com a fé e a confiança na graça Divina.
Arcanjo, do grego: arkhaggelos,(αρχή, principal, primeiro; άγγελος, mensageiro), latim eclesiáticos: archangelus, é o anjo principal ou anjo da mais alta ordem (a oitava) na hierarquia celeste.
Outra expressão relacionada, Anjo da Presença, aparece apenas uma vez (Isaías 63:9). O Novo Testamento usa o termo "anjo do Senhor" (ἄγγελος Κυρίου) várias vezes, uma vez (Lucas 1:11–19) identificado com Gabriel.
O Anjo do Senhor é uma figura que aparece algumas vezes no antigo testamento e nem sempre recebe a atenção devida. Diferente de outros anjos, Ele é apresentado em determinadas situações como o próprio Deus e em outras como sendo distinto de Deus Pai.
Azrael é o arcanjo da justiça islâmico. Ele também é o anjo da morte na tradição judaico-cristã. Azrael é a forma em português para o nome árabe Azra'il (em árabe: عزرائیل).
Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas.
Originalmente, Belzebu era cultuado pelos cananeus como um deus. O nome vem da mistura de outras duas divindades: Baal e Zebub, rivais que um dia lutaram e se amalgamaram em uma única criatura chamada de Baalzebub ou Belzebu. Segundo Heneine, é típico da quimbanda trazer elementos de diferentes tradições.
Naquela noite, o anjo do SENHOR foi ao acampamento assírio e matou 185 mil soldados assírios. Quando os sobreviventes acordaram na manhã seguinte, encontraram cadáveres por toda parte. Então Senaqueribe, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu para sua terra. Voltou para Nínive e ali ficou.
Alguns deles são poderosos arcanjos, classe mais alta na categoria dos anjos, e são inspirados nos personagens da Bíblia, como é o caso de Uriel, Ramiel e Azrael, o Anjo da Morte. Na quinta temporada, o público conhece o arcanjo Miguel (Michael, em inglês), o irmão gêmeo de Lucifer.
Este é o anjo mais poderoso de Deus. Há um nome que ecoa através das páginas da Bíblia, um nome que ressoa com poder e autoridade, Miguel, o único nomeado como arcanjo nas escrituras. Sua presença é um testemunho da supremacia. divina no reino celestial.
No Livro de Daniel o Arcanjo Miguel é mencionado como um dos “príncipes supremos” que veio em auxílio de um anjo que estava sendo impedido pelo “príncipe do reino da Pérsia”. Ele é descrito como o defensor de Israel.