O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2).
Qual o nome do aparelho que mede a direção do vento?
Apesar de o termo ser constantemente usado para indicar tanto a direção como a velocidade do vento, o nome apropriado para o aparelho que mede a direção é anemoscópio. Anemômetro em estilo cata-vento.
Os pluviômetros são equipamentos hidro meteorológico que tem por finalidade medir a quantidade de precipitação atmosférica, apresentando dados de altura pluviométrica para mensurar a quantidade de chuva precipitada na região.
Partindo do modelo mais simples, o pluviômetro manual é um funil capaz de captar água da chuva. A "boca" desse funil tem cerca de 500 cm² de área e essa parte superior geralmente fica a 1,5 metro do solo. Quando ocorrem chuvas, esse aparelho capta e armazena a água. A medição nestes casos é feita de 24 em 24 horas.
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro.
Uma condição ideal para a instalação de uma estação pluviométrica seria em uma área plana, em uma clareira rodeada com vegetação de altura uniforme onde o pluviômetro estaria naturalmente protegido do vento.
Chuva fraca: inferior a 2,5 mm/h (milímetros por hora) Chuva moderada: entre 2,5 mm/h e 10 mm/h. Chuva forte: entre 10 mm/h e 50 mm/h. Chuva violenta: acima de 50 mm/h.
O Pluviômetro (Pluvio = nuvem carregada de chuva + Metro = medida) é um instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva em milímetros dentro de um determinado período de tempo.
As birutas são desenvolvidas para fornecer a direção visual de vento de superfície e as informações de velocidade de vento aos pilotos, quando em voo ou no solo, nos aeroportos ou heliportos.
Birutas são um item de segurança obrigatório em muitas áreas da aviação e da indústria. Elas são projetadas para mostrar a direção do vento e dar uma indicação geral da velocidade do vento.
Psicrômetro – Mede a umidade relativa do ar – de modo indireto – em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido.
Em suma, o Medidor de Chuva Digital Sem Fio (Pluviômetro) - WH5360 é a escolha perfeita para quem busca uma ferramenta de monitoramento meteorológico eficiente, precisa e confiável.
O analista da CNN Fernando Nakagawa explicou, nesta segunda-feira (20), como a meteorologia determina o volume de chuva em uma determinada região. Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro.
O monitoramento participativo da ocorrência – ou não – de chuvas envolve: (i) formar redes locais de observação da chuva com pluviômetros artesanais (podem ser de garrafa PET), usados para medir o volume de chuva.
Se um meteorologista tiver 80% de certeza de que vai chover, mas só espera que a precipitação atingirá 50% de um lugar, como uma cidade, então a cidade terá 40% de chance de chuva.
Como fazer um pluviômetro caseiro com garrafa PET?
Uma garrafa de plástico PET, uma régua, fita adesiva e um estilete são os materiais necessários para fazer o “pluvipet”. Depois basta colocá-lo em um local aberto e esperar. A cada 24 horas, o pluviômetro precisa ser verificado para a coleta dos dados sobre a quantidade de água armazenada.
A leitura de um pluviômetro é feita pela verificação da quantidade de água coletada em sua superfície durante determinado período de tempo. Essa medição é feita em milímetros e pode ser registrada manualmente ou por meio de sensores automáticos.
1) Corte, aproximadamente, 10 centímetros da garrafa. 2)Preencha o fundo com as bolinhas de gude e água com corante. 3) Cole uma fita adesiva colorida, marcando o limite da água. 5) Encaixe a ponta da garrafa com o bico voltado para baixo.
Chuva moderada: quando a intensidade é igual ou superior a 2,5 mm/h mas inferior a 10 mm/h; Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).
Essa matemática fica mais fácil de ser compreendida quando é esclarecido que 1 milímetro de altura de água acumulado nessa caixa, com 1 metro quadrado de base, equivale a 1 litro.