Capelo. Capelo teve origem da palavra italiana (capello) e significa “chapéu”. Propriamente como o nome já diz, este é o famoso chapéu ou capelo que se encaixa na cabeça do formando. Representa o então título dado aos formandos.
Além de representar competência, o capelo também representa poder e simboliza o rito de passagem do formando. É normal que o capelo seja usado em cores diferentes de acordo com quem vai receber o grau e quem vai validar. A tradição é que os formandos usem o capelo na cor preta, enquanto os bacharéis usam a cor branca.
Ele representa o poder temporal, fazendo uma analogia com o símbolo da coroa real. Nas cerimônias de formatura, o capelo é usado por quem recebe e por quem outorga o grau.
O chapéu de formatura utilizado pelos formandos possui o nome de capelo. Esta palavra possui origem da palavra italiana capello, que significa chapéu. Ele se encaixa na cabeça, possui uma forma quadrada em seu topo e um cordão. O capelo representa o poder temporal, possuindo uma correlação e analogia com a coroa real.
Além do significado histórico, o capelo também é um símbolo de orgulho e realização pessoal. Usar o capelo é uma maneira de se conectar com uma longa tradição de acadêmicos que vieram antes, celebrando seu próprio sucesso e dedicação.
Como fazer um CAPELO (chapéu) de formatura infantil
Quem deve colocar o capelo no formando?
Outorga do Grau
Os formandos(as) são chamados nominalmente para receber a outorga de Grau conferida pelo(a) Reitor(a) ou pessoa por ele designada. Neste momento, o formando(a) deve cumprimentar a autoridade designada e posteriormente colocar o capelo (se optar pelo traje da beca).
O chapéu é visto como um condutor que exprime as ideias e os pensamentos que seu portador deseja manifestar. Segundo o dicionário dos signos, de Lexicon (1998, p. 54), o chapéu 'simboliza muitas vezes a cabeça ou os pensamentos; mudar de chapéu pode significar também mudar de ideia.
Você sabia que ao final da colação de grau, os formandos devem passar a corda do capelo do lado direito para o esquerdo? O ato serve para identificar que estão todos oficialmente formados e aí sim jogar os capelos para o alto!
Além da beca, os outros principais elementos do traje são o capelo, popularmente chamado de “chapéu de formatura”, o jabor, acessório branco usado na altura do peito, a capa ou pelerine, que fica sobre os ombros e, é claro, a faixa amarrada na cintura com a cor do curso.
➢ O capelo fica numa posição em que a ponta onde está a tira que cai do capelo fica do lado ESQUERDO. ➢ A faixa do Curso também se posiciona à ESQUERDA, em consonância com a tira do capelo. ➢ Na entrada, quando todos estão em fila, o Capelo será carregado na mão ESQUERDA na altura da cintura, próxima à faixa.
Como é chamado o chapéu de pele usado pelos judeus?
O shtreimel é sempre usado em cima de um quipá ou yarmulke. Há muita especulação em torno da origem do shtreimel. De acordo com a Encyclopædia Britannica, é de origem Tártara.
Se difere em preto para os formandos e branco para o Reitor da instituição. O capelo é de uso obrigatório, mas só deve ser posto na cabeça, assim que o formando receber o grau. O cordão deve estar sempre ao lado esquerdo acima do ombro.
A beca é o traje oficial para a colação de grau, portanto é um elemento indispensável. O visual é predominantemente preto e se diferencia de uma área de conhecimento para outra de acordo com a cor da faixa abdominal, uma tradição nas cerimônias de formatura que se manteve através das gerações.
A cor da faixa abdominal representa o curso no qual o formando está sendo laureado. Por fim, a capa, colocada nos ombros da beca, tem o seu interior forrado com a cor do curso do formando e a outra parte preta.
- Gestão Pública: Faixa: Azul Pedra: Lápis-lazuli - Processos Gegnciais: Faixa: Azul - Secretariado: Faixa: Azul - Segurança no Trabalho: Faixa: Vermelho - Sistema para Internet: Faixa: Azul - Tecnologia da Informação: Faixa: Azul *Cursos EAD que não estão na lista a faixa é azul escura.
A cor do cinto dos graduandos deverão seguir as áreas de conhecimento: azul (Ciências Exatas e da Terra, Ciências de Engenharia e Tecnologia.), vermelho (Ciências Humanas, Linguagem e Arte e Ciências Socialmente Aplicadas) e verde (Ciências da Saúde e Ciências Biológicas).