Alguns legumes podem também ser considerados frutos, o que os diferencia é que no termo popular “fruta”, são considerados aqueles com o sabor adocicado. São exemplos de legumes: abóbora, beterraba, pepino, berinjela, cenoura, batata, rabanete.
Daucus carota subsp. sativus (etmologia: do latim tardio carōta, do grego καρωτόν karōton, originalmente da raiz Indo-Europeia raiz ker- (chifre), devido a sua forma) popularmente conhecido como cenoura, é uma planta da família das apiáceas conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos.
O caule não é perceptível, situando-se no ponto de inserção das folhas. Estas tem limbo de contorno triangular, formado por folíolos finamente recortados, com pecíolo afilado e longo. A planta apresenta um tufo de folhas, em posição vertical, quando em pleno vigor vegetativo, de 30-60 cm de altura.
A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos. - Quanto à cebola e ao alho, esses são bulbos: estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas, chamadas catafilos, e caule.
As folhas das cenouras têm motivos de sobra para não irem parar no lixo. Isso porque essa parte verde é rica em fibras, além de ser também fonte de proteínas, ferro, magnésio, ferro, zinco, vitamina K, vitamina C e betacaroteno, que é um poderoso antioxidante.
A seleção de cores é possível por causa da capacidade genética de mudança da cenoura. De acordo com Carvalho, ela se assemelha, nesse aspecto, ao ser humano. Então, para obter a cor laranja, os agricultores tiveram que selecionar as cenouras amarelas de tons mais intensos e cruzá-las com outras semelhantes.
Abóbora. Para os nutricionistas, a abóbora é a melhor opção para substituir a cenoura, pois ambas são ricas em vitaminas do complexo B! Muito saborosa, a abóbora tem propriedades antioxidantes, e é fonte de nutrientes como cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Desse modo, o que conhecemos como cenouras baby carrots são, na verdade, baby cut-carrots, que, no Brasil,tiveram o nome consagrado como baby carrots ou minicenouras.
5. Cenoura. A cenoura (Daucus carota) é fonte de betacaroteno, que é antioxidante, e de vitamina A. Por isso, essa raiz comestível é considerada um dos alimentos mais benéficos para a saúde.
Há quem lhe chama pastinaca ou pastinaga. É muito parecida com a cenoura mas não deve ser confundida com ela (em tempos passados a cenoura era branca. No Afeganistão, de onde é natural, ainda é branca). O sabor, ainda que com alguns traços em comum, é bastante diferente.
O fruto é o ovário amadurecido da flor. O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário. Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas.
São exemplos de frutos: o abacate, o pepino, a uva, a laranja, a abóbora, o tomate, o maracujá, a uva, o limão, a berinjela, o pimentão, o kiwi e o pêssego.
A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça do grupo das raízes tuberosas da família Apiaceae, e considerada um dos vegetais mais consumidos no Brasil, sendo cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.
A cenoura laranja só surgiu no século 16 — antes, ela era branca ou roxa. O "antepassado" do milho era dez vezes menor do que uma espiga produzida hoje. A melancia "ancestral" tinha uma polpa amarela, e as primeiras versões vermelhas só apareceram por volta do ano 1300.
A cor alaranjada da cenoura está associada ao desligamento de três genes específicos, que resultam em altos níveis de alfa e betacaroteno, tornando-a uma excelente fonte desses compostos.
É melhor comer cenoura crua? Que cenoura é bom de qualquer jeito você já sabe, e do ponto de vista nutricional também. Ao consumi-la cozida, principalmente no vapor, há uma melhor absorção de betacaroteno. Já a cenoura crua possui uma melhor quantidade de vitamina C.
O β-caroteno é um carotenóide que atua como antioxidante devido às suas ligações duplas conjugadas, que são suscetíveis à oxidação sob ação de luz ou oxigênio (Figura 1). Carotenóides são pigmentos naturais presentes em várias frutas e vegetais, como por exemplo, cenoura, tomate, espinafre, laranja e pêssego.
Há cerca de 90 calorias em 1 xícara de folhas cruas. Portanto, elas podem fazer parte da dieta de quem pretende perder peso. Versáteis, podem ser usadas em diversas receitas. Além disso, sua abundância em fibras ajuda no controle do apetite.
Confira abaixo alguns tubérculos e seus benefícios, para uma dieta mais saudável: Mandioca: é rica em fibras e carboidratos, oferece grande quantidade de cálcio, vitamina C e fósforo.
A MAIOR PARTE DAS RAÍZES FICA EMBAIXO DA TERRA E PODE TER VÁRIOS FORMATOS E TAMANHOS. VOCÊ SABIA QUE NÓS COMEMOS ALGUMAS DELAS? EXEMPLOS: MANDIOCA, CENOURA E GENGIBRE.
É comum achar que a beterraba é uma raiz, como a cenoura e a mandioca, porém o órgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta. A beterraba é rica em açúcares. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado.