Qual a diferença de nefrologia e urologia?
Enquanto os nefrologistas focam na gestão clínica de doenças renais, os urologistas podem realizar cirurgias para tratar condições como câncer de próstata, cálculos renais, infecção do trato urinário, doenças da bexiga e incontinência urinária.Quando se deve procurar um nefrologista?
Existem algumas situações que podem indicar a necessidade de procurar um nefrologista, como: Alterações na urina, como mudanças na coloração ou aspecto dela. Pressão alta (Hipertensão) Inchaço (Edema) nas pernas, membros inferiores, ao redor dos olhos ou ao acordar com os olhos muito inchados.Como chama a médica que cuida dos rins?
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.Qual o exame para saber se tem problema nos rins?
Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.MEDICO ESPECIALISTA EM RINS NEFROLOGISTA
Qual tipo de exame detecta problema nos rins?
Resumindo, o exame de creatinina é usado como marcador de insuficiência renal, quanto maior seu valor, pior está o funcionamento dos rins.Quais são os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.Onde é a dor nos rins?
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.Quando a creatinina é preocupante?
Quando a creatinina alta é preocupante? A elevação da creatinina é sempre motivo de preocupação, pois, em geral, indica um comprometimento significativo da função renal, geralmente de pelo menos 40 a 50%.Qual médico que mexe com os rins?
Quando é necessária a cirurgia de pedra nos rins? Quando uma pessoa está com pedra nos rins ou cálculo renal, o urologista deve avaliar o caso de maneira individualizada, levando em consideração diversos fatores que ajudam a identificar o melhor tratamento a ser adotado em cada situação.Qual médico substitui nefrologista?
Como já destacamos acima, todas doenças do sistema urinário e reprodutor masculino são tratadas pelo médico urologista, não somente para prática clínica, mas também como forma de prevenção e outras funções.O que perguntar para o médico de rins?
Quando o paciente procura o nefrologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças no rim na família, como é a alimentação, profissão, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode pedir exames para ver se está tudo certo.Quando encaminhar para o nefrologista?
Condições clínicas que indicam a necessidade de encaminhamento para nefrologia: ITU recorrente (três ou mais infecções urinárias no período de um ano) mesmo com profilaxia adequada, após exclusão de causas anatômicas urológicas ou ginecológicas.Como é feito o exame de Nefrologia?
Na consulta, o diagnóstico base é feito através de exames laboratoriais da urina e do sangue, assim como de imagem, com ultrassonografia. A partir disso, independente de precisar de um tratamento longo ou não, o paciente terá um acompanhamento a longo prazo do médico, até o fim dos sintomas encontrados.Qual o valor de uma consulta com um nefrologista?
Quanto custa uma consulta com nefrologista? Em média, o valor da consulta fica entre R$ 100 e R$ 300.O que pode causar pedra no rim?
Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.Qual fruta abaixa a creatinina?
Alguns alimentos têm propriedades diuréticas que aumentam a produção de urina e eliminam resíduos do corpo, incluindo a creatinina. Alguns exemplos de alimentos diuréticos incluem melancia, abacaxi, aipo e pepino. Adicionar esses alimentos à dieta mantém os rins saudáveis e reduz os níveis de creatinina no corpo.O que é bom para baixar a creatinina?
A alimentação é uma aliada no tratamento. No entanto, apenas um nutricionista pode indicar a dieta mais adequada para cada paciente, de acordo com as suas características e o seu quadro clínico. De uma forma geral, recomenda-se evitar o consumo excessivo de proteína e potássio, além de refeições ricas em sódio.O que leva a creatinina ficar alta?
Por via de regra, a creatinina elevada significa funcionamento inadequado do rim. Isso pode acontecer de forma aguda, quando há uma elevação súbita em decorrência de algo que está prejudicando o funcionamento renal, como, por exemplo, desidratação, anti-inflamatórios, infecções graves e algumas doenças.Onde dói quando o rim está inflamado?
A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.Como saber se meus rins tá doendo?
A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas. “A cólica renal surge de repente, de forma aguda, melhora um pouco e logo volta. Já a dor lombar aparece esporadicamente e se apresenta como um peso, pontada ou queimação, que piora durante o movimento", explica o especialista.Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Quais são os principais sintomas de problemas nos rins?
- Sangue na urina;
- Urina espumosa;
- Inchaços – principalmente nos pés e tornozelos, podendo evoluir para as coxas;
- Desenvolvimento súbito de hipertensão;
- Anemia;
- Cansaço e apatia;
- Perda do apetite, náusea e vômitos;
- Excesso ou ausência de urina;
Como fica a pele de quem tem problema no rim?
Erupção cutânea, comichão e secura:Como são os rins que ajudam a remover os resíduos do sangue, quando este para de funcionar muito bem, esses resíduos acumulam-se e isso pode causar erupções cutâneas, coceiras intensas e securas na pele. Esses são pequenos sinais de danos no rim, portanto não ignore-os.